user_mobilelogo
Após uma emocionante estreia no Rali das Camélias, prova que voltou a evidenciar a fiabilidade, competitividade e irreverência da versão de ralis do Kia Picanto GT, o Kia Rally Cup está de regresso à estrada para a segunda ronda do seu calendário desportivo de 2021. Entre 4 e 5 de Setembro, as equipas da competição promovida pela CRM Motorsport deslocam-se aos concelhos de Chaves e Boticas para o Rali do Alto Tâmega, prova que integra o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).
Constando de uma lista de inscritos de luxo da qual fazem parte os melhores pilotos e equipas nacionais, o Kia Rally Cup estará representado pelas duplas Miguel Abrantes/Filipe Carvalho, Pedro Ruivo/José Patrício e João Santos/João Rocha, antevendo-se uma interessante luta pelo triunfo no Troféu dedicado, bem como na classe RC5 (Rally 5 R1) em que competem à geral. Para Miguel Abrantes, que estreia um novo navegador no próximo fim-de-semana, o Rali do Alto Tâmega faz parte do seu imaginário de criança, tratando-se, por esse motivo, de uma prova “muito especial”:
“O meu pai correu nestas estradas, existindo assim um sentimentalismo profundo nesta minha primeira presença neste rali”, revela o vencedor do Rali das Camélias e atual líder da competição, que tem como natural objetivo reforçar o comando do Kia Rally Cup que neste momento ocupa. “Vamos percorrer uma zona do país muito bonita, enquadrada num rali rápido e muito fluido, e que representa um teste positivo para o meu entrosamento com o Filipe Carvalho”, conclui. Depois de ter surpreendido no Rali das Camélias com o primeiro pódio da sua ainda curta carreira, Pedro Ruivo volta a contar com o apoio do navegador José Patrício na missão de continuar a acumular quilómetros importantes para o seu desenvolvimento nesta modalidade.
“Trata-se de um rali totalmente desconhecido para mim e de uma nova oportunidade para cimentar o bom trabalho que temos vindo a realizar em conjunto com a minha equipa”, reitera o piloto. “Quero aproveitar cada metro para prosseguir com esta aprendizagem do carro e da modalidade”. Já João Santos/João Rocha cumprem o seu regresso a um carro e disciplina que conhecem bem, mas na qual procuram restaurar a confiança após um desaire na última edição do Rali de Castelo Branco. Desde então, a dupla tem vindo “a recuperar sensações” com as participações no Rali da Bairrada e na Rampa do Caramulo, assumindo que “ganhar ritmo competitivo, chegar ao fim e fazer uma prova limpa, sem erros”, são os objetivos traçados para o próximo fim-de-semana.
Para Tiago Raposo Magalhães, “a visita ao Rali do Alto Tâmega representa a primeira incursão do Kia Rally Cup na região Norte, conhecida pelo fervor das suas gentes e a paixão que os adeptos do automobilismo nutrem por esta modalidade. Estou certo de que a comitiva do Kia Rally Cup será bem acolhida e que as nossas equipas irão aproveitar a oportunidade para promoverem os seus projetos, patrocinadores e parceiros, retirando partido da diversidade territorial do calendário da competição”, justifica o responsável da CRM Motorsport.
MUITAS NOVIDADES
Decorrendo ao longo de dois dias, o Rali do Alto Tâmega (recentemente renomeado Rali da Água, numa estratégia da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, que visa promover a região como território de água e bem-estar) contará com duas etapas e 9 provas especiais de classificação (PEC) em pisos de asfalto. Face ao figurino habitual da prova organizada pelo Cami Motorsport, destacam-se o regresso de uma super-especial noturna em Chaves e a estreia do troço de Carvalhelhos. Os pilotos e equipas terão pela frente 106,75 km cronometrados e um total de 280,99 km, quando adicionadas as respetivas ligações. Pode acompanhar a participação da armada Kia Rally Cup nas redes sociais (facebook e instagram) da CRM Motorsport e do Rali do Alto Tâmega (site e facebook do CAMI), e ainda seguir os tempos online em cpr.cronobandeira.com