user_mobilelogo
  • ‘Fugir ao tradicional’ – performances extremas para potentes motos Adventure • Desenho extremo da banda de rolamento para excelentes capacidades em seco, molhado e off-road  
  • ‘Mais forte durante mais tempo’ – Performance garantida ao longo de toda a vida útil do pneu
  • Até 15% mais de quilometragem, comprovado nos testes* 

Com o lançamento do Trailmax Meridian, a Dunlop declara “o advento de uma nova aventura’ para o sector. Posicionando-se num patamar acima do aclamado TrailSmart MAX, o Trailmax Meridian foi desenvolvido em função dos específicos e complexos requisitos das motos Adventure tecnicamente mais avançadas. 

As exigências dos motociclistas estão a mudar 
 
Com as vendas de motos para estrada/fora de estrada a crescerem mais rapidamente do que a média do mercado, caso de modelos como BMW GS, Honda Africa Twin, Suzuki V-Strom ou Triumph Tiger, os motociclistas esperam uma maior versatilidade, tanto das suas motos como dos respetivos pneus. 
 
 “Ao longo da última década, assistimos a uma mudança no mercado. As motos desportivas costumavam ser as estrelas dos gráficos de vendas, mas a principal área de crescimento é, agora, a das motos tipo Adventure. Os utilizadores são atraídos pela posição de condução elevada e pela capacidade para percorrer longas distâncias, mas também exigem o potencial para uma aventura off-road. Depois de avaliar as necessidades dos motociclistas, propusemos um enorme desafio à nossa equipa de investigação e desenvolvimento”, declarou Luca Davide Andreoni, Diretor de Marketing da Dunlop Motorcycle Europa. 
 
Objetivos ambiciosos: até 15% de ganho em quilometragem* 
 
O estudo também evidenciou que o Trailmax Meridian teria de possuir a versatilidade necessária para superar desafios tão distintos como aventuras off-road e longas viagens pan-europeias, assim como para aproveitar a potência e a performance das mais recentes motos de topo de gama. 
 
A Dunlop tem particular orgulho dos ganhos alcançados em termos de quilometragem em condições de condução extrema. O pneu Trailmax Meridian traseiro, testado frente aos melhores concorrentes, evidenciou um ganho de 6% em quilometragem em condução em linha reta, que aumenta para mais de 15% com ângulos de inclinação de 40 graus*. Dmitri Talboom, Product Manager, explica melhor: “A nossas pesquisas dizem-nos que isto é exatamente o que os motociclistas necessitam. Precisam da durabilidade para as suas deslocações diários ou viagens de turismo, assim como da capacidade para oferecer o melhor desempenho em sinuosas estradas de umas férias na montanha, ou durante um fim de semana de aventuras no campo”. 
 
A melhoria é ainda maior no que concerne à quilometragem do pneu dianteiro, por via da sincronização do momento preditivo de troca de pneus para ambos os pneus. O que significa que pode efetuar-se a troca dos dois pneus em simultâneo, ao invés de ter que visitar-se duas vezes a oficina, para trocar, separadamente, o pneu dianteiro e o traseiro. 
 
Aderência duradoura – em piso seco e em piso molhado 
 
O desenho radical da banda de rolamento do Trailmax Meridian não só tem uma aparência espetacular, como é altamente resolutivo e efetivo. Foi concebido para expelir eficientemente tanto a água como a lama, mantendo, ao mesmo tempo, um elevado nível de aderência em piso seco. Mas não é tudo: a tecnologia MultiTread da Dunlop garante uma excelente aderência em piso molhado e uma superior flexibilidade do pneu a baixas temperaturas, devido ao composto com elevado conteúdo de sílica. O que, juntamente com a lona de rayon da carcaça, proporciona uma melhoria tanto em quilometragem como no tempo de aquecimento, beneficiando os motociclistas que cada vez utilizam mais este tipo de motos durante todo o ano. Adicionalmente, o pneu traseiro também introduz um novo composto central que se estende até debaixo dos blocos do ombro. Caraterística que ajuda a incrementar a rigidez global o pneu traseiro, proporcionando um comportamento desportivo e uma tração aumentada durante a aceleração. 
 
Tanto o pneu dianteiro como o traseiro contam com uma versão de duas capas da carcaça com lonas de rayon, o que, combinado com a construção da banda sem juntas (JLB), proporciona um comportamento mais fluido, transmitindo maior confiança. “Muitas destas motos Adventure possuem a mesma potência que as da classe hypersport, e os motociclistas esperam que o pneu oculte o peso relativo da moto, para poderem desfrutar de um comportamento ágil e dinâmico. A combinação de tecnologias do novo Trailmax Meridian garante-o”, acrescenta Dmitri Talboom. 
 
Capacidade off-road de série 
 
Uma moto Adventure também necessita de possuir a capacidade para evoluir fora de estrada. Nos testes internos da Dunlop, com o seu inovador desenho da banda de rolamento em forma de garra, mostrou uma tração melhorada em lama**, por comparação com os seus três principais competidores, assim como com o seu predecessor, o TrailSmart MAX. Em terrenos duros, com lama seca ou gravilha, a sua performance ficou ao mesmo nível da do TrailSmart MAX vencedor de testes***, provando que que o foco da Dunlop numa performance e um comportamento excecionais não foram alcançados em detrimento da versatilidade fora de estrada. 
 
Amplo leque de medidas 
 
O Trailmax Meridian está disponível em quatro medidas dianteiras e três medidas traseiras, cobrindo, assim, um amplo leque de modelos de motos, entre as quais se encontram: BMW GS, Honda Africa Twin e Crosstourer, KTM Adventure, Suzuki VStrom, Triumph Tiger e as Yamaha Ténéré e Super Ténéré.

bc8ab269 1803 0309 5879 b6e83eaa32d1