user_mobilelogo

A Citröen é a Marca em destaque na edição de 2019 do MotorClássico – Salão Internacional de Veículos Clássicos, que se realiza na FIL (Parque das Nações, Lisboa) neste fim-de semana.

No ano em que a Marca francesa comemora o seu Centenário, várias são as entidades que, nos seus stands e a partir das 15h00 de hoje, expõem modelos icónicos da história da Citroën, incluindo algumas raridades. A não perder!

No ano em que comemora o seu Centenário, a empresa criada em 1919 por André Citröen, visionário e inventor da comunicação moderna, aposta nas mais variadas ações para mostrar ao mundo muito do que, ao longo dos últimos 100 anos, colocou à disposição dos condutores de todo o planeta. De celebrações com assinatura própria ou em outras com o apoio de diversas entidades, não há evento dedicado à temática clássica em que o símbolo do double chevron não esteja em destaque em 2019. O exemplo mais imediato é o MotorClássico – Salão Internacional de Veículos Clássicos, que se realiza a partir de hoje nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações (Lisboa), prolongando-se pelo fim de semana.

A Citroën é a marca com maior destaque neste evento indissociável do mundo dos automóveis clássicos, fruto da colaboração da Automóveis Citroën com as principais entidades envolvidas nesta exposição, reforçando a imagem e o logo “Origins since 1919” neste ano tão especial. A começar pela própria organização do evento, a cargo do Museu do Caramulo, que elegeu o icónico 2 CV para imagem do poster do evento, para além de contar, no seu espaço – a meias com o Clube Citroën Clássico de Portugal – com 8 modelos clássicos da Citroën.

Destaque-se, também, o espaço do Automóvel Clube de Portugal, onde irá estar exposto um Citroën DS 21 Palm Beach de 1966, versão Henri Chapron, uma raridade dado tratar-se do único exemplar existente em Portugal, de um volume total de apenas 33 unidades fabricadas, ou o stand do Club Português de Automóveis Antigos, onde, entre outros, estará exposto um Citroën 11 False Cabriolet de 1937, também possivelmente o único exemplar existente no nosso país, e o exemplar mais antigo deste certame, um 5 CV, de 1924.

Assim, de hoje (dia 5 de abril) até ao próximo domingo, poderá assistir-se na FIL a uma grande representação de viaturas clássicas da marca Citroën, espaço onde os fãs da marca e dos automóveis clássicos poderão encontrar muitos outros pontos de interesse – peças, livros, memorabilia, etc – para enriquecimento das suas coleções.

CENTENÁRIO CITROËN (1919/2019) - MODELOS EM EXPOSIÇÂO

Automóvel Clube de Portugal

- CITROËN DS Palm Beach, de 1966, único exemplar em Portugal

Club Portugues de Automóveis Antigos

- CITROËN 11 FalseCabriolet, de 1937, possivelmente único exemplar em Portugal

- CITROËN 11 BL Cabriolet, de 1937

- CITROËN AC4, de 1929

- CITROËN, de 1921

Museu do Caramulo / Clube Citroën Clássico de Portugal

- CITROËN 5 CV, de 1924

- CITROËN 11 BL Cabriolet, de 1939

- CITROËN DS Cabriolet, de 1966

- CITROËN AMI 6, de 1967

- CITROËN SM, de 1971

- CITROEN CX 2.5 Pallas, de 1979

- CITROËN VISA Chrono, de 1984

- CITROËN Xsara Rally Cross, de 2002

EXPOSIÇÃO “CITROËN: UM SÉCULO DE INSPIRAÇÃO”

Do extenso Programa, que se inicia pelas 15h00 de hoje (sexta-feira), destaca-se a Exposição “Citroën: Um Século de Inspiração”, a realizar pelas 11h00 de domingo, 7 de abril. Produzida em parceria com o Clube Citroën Clássico de Portugal, apresentará uma viagem pela história da Citroën, mostrando aos visitantes vários modelos raros e/ou menos conhecidos da marca francesa.

Informações adicionais sobre esta 15ª edição do maior evento português relacionado com a temática dos clássicos e da história do automóvel podem ser consultadas em https://www.motorclassico.com/.

Citroën 11 BL Cabriolet 1937