user_mobilelogo

Jimny foi, também, finalista do prémio World Car Design of the Year. Grande sucesso para a Suzuki, cujos modelos foram finalistas deste prémio nos três últimos anos.

Lisboa, abril de 2018 – O Suzuki Jimny foi proclamado vencedor do ‘2019 World Urban Car’ dos World Car Awards. A cerimónia de entrega deste prestigiado prémio teve lugar durante a abertura do Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. O Suzuki Jimny foi um dos inicialmente escolhidos entre os melhores automóveis urbanos de todo o mundo, uma lista que se reduziu a cinco candidatos, e logo se colocou entre os três finalistas, anunciados no Salão de Genebra. Os outros dois finalistas foram o Hyundai AH2/Santro e o Kia Soul.

O emblemático modelo da Suzuki foi, igualmente, um dos três finalistas do prémio ‘World Car Design of the Year’ dos World Car Awards, galardões em que a marca tem marcado presença de destaque nos últimos anos, sendo finalista nas três últimas edições na categoria ‘World Urban Car’.

Toshihiro Suzuki, Administrador Delegado e Presidente da Suzuki Motor Corporation, declarou, na cerimónia de entrega de prémios, que "na Suzuki, sentimo-nos muito honrados por receber este prémio. O Jimny é um todo-o-terreno único, compacto e autêntico, e temo-nos mantido fiéis a este conceito ao longo de quase 50 anos. O Jimny tem, agora, muitos adeptos em todo o mundo, que desfrutam da sua excelente performance e de um design funcional único, tanto em estrada como fora dela. Aceitamos este prémio em nome dos nossos fãs, com orgulho e a confiança na nossa paixão por construir automóveis emocionantes, que façam parte da vida quotidiana dos nossos clientes".

Mike Rutherford, copresidente do World Car Awards Program, referiu: "Os automóveis de uso quotidiano, em muitas partes do mundo – quem sabe, na maioria – terão que adaptar-se, reduzindo o seu tamanho em cidades cada vez mais povoadas. As linhas do Jimny, que permitem ao condutor ter uma perceção exata do automóvel e das suas dimensões no espaço circundante, aumentam a manobrabilidade, tanto fora de estrada como em utilização urbana. Esta forma também faz com que o automóvel seja incrivelmente prático, tornando-o num exemplo de funcionalidade, que se expressa através da sua agilidade e manobrabilidade”.

O prémio World Urban Car foi criado em 2017. Todos os veículos vencedores dos World CarAwards foram selecionados e votados por um júri internacional composto por 86 prestigiados jornalistas do sector automóvel, de 24 países de todo o mundo. Cada membro do júri foi nomeado pelo Comité Diretivo dos World CarAwards, com base nos seus conhecimentos, experiência, credibilidade e influência. A empresa internacional KPMG está encarregue de contabilizar os votos dos jurados.

O The Road to the World CarAwards é um evento anual organizado juntamente com o Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. O processo seguiu os passos dos jornalistas internacionais enquanto testaram e votaram os veículos candidatos de 2019. O lançamento oficial teve lugar em Paris, a 2 de outubro, e terminou com a conferência de imprensa dos vencedores.

Datas e números chave na história do Suzuki Jimny

1968.  Desenvolvimento do primeiro protótipo do que é hoje conhecido como Suzuki Jimny. Esse Lj10 foi submetido a duras provas para definir as suas capacidades todo-o-terreno.

1970. É colocado à venda o Suzuki LJ10, primeira geração do Jimny. Tratava-se de um pequeno 4x4 com um motor a dois tempos de 360 cc, dois cilindros e refrigeração por ar, que oferecia 25 cv. Apenas estava disponível no Japão.

1975. O Suzuki LJ50 torna-se no primeiro Jimny comercializado a nível internacional, iniciando a sua expansão na Austrália, com um mais potente motor de três cilindros com 550 cc e refrigeração por água. Este modelo passou à história, também, como o primeiro veículo da Suzuki a ser produzido fora do Japão, também em 1975, na fábrica do Paquistão.

1978. A expansão do Suzuki Jimny alcançou a Europa em 1978, quando o último modelo da série LJ, o LJ80, chegou à Holanda, para, depois, estender-se por grande parte dos países europeus.

1981. Termina o fabrico da primeira geração do Jimny, que alcançou as 243 000 unidades produzidas. Nasce a segunda geração do Jimny, com o Suzuki SJ410. Este modelo chegou à Índia, com o Suzuki Maruti Gypsy, e foi o primeiro veículo vendido sob a marca Suzuki nos Estados Unidos, com a denominação de Suzuki Samurai.

1984. É lançado o Suzuki SJ413, com a ambição de competir no mercado global. A popularidade deste modelo, a nível global, cresceu tão rapidamente que, dos 10 000 veículos produzidos mensalmente no Japão, 7000 eram exportados.

1985. É fabricado em Espanha o primeiro Suzuki Jimny, na fábrica da marca em Linares.  Entre 1985 e 2003, foram aí produzidas 215 803 unidades deste modelo.

1987. O Jimny alcança o primeiro milhão de unidades produzidas.  As diferentes versões deste popular todo-o-terreno são comercializadas em mais de 100 países.

1998. Termina a produção da segunda geração do Jimny, cujas vendas acumuladas alcançaram 1 693 000 unidades. É lançada a terceira geração, que mantém o seu caráter off-road, mas com superiores níveis de conforto e uma maior estabilidade e manobrabilidade em estrada.

2001. Em fevereiro são alcançados os 2 milhões de unidades produzidas. Do total de vendas, 557 000 unidades tinham sido comercializadas no mercado japonês, e as restantes 1 443 000 nos mercados internacionais.

2017. Termina a produção da terceira geração do Jimny, cujas vendas acumuladas alcançaram as 918 000 unidades. As três primeiras gerações do Jimny somam, em conjunto, 2 854 000 unidades vendidas em todo o mundo.

2018. Lançamento da quarta geração do Jimny. Este modelo é comercializado em 194 países e está a um passo de levar o Jimny aos 3 milhões de unidades produzidas.

Quatro gerações de evolução permanente

Entre 1971 e 1980 foi produzida a primeira geração do pequeno todo-o-terreno japonês. O conceito inicial era tão simples quanto disruptivo: “um mini-automóvel 4x4 que pode rolar por estradas difíceis e chegar a lugares onde os automóveis, até então, não podiam ir”. Assim nasceu o Jimny da série LJ 10, o primeiro veículo 4x4 da Suzuki, que também se tornou no primeiro todo-o-terreno de tamanho mini, rompendo a tradição de um segmento acostumado aos veículos de grandes dimensões e elevadas cilindradas. Aquele veículo pioneiro foi vendido em 109 países, entre o LJ10 e as suas posteriores evoluções, os LJ20, LJ50 Y LJ80.

Em 1981, chegou ao mercado a renovação do Jimny, com uma segunda geração que se manteve no mercado até 1998. Em plena efervescência de popularidade dos veículos de todo-o-terreno, a Suzuki operou uma reviravolta no seu mini 4x4 com a chegada do modelo SJ410 destinado ao mercado japonês, que, em 1984, daria lugar ao SJ413 para o mercado global. O segundo Jimny trouxe uma imagem mais urbana e uma maior polivalência sobre o asfalto, sem nada perder das suas capacidades off-road. Durante estes anos, o Jimny teve variantes pick-up, versões com capota de lona e variantes de distância entre eixos longa, além de receber uma ampla variedade de nomes, como Samurai, Caribian e Sierra, nos diversos países e regiões do mundo onde era comercializado.

Maiores dimensões, mais conforto e superior versatilidade, no asfalto e fora dele. Estes foram os fatores chave da terceira geração do Suzuki Jimny, apresentando em 1998, e que se manteve em plena forma até ao ano de 2018. Com uma aparência mais arredondada, o Jimny conseguiu manter-se durante duas décadas como um veículo eficaz nos terrenos mais exigentes, ao mesmo tempo que se apresentava como uma alternativa perfeita aos compactos urbanos. Pequeno, leve, com mais espaço interior, um maior conforto de rolamento e um novo sistema de tração integral 4WD, que permitia trocar para 2WD sem necessidade de imobilizar o veículo: a terceira geração aflorou o milhão de unidades produzidas.

Desde que foram reveladas as suas primeiras imagens e dados técnicos, em julho de 2018, a quarta geração do Suzuki Jimny causou um forte impacto a nível mundial. A nova geração deste emblemático modelo reinterpreta as formas dos seus predecessores, com linhas modernas que transportam para o século siglo XXI a “essência Jimny”. E também mantém o espírito dos seus antecessores e o seu conceito de ser um “4x4 pequeno e leve sem igual”. A quarta geração deste icónico modelo representa um enorme passo em frente em termos de funcionalidade, caráter pratico, segurança e comportamento em todos os terrenos.

1f0e6cd5 5566 471b 8935 773dd1d10dd1