user_mobilelogo
  • A aplicação da tecnologia híbrida plug-in acrescenta mais um motivo de atração ao novo SEAT Leon, tanto na carroçaria de 5 portas como no Sportstourer
  • O SEAT Leon funde dinâmica e eficiência – um pilar fundamental no desenvolvimento deste modelo
  • O SEAT Leon e-HYBRID reúne um sistema formado por um bloco 1.4 TSI, um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio, de forma a alcançar 204CV (150kW) de potência e 350Nm de binário combinado
  • Graças à bateria de iões lítio com 13kWh, o SEAT Leon pode percorrer até 64km (72km NEDC) em modo 100% elétrico
  • A tecnologia híbrida plug-in traz mais reduções na emissão de CO2 da gama SEAT Leon; produzindo entre 25 e 30g/km de CO2 com base no ciclo de teste oficial WLTP
  • A app SEAT Connect proporciona ao condutor uma experiência plenamente conectada com o SEAT Leon e-HYBRID, incluindo a gestão da bateria

O SEAT Leon tem sido desde sempre um dos pilares fundamentais na gama da marca. E agora é este modelo que ajuda o construtor a entrar numa nova direção à medida que o mundo muda para um futuro mais eletrificado e sustentável.

O novo SEAT Leon prossegue o caminho de sucesso dos modelos antecessores, mas além de elevar os padrões de conetividade, da dinâmica e da segurança ao nível seguinte, dá um imenso salto em termos de eficiência. A mais recente geração do modelo recebe um sistema híbrido plug-in, fazendo do SEAT Leon e-HYBRID o primeiro híbrido plug-in da marca e um passo decisivo na ofensiva elétrica, tanto na carroçaria de cinco portas como na Sportstourer.
 
“Envolto num design impressionante, inspirado na luz de Barcelona, o novo SEAT Leon traz tecnologias inovadoras: é o mais seguro e o primeiro veículo da marca completamente conectado, o que faz dele o melhor Leon de sempre”, disse o Presidente da SEAT, Wayne Griffiths. “Agora, o modelo mais vendido da SEAT chega ao mercado com uma versão eletrificada, o nosso primeiro híbrido plug-in. Disponível na versão de carroçaria de cinco portas e na variante Sportstourer, representa um passo decisivo na integração da eletrificação no portfolio SEAT, que irá crescer consideravelmente com o lançamento de cinco novos modelos eletrificados até ao final de 2021.”
 
Desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona, no coração da marca em Martorell, o SEAT Leon sintetiza a determinação da marca na disponibilização das mais recentes tecnologias numa mudança em linha com a alteração dos valores ambientais. 
 
Mensagem-chave: plataforma tecnológica para um novo mundo
O MAIS AVANÇADO E EFICIENTE GRUPO MOTOPROPULSOR
A quarta geração do Leon faz disparar o fator de eficiência graças ao sistema híbrido plug-in (e-HYBRID): um motor a gasolina 1.4 TSI com 110kW e um motor elétrico de 85kW, produzindo um valor combinado de 150kW/204CV de potência e 350Nm de binário (combinado), juntando a dinâmica esperada num modelo da marca SEAT com a eficiência exigida numa sociedade em mudança. Assim, o novo SEAT Leon e-HYBRID torna-se no SEAT mais potente e eficiente.
 
Graças à bateria de iões de lítio com 13kWh, o SEAT Leon pode percorrer até 64km (72km em NEDC) em modo 100% elétrico. Quando utiliza em conjunto o motor elétrico e o a gasolina, o SEAT Leon e-HYBRID pode chegar aos 800km.
 
FORTE EVOLUÇÃO DE DESIGN
O SEAT Leon traz uma marcante evolução de design: o renovado exterior e a linguagem de design interior dá-lhe um forte caráter, ajudado pelas proporções globalmente melhoradas com uma frente mais determinada e linhas mais suaves. O novo Leon guia o caminho no segmento com uma gama de tecnologia de iluminação inovadora incluindo luzes interiores envolventes, iluminação traseira a toda a largura, indicadores de direção dinâmicos, faróis full LED e luzes de boas-vindas.
 
COMPLETAMENTE CONECTADO E EM TOTAL CONTROLO
O Leon é o primeiro SEAT totalmente conectado: a conetividade in-car (Full Link com Android Auto e CarPlay sem fios, funcionalidades e serviços online) mantem-no ligado ao mundo exterior. A combinação do SEAT CONNECT com o sistema e-HYBRID garante ainda maior controlo sobre o veículo, disponibilizando um amplo leque de funcionalidades através da app, incluindo na gestão da bateria, tanto a partir do habitáculo como do exterior.
 
O MAIS SEGURO SEAT
O SEAT Leon continua a reforçar a sua reputação de ser o modelo mais seguro da gama. Com cruise control preditivo e adaptativo, assistência de emergência, assistente de viagem e assistente lateral e de saída, o SEAT Leon também combina alguns dos mais avançados sistemas de ajuda ao condutor para garantir uma excelente proteção em qualquer cenário de condução.
 
O SEGREDO DA PRATICIDADE
O modelo mais bem sucedido da SEAT torna-se ainda mais prático na variante híbrida plug-in. O acréscimo de dimensões no 5P e no Sportstourer, dá-lhes espaço extra nos lugares traseiros. Na versão e-HYBRID, o SEAT Leon de cinco portas e o Sportstourer disponibilizam, respetivamente, 270l e 470l de capacidade na bagageira.
 
O PRIMEIRO HÍBRIDO PLUG-IN HYBRID NASCIDO EM BARCELONA
O SEAT Leon e-HYBRID é o primeiro híbrido plug-in da marca, desenhado, desenvolvido e produzido em Barcelona (Martorell). 
 
Introdução: tecnologia sofisticada que corresponde às exigências em mudança 
O SEAT Leon sempre foi um dos pilares fundamentais na gama de produtos do construtor, com uma história de sucesso acumulada em mais de 2.3 milhões de vendas desde o lançamento em 1999. A quarta geração do SEAT Leon eleva a marca ao nível seguinte para enfrentar as necessidades de um mercado em permanente mudança. O novo modelo não só evolui em estética, com melhores capacidades dinâmicas, de eficiência e de segurança, como acrescenta um enorme potencial de eficácia, graças ao sofisticado grupo motopropulsor híbrido plug-in, num momento de grande propensão do mercado para a propulsão elétrica.
 
O novo SEAT Leon traz uma forte evolução em design, com uma linguagem interior e exterior que fortalecem o caráter do veículo, sublinhado ainda mais com a revisão de dimensões e de proporções, com uma frente mais marcante e uma aplicação mais sofisticada da tecnologia de iluminação, tanto por dentro como por fora. Mas é por baixo do capot que o e-HYBRID mais se destaca.
 
O SEAT Leon e-HYBRID reúne a tecnologia do motor de combustão, do motor elétrico e das baterias de forma a maximizar a conveniência de utilização sem comprometer a dinâmica. O bloco 1.4 TSI, o motor elétrico e a bateria de iões de lítio com 13kWh asseguram uma entrega conjunta de energia, garantindo a dinâmica que todos os veículos SEAT exigem com reduzidas emissões de gases de escape, especialmente no modo elétrico.
 
E num mundo atual dominado pela digitalização, o sistema e-HYBRID faz do SEAT Leon uma proposta ainda mais conectada, proporcionando aos consumidores uma excelente possibilidade de levarem a sua vida digital para o veículo, ou quando estão fora dele.
 
O sistema Full Link do SEAT Leon e-HYBRID, fornecido de série, suporta a plataforma Android Auto e CarPlay da Apple sem ligação por cabo, enquanto o infotainment online dará acesso a apps in-car que em breve permitirão expandir e melhorar a experiência de condução dos clientes. A propulsão eletrificada também resulta num maior controlo a partir do exterior do veículo, uma vez que a partir da app SEAT Connect, os utilizadores conseguem aceder aos dados do automóvel a partir de qualquer localização, gerindo o processo de carga ou controlando o sistema de climatização à distância.
 
Os elementos básicos que garantem um dos mais seguros veículos à venda estão no núcleo do SEAT Leon. Integra alguns dos mais avançados sistemas de ajuda à condução disponíveis, incluindo o cruise control adaptativo e preditivo e assistentes de emergência e de viagem, fazendo deste o automóvel mais seguro construído pela marca.
 
O desenvolvimento do SEAT Leon foi conseguido, em grande parte, com recurso à arquitetura MQB Evo do Grupo Volkswagen, que garantiu a base de necessidades diversas dos clientes SEAT e permitiu assimilar o desafio de integração de grupos motopropulsores eletrificados em automóveis plenamente reconhecidos no mercado.
 
O SEAT Leon representa os valores centrais da marca e os seus objetivos de garantirem o melhor dos automóveis. Com a introdução do novo SEAT Leon, agora com tecnologia híbrida plug-in, o mercado assistirá a uma força transformadora do mercado. 
 
Grupo motopropulsor: combustão e eletricidade em sintonia, dinâmica maximizada
O mundo em mudança e uma visão mais holística do transporte pessoal torna-se importante à medida que se procura a redução do impacto ambiental. A eletrificação é a resposta para o que futuro exige e o SEAT Leon e-HYBRID foi desenvolvido com esse objetivo em mente, tanto na versão de 5 portas como no Sportstourer.
 
Os alicerces do SEAT Leon e-HYBRID estão na arquitetura da plataforma MQB Evo que suporta e alinha o sentido do desenvolvimento do veículo para que corresponda ao máximo às exigências da vida moderna.
 
A SEAT explorou as vantagens da mais sofisticada tecnologia de plataformas disponível, integrando a solução híbrida plug-in para que o SEAT Leon consiga garantir elevados níveis de performance e de envolvência, num equilíbrio perfeito com o objetivo de redução das emissões de escape e do impacto ambiental. Juntando um motor a gasolina, solução bem conhecida, desenvolvida e otimizada ao longo de décadas, com a simplicidade dos componentes elétricos, obtém-se uma sofisticada experiência de condução nunca sentida no SEAT Leon.
 
“A combinação da tecnologia de combustão com a elétrica permite a mais elaborada fusão entre dinamismo e eficiência, ajudando a marca a evoluir num futuro mais consciente em termos ambientais” disse o Dr. Werner Tietz, Vice-presidente executivo para o Desenvolvimento da SEAT. “Ao juntar a mais avançada tecnologia de motores e de baterias, o SEAT Leon consegue prolongar a propulsão puramente elétrica, maximizando os seus benefícios e alavancando a sensação tradicional de potência sempre que necessário.”
 
O sofisticado híbrido plug-in junta o motor a gasolina 1.4 TSI de 150CV (110kW) TSI com um motor elétrico, de 115CV (85kW), alimentado por uma bateria de 13kWh, para uma potência total de 204CV (150kW) e 350Nm de binário.
 
O 1.4 TSI recorre a um turbocompressor e à tecnologia de injeção direta para maximizar a performance e a eficiência, enquanto as quotas internas, de 74.5 de diâmetro e 80.0 de curso, e a taxa de compressão de 10.0 contribuem para um trabalhar suave. O motor de combustão foi especialmente afinado para trabalhar num modo híbrido plug-in.
 
Acoplado ao motor elétrico sem escovas, o sistema consegue mudar instantaneamente de modo de funcionamento consoantes os diferentes modos de condução; com o SEAT Leon impulsionado apenas pelo motor de combustão, pelo motor de combustão e motor elétrico em conjunto, ou somente pela eletricidade.
 
A entrega de potência é suave em qualquer modo de funcionamento. E, como decorre de um dos maiores benefícios da propulsão elétrica, a entrega de potência em modo exclusivamente elétrico é instantânea, proporcionando uma dinâmica nunca até aqui sentida num SEAT Leon.
 
A versão híbrida plug-in assegura um alcance de até 64km em ciclo WLTP (72km em NEDC) recorrendo à energia acumulada na bateria do veículo; ideal para aumentar a eficiência ou para atravessar as cidades com restrições de circulação relacionadas com qualidade do ar; mas também pode ser usado até velocidades de 140km/h, tornando-o incrivelmente versátil. Nas viagens para locais mais distantes, o SEAT Leon e-HYBRID oferece a possibilidade de utilizar os dois motores, elétrico e a gasolina, para percorrer cerca de 800km sem reabastecimento.
O condutor detém um enorme controlo do sistema, podendo escolher manter o estado de carga da bateria, reservando-a para situações onde seja exigida a condução com zero emissões. E quando a bateria estiver a acabar, o sistema regressa ao modo híbrido. E, logo que esteja junto a uma fonte de energia, poderá ligar a bateria à fonte de eletricidade, recarregando-a em apenas 3 horas e 40 minutos através de um carregador de 3.6kW (Wallbox), ou em menos de 6 horas usando o carregador de 2.3kW.
 
De volta ao automóvel, o híbrido plug-in utiliza a transmissão automática DSG para potenciar a eficiência. O sistema de seis velocidades do SEAT Leon beneficia agora da tecnologia shift-by-wire, concebida para que o seletor da caixa de velocidades não esteja ligado mecanicamente à mesma, recorrendo apenas a impulsos eletrónicos.
 
O sistema shift-by-wire permite a troca de relação de velocidades sem qualquer ligação mecânica, o que se torna importante para os novos sistemas de ajuda ao estacionamento, com o bloqueio de estacionamento mecânico a ser substituído por um bloqueio controlado eletronicamente. No fundo, o novo sistema shift-by-wire não acrescenta apenas uma maior eficácia, mas também sensações de condução mais sofisticadas.
 
E, graças ao grupo motopropulsor elétrico-combustão, as emissões de carbono ficam entre 25-30g/km, necessitando entre 1.1 e 1.3 litros de combustível por cada 100km, de acordo com o ciclo oficial WLTP.
 
Sendo a eficiência uma parte essencial do SEAT Leon e-HYBRID, a dinâmica, a performance e a condução envolvente mantêm-se incrivelmente importantes. Por essa razão, este veículo continua a ser uma condução apaixonante.
 
Ainda que o sistema do e-HYBRID necessite de mais espaço do que um motor convencional, foi integrado de forma a maximizar a dinâmica (sem reforço do chassis), com o peso equilibrado entre a secção dianteira e traseira. Por baixo do capot está o bloco a gasolina, o motor elétrico e o PCU, enquanto atrás foi colocada a bateria de iões de lítio e depósito de combustível. O SEAT Leon e-HYBRID pesa 1,614kg com 5 portas e 1,658kg no Sportstourer.
 
Graças à afinação do chassis do veículo com configuração MacPherson à frente e multibraços atrás, bem como com direção direta, o SEAT Leon e-HYBRID é capaz de oferecer uma condução mais envolvente quando se deixam as estradas principais e se enfrentam os troços mais entusiasmantes de alcatrão.
 
Esta dinâmica é ajudada pelos modos dinâmicos de condução: Eco, Normal, Sport ou a possibilidade de os condutores selecionarem (através do botão rotativo do DCC) os ajustes, adaptando o SEAT Leon às exigências específicas de cada condutor, oferecendo um vasto número de possibilidades (modo Individual).
 
Graças ao Controlo Dinâmico de Chassis DCC do SEAT Leon, o amortecimento e o comportamento do veículo pode mudar consoante as condições e as exigências dos condutores, tornado o veículo mais confortável.
 
A tecnologia de controlo adaptativo de chassis lê em permanência as condições da estrada e analisa os movimentos da direção e a informação de travagem e de aceleração para adaptar a suspensão, otimizando o amortecimento de cada roda em prol do conforto e da dinâmica como nenhum outro. A personalização permite que, independentemente das condições da estrada e do condutor, o SEAT Leon e-HYBRID consiga assegurar o comportamento ideal a cada momento.
O SEAT Leon e-HYBRID arranca sempre em modo puramente elétrico (desde que a bateria possua carga suficiente). O sistema muda para o modo Híbrido se a energia da bateria descer abaixo de um determinado nível ou se a velocidade ultrapassar os 140 km/h. No modo Híbrido, o condutor tem a possibilidade de, mantendo o modo de carga da bateria, aumentar essa carga ou diminuí-la para um determinado padrão. Isto permite conduzir para destinos em áreas urbanas usando a potência elétrica e com circulação na cidade em modo de emissões zero.
 
O SEAT Leon e-HYBRID arrasa a ideia tradicional de que os híbridos são eficazes, mas pouco inspiradores, garantindo que o prazer de condução está sempre presente, independentemente do tipo de propulsão utilizado.
 
Design: ousado e descomprometido por dentro e por fora

Exterior
Com um design exterior que transpira confiança, elegância e postura desportiva, o SEAT Leon e-HYBRID beneficia de proporções muito bem calculadas, com indícios subtis da fonte de energia utilizada: o logo e-HYBRID, colocado no lado direito da porta da bagageira, e a porta de carregamento, na cor da carroçaria, situada na zona dianteira esquerda.
 
A base das formas gerais está na plataforma MQB Evo, que disponibiliza as dimensões, a flexibilidade e a adaptabilidade que a equipa de design precisava, resultando num aumento de dimensões do SEAT Leon de 5 portas e Sportstourer, traduzindo-se numa melhor sensação das proporções que farão a próxima geração de veículos.
 
O SEAT Leon e-HYBRID de 5 portas tem 4,368mm de comprimento, 1,799mm de largura e 1,460mm de altura, enquanto a versão Sportstourer e-HYBRID chega aos 4,642mm de comprimento, 1,799mm de largura e 1,456mm de altura. Nas duas carroçarias, 5 portas e Sportstourer, a distância entre eixos é de 2,682mm.
 
Tendo em conta que a bateria é alojada sob o piso da bagageira, o volume de carga do e-HYBRID 5 portas é de 270l, enquanto a versão e-HYBRID Sportstourer chega aos 470l.
 
O SEAT Leon detém uma forte personalidade, formada pelas superfícies suaves e contínuas, juntamente com a fusão de vincos e curvas nos pontos perfeitos. E enquanto a estética exterior é o que atrai os olhares, as linhas são responsáveis pela evolução na eficiência da aerodinâmica. O coeficiente de arrasto do SEAT Leon foi melhorado em 8% face à anterior geração, uma melhoria muito apropriada à personalidade do e-HYBRID, contribuindo ainda mais para a sua eficiência.
 
A frente do SEAT Leon assume uma imensa personalidade, fruto principalmente da ligação tridimensional entre a grelha e os focos de iluminação. Os faróis em LED assumem um plano recuado, num efeito de sobrancelha sobre um foco profundo, criando um visual instantaneamente reconhecível pelos restantes utilizadores da estrada.
 
Os espelhos retrovisores têm indicadores de direção LED integrados, e nos veículos com a opção Full LED incluída são acrescentadas as luzes de boas-vindas que projetam no solo a palavra “Hola!” logo que o veículo é ativado.
A emoção e a criatividade têm continuidade na secção traseira, com ênfase na iluminação LED a toda a largura e numa bagageira desenhada para reter a personalidade dinâmica do veículo. O esquema de iluminação e o spoiler criam linhas que transmitem a sensação de movimento e de velocidade, mesmo com o carro parado.
O novo Leon também inclui indicadores de direção dinâmicos que tornam mais clara a direção de viragem, e, portanto, mais segura.
 
Por último, as novas jantes Aero de 18’’ foram especialmente desenhadas para o SEAT Leon e-HYBRID (também estão disponíveis na restante gama de motores).
 
Interior
Por dentro, o design dá continuidade ao seu tema evolutivo, mas numa abordagem que coloca o condutor e os ocupantes no centro da ação, com toques subtis evocando a sofisticada tecnologia de propulsão.
 
O interior é o pináculo da funcionalidade, minimalismo e simplicidade de linhas logo desde o momento em que ocupa o lugar no habitáculo, atrás do volante; o principal ponto de contacto entre o carro e o condutor.
 
A superfície suave do tablier, delgada, mas larga, transmite uma sensação de leveza, com um efeito de “flutuação”, criado com o recurso a molduras decorativas que rodeiam o tablier continuando pelos painéis das portas.
 
Tudo no habitáculo foi desenhado para ser ergonomicamente preciso, garantindo o conforto dos passageiros. Desde o lugar do condutor, como no do passageiro dianteiro ou do banco traseiro, o habitáculo foi concebido para receber os ocupantes como uma luva, realçando a sensação de segurança.
 
O principal protagonista no interior é o ecrã central de infotainment, em conjunto com o Digital Cockpit de 10,25”, que, na versão e-HYBRID, é fornecido de série. O ecrã de infotainment responde a gestos, reforçando a interação com os passageiros e, simultaneamente, reduzindo a necessidade de botões físicos. O design gráfico com o tema “diagonal” do ecrã inspirou-se na conhecida avenida de Barcelona, a Diagonal.
 
A iluminação interior é um elemento muito importante no novo Leon. Inclui a envolvência do tablier com uma iluminação que corre a toda a largura, prolongando-se pelas portas. A iluminação varre a zona mais avançada do habitáculo, das portas dianteiras ao topo do tablier, criando um arco de luz que dá vida ao caráter tão próprio do seu interior. O sistema muda a cor e a intensidade da luz consoante as necessidades. Portanto, quer tenha apenas ligado o veículo e usufruído da cerimónia de boas-vindas, ou alterado o modo do perfil de condução de Eco para Sport, por exemplo, o sistema de iluminação ajusta a dinâmica à interação do condutor com o veículo.
 
E não se trata apenas de uma iluminação decorativa, já que também assegura variadas funcionalidades importantes, como a deteção de veículo no ângulo morto ou na ativação do assistente de saída.
 
Foi também dedicada especial atenção à conjugação de plásticos refinados e suaves, como de têxteis e couros na cobertura dos bancos, dos painéis das portas e do tablier. O SEAT Leon e-HYBRID mistura o design apelativo com o sentido prático, mesmo centrando-se as atenções na tecnologia do grupo motopropulsor.
 
Conectividade: elevado controlo de um mundo interconectado
O mundo nunca foi tão digitalizado quando nos ligamos ao universo da conectividade. A necessidade de levar esse mundo connosco para o veículo é cada vez mais vital, sendo por essa razão que o SEAT Leon é o primeiro veículo totalmente conectado da marca. Os atributos controláveis e conectados do veículo surgem ainda mais sofisticados com a integração de funcionalidades online especificas do e-HYBRID, aumentando o ambiente de funcionalidades na relação entre o veículo e o utilizador.
 
Abre-se um novo mundo graças à app SEAT Connect, que pode ser descarregada para o seu dispositivo inteligente, permitindo o acesso remoto ao veículo através de uma plêiade de funções que maximizarão o divertimento do condutor, melhorando também a segurança.
 
Fora do veículo, a app SEAT Connect concede aos utilizadores o acesso remoto aos dados do veículo: computador de bordo, local de estacionamento, estado do veículo, incluindo portas e luzes, ajuste de alertas de velocidade no caso de alguém estar a conduzir demasiado depressa, alertas de zona antirroubo, abertura e fecho de portas através de serviço remoto, ou ativação à distância da buzina e dos sinais de perigo para ajudar a localizar a viatura. Mas não acaba aqui.
 
Com a introdução da versão e-HYBRID, também foram acrescentadas funcionalidades de ajuda aos utilizadores. Os condutores desta versão híbrida plug-in podem gerir o processo de carga à distância, através do e-Manager, controlar o ar condicionado (o veículo pode ser pré-aquecido por até 30 minutos e numa gama de temperaturas entre os 15°C e os 22°C, além da programação da hora de partida. Tudo através da app no telemóvel.
 
Dentro do habitáculo, o coração do sistema é o SEAT Digital Cockpit, fornecido de série na versão híbrida plug-in do SEAT Leon, associado a um sistema de infotainment de alta resolução de 10.25”. O sistema de Media fornecido de série controla, através de um ecrã tátil de 10”, o sistema de navegação 3D, suporta instruções gestuais e comandos naturais de voz (com o comando de ativação “Hola Hola”).
 
O SEAT Digital Cockpit abre uma janela para o controlo do sistema do SEAT Leon e-HYBRID, permitindo visualizar o modo de condução, o estado de carga da bateria e outros dados relevantes.
 
O reconhecimento de voz é, provavelmente, um dos mais acessíveis e naturais modos de interatividade com o dispositivo, especialmente à medida que nos vamos integrando com os assistentes pessoais domésticos da eletrónica de consumo.
 
No novo SEAT e-HYBRID, o sistema de reconhecimento de voz interage com linguagem natural de forma a permitir que os utilizadores consigam interagir com o sistema de infotainment através de comandos naturais, permitindo fazer correções e referência a comandos prévios. Quer precise de informações de navegação ou procure uma música específica, tudo se torna mais rápido e fácil.
 
Com o sistema Full Link, os clientes também poderão acompanhar as suas vidas digitais, quer através do Apple CarPlay ou do Android Auto, usando uma ligação Bluetooth ou WLAN. Portanto, quer pretenda exportar a lista de contactos para o automóvel, a música para a viagem ou o sistema de mapeamento, ficarão todos facilmente acessíveis numa forma imediata, intuitiva e segura, já que implica menores distrações da estrada, tanto através do sistema de infotainment como dos comandos integrados no volante.
 
Com a Connectivity Box, opcional, que permite a carga indutiva através dos protocolos Qi, os utilizadores não terão de se preocupar com o fim da carga dos seus dispositivos em momentos cruciais.
 
A Unidade de Conectividade Online com cartão SIM integrado garante que o SEAT Leon e-HYBRID nunca perca a ligação ao mundo digital e, em futuros desenvolvimentos, o sistema permitirá que os utilizadores acedam às mais recentes apps do sistema de infotainment, que poderão ser atualizadas a qualquer altura. Portanto, o SEAT Leon e-HYBRID poderá oferecer novos produtos e serviços digitais ao longo da sua vida útil. O cartão eSIM integrado também significa que o SEAT Leon e-HYBRID contempla o serviço eCall, que contacta diretamente os serviços de emergência no caso da ocorrência de um acidente, o que adiciona mais um patamar de segurança ao veículo. Não se trata apenas da possibilidade de se fazer uma chamada de emergência (manual ou automática), mas também que os dados mais importantes do automóvel sejam enviados aos serviços de emergência, tais como a posição do carro, o tipo de motor, a cor ou o número de passageiros, tornando a assistência mais adequada.
 
Adicionalmente, a conectividade online através do eSIM integrado permite o acesso a algumas funções de infotainment para uso de informação em tempo real através da nuvem, acrescentando uma dimensão adicional ao sistema de navegação. Por exemplo, a informação do trânsito em tempo real, localização de estacionamento e de estações de abastecimento, bem como as respetivas horas de funcionamento e preços correntes. Para os que não querem ficar limitados às estações de rádio habituais, o SEAT Leon e-HYBRID traz as estações online para o habitáculo, permitindo que os clientes possam ouvir as estações de rádio online que mais se sintonizam com os seus gostos, mesmo sendo de países distantes.
 
O número de serviços in-car e online aumentará ao longo da vida do automóvel a par com a expansão do ecossistema digital, o que enriquece substancialmente a experiência de utilização dos clientes.
 
Segurança: maior visibilidade através dos ADAS
 
O SEAT Leon não é apenas um dos mais avançados em termos de plataforma e de unidade e propulsão, mas também um dos mais seguros automóveis alguma vez produzidos pela marca; desenvolvido para ver melhor o que o rodeia e reagir aos obstáculos na estrada ou aos movimentos dos outros utilizadores da via graças à integração de um vasto leque de novos e inéditos sofisticados sistema de assistência à condução (ADAS).
 
Toda esta tecnologia permite que o SEAT Leon sinta o meio que o rodeia, garantindo uma proteção ótima independentemente do cenário vivido consigo ao volante, o que eleva a segurança a outro patamar.
 
O SEAT Leon reúne um conjunto de novos sistemas ADAS, incluindo Cruise Control Adaptativo e Preditivo (ACC), Assistente de Emergência, Assistentes de Viagem, Lateral e de Saída, que, em conjunto, conseguem proteger o veículo e os seus ocupantes tanto em movimento como estacionários.
O Cruise Control (ACC Preditivo) pode posicionar o Leon com base nos dados do mapa e do GPS com base na informação do sistema de navegação, o que também permite o ajuste para a velocidade correta mediante a estrada à frente: curvas, rotundas, cruzamentos, limites e velocidade ou zonas de obras. E através da camara montada à frente em conjunto com o sistema de reconhecimento de sinais, pode ajustar os limites de velocidade à medida que estes mudam.
 
A funcionalidade de condução autónoma evolui com a introdução do Assistente de Viagem. O sistema recorre à informação do ACC e do Assistente de Faixa para manter, ativamente, o veículo no centro da faixa, ajustando a velocidade ao fluxo de tráfego. A funcionalidade está disponível até velocidades de 210 km/h.
 
Por motivos de segurança e dos requisitos legais, o condutor tem que manter a atenção constante no sistema e na estrada, mantendo pelo menos uma mão no volante. Se os sensores do veículo detetarem que estas condições não se verificam (a direção inclui sensores capacitivos nas versões equipadas com ACC Preditivo) durante alguns segundos, o condutor recebe avisos sonoros e visuais, podendo ser ativado um toque de travão. Se, ainda assim, o condutor continuar a não reagir, o sistema de Assistência de Emergência pode parar o Leon por completo.
 
Outra estreia no escudo de segurança do novo Leon é a do Aviso de Saída. Quando se abre uma porta numa paragem, o veículo emite um aviso sonoro e visual (através da iluminação envolvente) de aproximação de tráfego – podem ser outros veículos do lado da estrada ou ciclistas e peões do lado do passeio.
 
Escolhas de acabamento: rumo à necessidade de estilo e substância
 
O SEAT Leon e-HYBRID junta uma vasta abundância de tecnologia fornecida de série com elementos opcionais em dois tipos de equipamento – Xcellence e FR – para que nenhuma das necessidades do condutor fique por preencher, e todas personalizadas ao detalhe.
 
Xcellence
O Xcellence adiciona duas portas USB type C atrás, para que os utilizadores possam manter os seus dispositivos sempre com a carga máxima, ambienta o habitáculo com Climatronic de três zonas e disponibiliza apoios de braço à frente a atrás. O condutor também usufrui da presença de série do SEAT Digital Cockpit, que facilita a leitura de todo o tipo de informação além de permitir a personalização do ecrã, que faz conjunto com o infotainment de 10 polegadas.
 
O interior inclui ainda a luz ambiente envolvente, cores específicas e acabamentos dos bancos e do volante identificados pelo logo Xcellence, além de incluir o pack de iluminação interior em LED, o pack conveniência e pack interior de design.
 
O equipamento Xcellence inclui jantes de liga leve com 17”, iluminação traseira full LED a toda a largura, luzes de nevoeiro dianteiras em LED e luzes de curva. O visual exterior distingue-se pela grelha-diamante de estampagem a quente, molduras das janelas cromadas (vidros traseiros escurecidos), barras de tejadilho cromadas, sensores de estacionamento atrás e espelhos retrovisores rebatíveis.
 
O nível Xcellence recebe também ajuste de apoio lombar para o passageiro, soleiras das portas dianteiras com proteções em alumínio iluminadas e ainda um filtro purificador de ar.
 
FR
No topo da gama está o nível FR. Além dos elementos fornecidos de série com nível Xcellence, o acabamento FR acrescenta elementos específicos como os para-choques, suspensão, saídas de escape simuladas, logo traseiro FR e identificação e-HYBRID por baixo (também incluído no Xcellence) ou ainda os perfis de condução SEAT.
O nível FR acrescenta ainda bancos dianteiros desportivos com revestimento sport e um volante específico FR com logo próprio, que sublinha o caráter muito dinâmico do novo Leon.
 
Ficha técnica 

Motor 1.4 TSI
Cilindros/Válvulas 4-cil - 16v
Cilindrada 1,395cc
Diâmetro x Curso 74.5 x 80.0
Taxa de compressão 10:1
Motor elétrico 85kW/115CV
Capacidade de bateria 13kWh
Tempo de recarga 3h42-> 3.6kW/h ou 5h48 -> 2.3kW/h
Potência máxima combinada 150kW/204CV
Binário máximo combinado 350Nm
Velocidade máxima 220km/h
Alcance em modo elétrico WLTP: 58-64km
Emissões de CO2 WLTP: 25-30g/km
Consumo WLTP: 1.1 – 1.3 litros/100km

A SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.
 
A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona. 
 
A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.

01 Novo SEAT Leon e HYBRID chega ao mercado o primeiro híbrido plug in da marca Copy