user_mobilelogo

Uma enorme mobilização, no âmbito da acção “Carga Solidária IVECO“, tornou muito especial o último Natal a mais de 2.000 crianças da pequena cidade da Palestina do Pará, no interior brasileiro.

As crianças da Palestina do Pará, pequena cidade, simples e remota do Estado do Pará, a norte do Brasil, apenas costumam festejar o Natal pela televisão, mas o de 2018 foi substancialmente diferente. Tudo devido à chegada dos camiões solidários IVECO, após uma viagem de 5.521 quilómetros, levando a bordo uma preciosa carga: brinquedos! A cidade de Palestina do Pará irá, por isso, relembrar o passado mês de Dezembro pela demonstração de solidariedade que atravessou o país, envolvendo toda a cadeia de transporte.

Ao longo de dois meses, a IVECO, marca do Grupo CNH Industrial, e seus parceiros mobilizaram-se na recolha de donativos. A iniciativa arrancou na última fase da “Gincana do Caminhoneiro”, em Campo Largo, Paraná, tendo os motoristas de camiões participantes sido convidados a doar os primeiros brinquedos, para depois se envolverem nas várias fases desta ação de solidariedade.

A iniciativa viria a inspirar o envolvimento de muitas mais pessoas, numa cadeia de boa vontade que atravessou o país. Concessionários IVECO, fornecedores, clientes, parceiros e o pessoal da própria fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais, colaboraram na campanha, na qual se arrecadou um total de 3.685 brinquedos, que viriam a ser distribuídos por 2.280 crianças.

“O projecto ‘Carga Solidária IVECO’ enche-nos de orgulho. Nesta segunda edição, escolhemos a pequena cidade brasileira da Palestina do Pará, localidade que tem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e de muito difícil acesso por camião”, explica Ricardo Barion, Diretor de Marketing e Vendas da IVECO para a América Latina. “Parte de um projecto de sucesso que começou em outubro, contando com a participação de muitos motoristas de camiões, esta entrega de brinquedos fechou o ciclo de um ano positivo. Foi o melhor modo de festejar e partilhar os resultados alcançados em 2018 e inspirar bons exemplos”, acrescentou. 

Na estrada com um único destino

Os camiões IVECO viajaram pelo Brasil para levar um melhor Natal a muitas crianças. O desafio de levar esta preciosa carga até ao seu destino final foi partilhado entre milhares de motoristas de camiões, conduzindo sob as mais diversas condições, mas sempre com uma grande motivação, a de entregar milhares de brinquedos na cidade de Palestina do Pará, localizada a 648 quilómetros de Belém, capital do Estado do Pará.

“O povo da Palestina, na minha maneira de conhecer, é um povo humilde, respeitoso uns com os outros.”, disse Jovani de Brito, um habitante local, tal como Maria Sônia, que destacou que “o Natal destas crianças, é só na televisão que eles vêem essa festa. O sonho deles é assim tão pequenininho”.

“Atravessámos o Brasil, enfrentando as mais diversas dificuldades nas estradas, sob sol intenso, altas temperaturas, chuvas diluvianas, estradões de terra, pontes estreitas e ferries, mas nunca desistimos porque transportávamos uma carga muito especial,” disse Maurício Corrêa, Director de Marketing da IVECO. "Com o apoio da prefeitura local, fomos capazes de realmente surpreender a cidade. Além dos brinquedos, muitas crianças conheceram o Pai Natal pela primeira vez. Vimos sorrisos em todos os rostos da cidade. Foi um Natal único e muito feliz.”

Cadeia de boa vontade

Na cidade de Laranjal Paulista, no Estado de São Paulo, um único cliente doou milhares de brinquedos. A ação também contou com a participação da FPT Industrial, outra marca do Grupo CNH Industrial. A Rede de Concessionários IVECO também ajudou na recolha. A cidade de Jundiaí, também em São Paulo, também se empenhou no processo de recolha dos brinquedos.

A iniciativa foi apoiada por profissionais de diferentes áreas, de modos distintos, desde a recolha dos brinquedos até à sua entrega. A condutora Jessica Valoski, por exemplo, acompanhou os donativos com os restantes colegas de profissão, enquanto Sergio Kaskanlian, jornalista do “Planeta Caminhão”, documentou o processo de gestão dos brinquedos em Jundiaí. 

Vídeo: Carga Solidária IVECO

A IVECO publicou no Youtube um vídeo sobre a acção que se está a popularizar nas redes sociais: https://youtu.be/U5sRFYc6NDs #cargasolidáriaIVECO

Nele está documentado todo o processo, dos donativos iniciais de brinquedos até à entrega dos presentes na praça central da cidade, invadida por milhares de crianças. Numa atmosfera de celebração e alegria, o Pai Natal juntou-se à multidão que aguardava impacientemente, distribuindo brinquedos para todas as crianças presentes. Tudo aconteceu num clima de solidariedade e confraternização.

No vídeo, as crianças destacaram a paixão de brincar com bolas, bonecos, carrinhos e camiões de plástico. “A ‘Carga Solidária IVECO 2018’ superou inúmeros obstáculos e fez uma longa viagem para colocar um sorriso nas pessoas de Palestina do Pará, e isso faz valer a pena todo o esforço,” acrescentou Maurício Corrêa.

Natal solidário

Outra recente acção social da IVECO e do Grupo CNH Industrial foi o “Natal Solidário” num restaurante do Complexo Industrial de Sete Lagoas. Realizado no final de Novembro, os empregados deram as boas-vindas a crianças e a idosos para uma refeição especial, ajudando o Pai Natal na distribuição das prendas aos convidados.

IVECO

A IVECO é uma marca do grupo CNH Industrial NV, líder global no setor de bens de capital com cotação na Bolsa de Nova Iorque (NYSE: CNHI) e no Mercado Acionista Telemático, organizado e gerido pela Bolsa Italiana (MI: CNHI). A IVECO projeta, fabrica e comercializa uma vasta gama de veículos comerciais ligeiros, médios e pesados, camiões de todo-o-terreno e veículos especiais para variadas aplicações.

A vasta gama de produtos da marca inclui o modelo Daily, proposta que abrange o segmento de veículos entre 3,3 e as 7,2 toneladas, o Eurocargo, das 6 às 16 toneladas, o Trakker (dedicado a missões fora-de-estrada, e o Stralis, ambos acima das 16 toneladas. Adicionalmente, a marca IVECO Astra produz pesados de fora de estrada, veículos de construção rígidos e articulados e outros veículos.

A IVECO emprega cerca de 21.000 pessoas em todo o mundo. Conta com fábricas em 7 países na Europa, Ásia, África, Oceânia e América Latina, onde produz os seus modelos integrando as mais recentes tecnologias. Conta com 4.200 pontos de vendas e serviço em mais de 160 países, garantindo apoio técnico a qualquer veículo IVECO que esteja a operar. 

Carga2