user_mobilelogo
  • O Open Innovation Lounge 2020 selecionou startups, através dos centros de inovação do Hyundai Motor Group, para apresentar tecnologias exclusivas que irão ser incluídas em futuros veículos;
  • 11 startups de todo o mundo mostraram soluções com tecnologia de ponta nas áreas de entretenimento, higiene, conveniência e segurança automóvel;
  • O Hyundai Motor Group pretende fortalecer a competitividade dos seus produtos através da colaboração com startups de todo o mundo, tirando partido da plataforma de inovação tecnológica.

O Hyundai Motor Group (HMG) organizou a exposição Open Innovation Lounge 2020 na sua sede em Seul, nos dias 16 e 17 de novembro. O evento foi marcado pela apresentação de novas tecnologias e soluções inovadoras geradas graças à colaboração entre os membros das equipas internas e engenheiros do HMG e de startups de todo o mundo.

No evento de dois dias foram apresentadas inovações exclusivas, com potencial para serem incorporadas em futuros veículos após a avaliação da viabilidade comercial pelo HMG. Foram também expostos carros que integravam várias soluções vocacionadas para o futuro, bem como protótipos, oferecendo uma oportunidade interativa de experimentar e imaginar novas possibilidades para os automóveis do futuro.
O Open Innovation Lounge, enquanto plataforma de inovação aberta, irá alimentar uma cultura de desenvolvimento de novos produtos e tecnologias dentro do Hyundai Motor Group. Através da colaboração com startups externas, esta plataforma de inovação visa ainda incubar e desenvolver tecnologia de ponta, de forma a comercializá-la para dar resposta a uma indústria em rápida mudança.
“Para aumentar a satisfação do cliente, é fundamental para qualquer empresa fornecer produtos de que os clientes precisam em tempo útil”, salientou Thomas Schemera, Vice-Presidente Executivo e Diretor da Divisão de Produto do Hyundai Motor Group. “Vamos fortalecer a competitividade dos produtos do Hyundai Motor Group através da colaboração ativa com startups de todo o mundo, graças à plataforma Open Innovation Lounge.”.
Destacando o objetivo do Grupo em priorizar o cliente, a plataforma foi lançada no ano passado através da avaliação de cerca de 300 startups, descobertas pelo projeto de inovação aberto ZER01NE do Hyundai Motor Group, em Seul (Coreia do Sul), e pelos centros de inovação Hyundai CRADLE (Center for Robotic-Augmented Design in Living Experiences), em Silicon Valley (Estados Unidos da América), Berlim (Alemanha), Pequim (China) e Telavive (Israel).
Através do ZER01NE e do Hyundai CRADLE, o HMG fortaleceu a colaboração com startups para estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras para apoiar o seu desenvolvimento e futura comercialização.
Das 300 startups de todo o mundo, 11 foram escolhidas através da avaliação das suas soluções, com base nos critérios de necessidades e desejos dos clientes, viabilidade e exclusividade tecnológica. As 11
Hyundai Portugal www.hyundai.pt
empresas participantes são: Genswell, Anyractive, PSYCURE, Microsystems, LOOMIA, Eyeris, NextInput, Comfort Motion Global (CMG), FLEXOUND, Maigao e Gauzy.
O Hyundai Motor Group apoiou estas empresas a planear e desenvolver vários concepts sob a perspetiva da indústria automóvel, além de ter garantido apoio financeiro e logístico para execução dos projetos.
Durante a exposição, as 11 startups escolhidas apresentaram soluções nas três categorias de entretenimento, higiene, conveniência e segurança automóvel. Na temática de entretenimento automóvel foram apresentados o ‘Haptic Bass Booster’ da Genswell, que cria vibrações dinâmicas ligadas ao sistema de som do veículo; o ‘Glass Touch Control’ da Anyractive, que permite utilizar os vidros laterais do veículo como ecrãstáteis; o 'Force Touch HMI', da NextInput, que oferece uma nova experiência de interface homem-máquina, com a alteração das teclas rígidas no veículo para teclas de toque forçado em diferentes materiais, como madeira, aço, alumínio e vidro; e a ‘Immersive Personal Sound Experience’ da FLEXOUND, que providencia uma experiência de som tridimensional e envolvente em cada lugar do habitáculo, combinando som e vibração elástica.
Para a área de conveniência do veículo foi apresentado o ‘Automatic Sensor Cleaning’’ da Microsystems, que remove matérias líquidas no vidro do veículo através da vibração; 'E-textile' da LOOMIA, que substitui os painéis das portas para 'E-textile', garantindo aquecimento, iluminação, pontos de contato e outros como uma nova forma de interface homem-máquina; 'Fatigue Relievance Seat' da Confort Motion Global, que ajusta a distribuição de peso de um lugar detetando o movimento de um passageiro reduzindo assim a fadiga do mesmo; ‘Rear Glass Advertising’ da Maigao’s, que projeta imagens comerciais no vidro traseiro através de um micro-projetor; e o ‘Smart Glass’ da Gauzy, que controla a transparência dos componentes do vidro do veículo, permitindo-lhes oferecer diferentes tons de acordo com as necessidades dos passageiros.
Na área de segurança e higiene do veículo estava a ‘Sterilizing Light’, criada pela PSYCURE, que instala um LED de esterilização no sistema de iluminação ambiente para garantir a desinfeção contínua do habitáculo; e a ‘In-Cabin Monitoring’ da Eyeris, que reconhece o movimento de passageiros e objetos no habitáculo para diversas aplicações relacionadas com a segurança e conveniência.
O Hyundai Motor Group irá avaliar a viabilidade de comercialização das tecnologias e soluções exibidas, em colaboração com as suas equipas internas. O HMG aceita novas parcerias com startups através da página oficial do ZER01NE Accelerator (https://zer01ne.zone/program/zer01ne-acc-2020-open-call/). Até 27 de dezembro de 2020, as startups podem submeter propostas tecnológicas e soluções inovadoras.

Hyundai Motor Group promoveu Open Innovation Lounge 2020 com startups tecnológicas