user_mobilelogo

É a notícia por que todos esperávamos, pelo que a M-Sport Ford orgulha-se de anunciar que Craig Breen e Paul Nagle vão liderar o ataque do M-Sport Ford World Rally Team no Campeonato do Mundo de Ralis FIA de 2022 e 2023. Este acordo plurianual permite recompensar as suas mais recentes e impressionantes performances com uma temporada completa no WRC ao volante do novo carro da M-Sport, o Ford Puma Hybrid Rally1.

Naquele que é o desenvolvimento mais emocionante da sua carreira de 31 anos do WRC, Breen irá beneficiar de todo o empenho e experiência da formação de Cumbria, pretendendo-se replicar os sucessos alcançados em 2017 e 2018, a última vez que teve lugar uma revisão tão radical aos regulamentos desportivos e técnicos.

Depois de ter experimentado o Puma Hybrid Rally1 num troço de terra, em Cumbria, há algumas semanas, Breen ficou mais do que impressionado e entusiasmado com a mais recente criação da equipa, encontrando-se agora totalmente focado em traduzir em resultados o sucesso que ele e a equipa sabem ser possível alcançar.

O ano de 2022 assistirá à chegada de regulamentos técnicos completamente novos, com o WRC a avançar para uma nova e excitante era de competição. Chassis do tipo spaceframe, nos quais se integram motores híbridos de 100 kW, proporcionando rajadas de potência adicionais na ordem dos 130 cv ao longo das Especiais e combustível 100% sustentável direciona o desporto para uma maior consciencialização ambiental, mantendo, em simultâneo, o ADN fulcral da mais excitante série de desporto motorizado de off-road do mundo.

Apesar de só estarem a ter uma campanha parcial no presente WRC, os resultados mais recentes alcançados por Breen e Nagle tornaram-se tema de conversa nos Parque de
Assisência. O terceiro lugar no Rali da Finlândia do passado fim-de-semana elevou a quatro o total de subidas ao pódio do piloto irlandês nos seus últimos sete ralis, fazendo-o subir ao 6º lugar no Campeonato de Pilotos, apesar de apenas competir em metade das provas da presente temporada!

Breen e Nagle estão, há muito, na mira de Malcolm Wilson, Diretor-Geral da M-Sport,. Depois de ter vencido a categoria FIA WRC Academy em 2011, num Fiesta R2 construído pela M-Sport, este título de Campeão premiaria Breen com um pacote de prémios que transformou a carreira, permitindo-lhe subir de escalão, garantindo o volante de um Ford Fiesta S2000. Na temporada seguinte, Breen ganharia quatro ralis do S-WRC, conquistando novo cetro de Campeão.

Graças à iniciativa “Ladder of Opportunity” da M-Sport, Breen pôde, então, iniciar a sua carreira ao mais alto nível, competindo até agora programas parciais em diversas temporadas, com várias outras equipas do WRC, regressando em 2022 ao local onde tudo começou, junto com os Campeões de Construtores de 2017 e os Campeões de Pilotos de 2018 do WRC.

A M-Sport e permitirão aumentar o mais recente e impressionante palmarés de Breen, estando mais determinados do que nunca a ajudá-lo a ter sucesso naquela que se antecipa como uma das temporadas mais emocionantes em décadas.

A carreira a tempo inteiro de Breen como piloto da M-Sport, com o Ford Puma Rally1, começará em outubro, com um teste em Espanha, em diferentes superfícies, e estando a pouco mais de 100 dias para que a equipa alinhe no início do icónico Rali Monte-Carlo, a equipa mal pode esperar para dar início a este novo capítulo, trazendo sucesso para o piloto, a equipa e a sua base global de fãs. Mais novidades sobre as restantes formações da equipa de pilotos da MSport serão anunciadas em devido tempo.

Malcolm Wilson OBE, Diretor Geram, M-Sport

“Conheço e acompanho a evolução do Craig há mais de dez anos, o pai dele era um grande cliente da M-Sport e vi o Craig desenvolver-se ao volante de diferentes carros da M-Sport, usando a nossa “Ladder of Opportunity” para o elevar ao patamar onde hoje se encontra. As suas prestações na presente época não passaram despercebidas, proporcionando resultados consistentes e fantásticos, tendo apenas um programa parcial no WRC. Iniciámos as discussões sobre a possibilidade de unir forças há alguns meses e estou muito entusiasmado por poder anunciar, oficialmente, que ele irá liderar a equipa nas próximas duas temporadas. Temos no Puma um carro fantástico e não tenho dúvidas de que o Craig e o Puma vão trazer muitos sucessos para a equipa nas próximas temporadas. Também sei o quão importante é a mobilização para os adeptos irlandeses, que sempre apoiaram a M-Sport, pelo que mal posso esperar para ver tudo insto conjugar-se com este anúncio.”

Richard Millener, Diretor de Equipa, M-Sport Ford World Rally Team

“Conheço o Craig desde o seu primeiro rali num carro da M-Sport e fiquei a conhecê-lo cada vez mais quando competia na série ST, de que eu era coordenador. Muitas vezes brincamos sobre como ambos progredimos nas nossas carreiras e onde nos encontramos agora, mas será um 3 Para comunicados de imprensa, material relacionado, fotos e vídeos, aceda a www.fordmedia.eu ou www.media.ford.com prazer e uma honra voltar a unir forças para ver o que poderemos alcançar ao mais alto patamar da modalidade, nas próximas duas temporadas, na que será a era mais emocionante do WRC desde há muito tempo. Estou muito confiante de que o Craig e o Paul poderão trazer os melhores resultados para a equipa e mal posso esperar vê-los alinhar à partida do Rali Monte-Carlo dentro de poucos meses. O nosso objetivo imediato é fazer com que os dois rapazes se sintam confortáveis na equipa e dar-lhes tudo o que precisam para ajudar a construir resultados com o novo Puma. Mal posso esperar por esse início, sendo um momento real e genuinamente emocionante, não só para mim pessoalmente, mas para todos os envolvidos nesta aventura.”

Craig Breen, Piloto, M-Sport Ford World Rally Team

“Estou muito feliz e orgulhoso por me juntar ao M-Sport Ford World Rally Team com o Paul ao meu lado. Tem sido um longo caminho para nós no Campeonato do Mundo de Ralis, com muitas voltas e reviravoltas, mas foi-nos agora dado um bilhete dourado para conduzir pela mais prestigiada marca do mundo da competição e lutar pelo Campeonato do Mundo de Ralis. “A Ford esteve sempre muito próxima do meu coração, desde quando a minha carreira se iniciou num Ford Fiesta R2, com que venci o Campeonato do Mundo Júnior de Ralis, antes de conquistar o Campeonato do Mundo de Ralis S2000, num Ford Fiesta S2000. Adoro os ralis, todas as nuances deste desporto, mas especialmente a sua história. Acrescentar o meu nome à lista de pilotos oficiais que conduziram pela Ford é um pouco surreal, nomes como Ari Vatanen, Hannu Mikkola, Colin McRae e Carlos Sainz. Ter o meu nome gravado nos livros de história ao lado destes gigantes é um enorme privilégio. “Sendo um muito orgulhoso irlandês, conduzir para a Ford é algo ainda mais especial para mim, já que o pai de Henry Ford nasceu na Irlanda, antes de emigrar para a América. O amor e a paixão pela marca na Irlanda é ainda enorme até hoje. “Sinto-me honrado com a aposta que Malcolm, o Rich e todos na equipa M-Sport colocaram em nós. Agora mal posso esperar para chegar à Praça do Casino, em Monte Carlo, para a ronda inaugural do campeonato e deixar a oval azul orgulhosa!”

Paul Nagle, Co-Piloto, M-Sport Ford World Rally Team

“Estou muito entusiasmado por estar envolvido com o M-Sport Ford World Rally Team, numa altura em que entramos na nova era Híbrida do Campeonato do Mundo de Ralis. Trabalhei com muitas equipas ao longo da minha carreira no WRC, mas sempre me quis juntar à família Ford. “A equipa, com a M-Sport, tem um rico historial de produção de alguns dos melhores carros de ralis de sempre e tenho a certeza que 2022 não será exceção. O Craig e eu estamos famintos de vitórias e de lutar por um título de Campeão do Mundo de Ralis, pelo que vamos dar o nosso melhor.”