user_mobilelogo

Lançado em 1996 e com uma produção que ultrapassa já 1,5 milhões de unidades, o icónico comercial Citroën Berlingo, destinado aos profissionais, cede agora o lugar à sua 3ª geração. O novo furgão Berlingo concretiza um verdadeiro salto geracional em termos de estilo e equipamento. Robusto e em total coerência com a identidade da Marca, o novo modelo reforça as suas prestações ao serviço do conforto e da modularidade. Concebido para se adaptar a todo tipo de serviços e ofícios, o Berlingo apresenta-se em duas dimensões, M ou XL, e posiciona-se ao nível das expectativas dos clientes com as 2 versões designadas “Worker” e “Driver”, que diferem pela sua filosofia e tipo de utilização, através da sua distância ao solo, nível de equipamentos ou proteções. Eficaz graças à sua grande capacidade de carga, facilidade de acesso e diferentes configurações do interior, com habitáculo Extenso® ou alongado, é o parceiro ideal para todos os profissionais. O novo Citroën Berlingo beneficia de uma nova plataforma para uma melhor facilidade de manobra, mais conforto e segurança. Rompendo com as normas do seu segmento, adota 20 tecnologias de ajuda à condução e 4 tecnologias de conectividade, assim como motorizações de última geração, tais como o novo Diesel 1.5 BlueHDi, o bloco a gasolina 1.2 PureTech ou a caixa de velocidades automática EAT8.

A Citroën revela hoje a 3ª geração do Berlingo na sua versão comercial, proposta destinada aos profissionais. Em 2017, a quota de mercado da Citroën no mercado europeu de veículos comerciais foi de 9,7%, tendo-se posicionado no segundo lugar do respetivo pódio, com mais de 72.000 unidades vendidas. Esta liderança é ainda mais forte no sub-segmento dos pequenos furgões, no qual a Citroën foi sempre a referência em termos de liderança e inovação ao apresentar silhuetas que se tornaram míticas, como o 2CV, o C15 e o Berlingo, bem como o primeiro Diesel na classe, a primeira célula de carga integrada integrada na estética do veículo e o primeiro modelo com 3 lugares à frente. Herdeiro deste rico legado, o novo Berlingo Furgão marca a renovação de um best-seller.

Modelo de referência do “sentido prático” para os profissionais, o Citroën Berlingo é o principal modelo do seu segmento, que soube inovar ao longo dos tempos. Desde o seu lançamento, foram produzidas mais de 1,5 milhões de unidades em todo o mundo, das quais 1,3 milhões na Europa (mais de 470.000 em França). Pleno de ambição, o novo Berlingo pretende prosseguir no caminho do sucesso com esta 3ª geração.

Em resumo, o novo Citroën Berlingo Van é:

01 - UM MODELO ICÓNICO COM UMA PERSONALIDADE FORTE E MODERNA

A Citroën, criadora da silhueta de célula de carga integrada, prossegue aqui a sua história com um furgão mais moderno que nunca. O novo Berlingo oferece, a todos os profissionais, uma morfologia única e um estilo robusto.

  • O novo Citroën Berlingo apresenta uma atitude robusta e protetora. Adota uma morfologia diferentecom um pára-brisas avançado e uma projeção dianteira mais curta, graças, nomeadamente à adoção, na secção dianteira, da plataforma EMP2 que permite uma projeção mais curta na dianteira do veículo.
  • Uma frente específica que garante mais proteção no dia a dia, e coerente com a identidade da Marca Citroën e do seu irmão maior
  • Uma silhueta de linhas fluidas marcada pelos flancos trabalhados, e uma traseira com aspeto funcional.
  • Um interior pensado para os profissionais, que junta robustez e conveniência, e onde se destaca um tablier fluido que integra diversas tecnologias úteis a bordo.

02 – CONFORTO DAS SOLUÇÕES “À MEDIDA”: UM COMERCIAL TALHADO PARA TODO O TIPO DE UTILIZAÇÃO

“Inspired by Pro” para ser o parceiro ideal dos profissionais, o novo Citroën Berlingo explora os seus pontos fortes e oferece uma solução adaptada a cada ofício ou função.

  • Aposta tudo no “feito por medida” e é proposto em duas dimensões: tamanhos M e XL, com 4,40m e 4,75m, respetivamente.
  • Posiciona-se ao nível das expectativas dos clientes, apresentando duas versões específicas, “Worker” e “Driver”, que diferem entre si pela sua filosofia e tipo de utilização.
  • Polivalência e modularidade, através de um habitáculo Extenso® para 3 pessoas (1ª fila de bancos), e um habitáculo alongado e modulável,permitindo transportar até 5 passageiros (2 filas de bancos).
  • Oferece a conceção mais inteligente para facilitar o dia-a-dia, com uma excelente acessibilidade traseira graças às duplas portas traseiras batentes, portas laterais de correr, diversos espaços de arrumação úteis no quotidiano, bem como uma ampla capacidade de carga útil (até 1.000 kg), mantendo sempre a mesma largura entre as cavas das rodas por forma a poder carregar diretamente até 2 europaletes.

03 – O CONFORTO DE UM FURGÃO QUE ADOTA O MELHOR DA SUA ÉPOCA

Perfeitamente atualizado no seu tempo, o novo Berlingo nada fica a dever aos automóveis de uso particular. Oferece um verdadeiro conforto em andamento e uma excelente segurança:

  • Um conceito de ligações ao solo que benificiam do melhor savoir-faire da Citroën ao serviço do conforto.
  • Uma nova plataforma pensada para proporcionar a resposta mais adequada: recorrendo ao melhor savoir-faire, o modelo vê reforçadas as suas prestações com a adoção da plataforma EMP2 na secção dianteira, que propicia uma utilização mais fácil e a inclusão de tecnologias.
  • Um nível tecnológico fora do comum no segmento com a integração de 20 ajudas à condução que facilitam a vida, tais como indicador de excesso de carga e Surround Rear Vision, inéditos entre o conjunto de todos os segmentos VC, Head-up display a cores, travão de estacionamento elétrico, regulador de velocidade adaptativo com função Stop, Active Safety Brake e 4 tecnologias de conectividade, incluindo Citroën Connect Nav e recarga sem fios para smartphone.
  • Motorizações de última geração simultaneamente performantes e eficientes: Diesel 1.5 BlueHDi, Gasolina 1.2 PureTech e introdução da caixa de velocidades automática EAT8.

01 - UM MODELO ICÓNICO COM UMA PERSONALIDADE FORTE E MODERNA     

Citroën: criadora da silhueta de célula de carga integrada

Na Citroën, a história da fourgonnette (ou pequeno furgão) começa em meados do século XX. O Berlingo resulta de uma longa linhagem iniciada em 1950. Nesse ano é apresentado o célebre 2 CV fourgonnette, versão 100% comercial do famoso 2CV. O pequeno furgão compacto dava então os seus primeiros passos com todas as vantagens de um modelo prático e económico que viria a ser um dos mais bem sucedidos da sua categoria. Pioneiro, este modelo é, hoje em dia, um objeto de coleção em todo o Mundo, ficará na história como a primeira fourgonnette de grande série com tração dianteira. Produzido entre março de 1951 e março de 1978, com 1.246.335 unidades lançadas no mercado, trata-se de um verdadeiro modelo icónico.

Em 1978, o 2 CV Fourgonnette é substituído pelo Acadiane. O furgão passa a beneficiar de um restyling e adota a frente do Dyane. Em 9 anos, foram produzidas 235.393 unidades. A grande rutura chegou nos anos 80 com uma nova proposta: o Citroën C15. Depois dos pequenos motores bicilíndricos do 2 CV e, após o Acadiane, o novo modelo que chegou em 1984 possuía um motor de 4 cilindros refrigerado a água. Derivado do Visa nascido em 1978, este modelo mítico, entendido como uma verdadeira ferramenta de profissional, teria uma carreira muito longa e ficaria em produção até 2006, ou seja, dez anos depois do lançamento do Berlingo. A sua reputação de resistência e solidez fizeram dele uma verdadeira vedeta no seu segmento, mas foi também a disponibilidade de uma motorização Diesel que fez aumentar as suas vendas. Só por si, o C15 alcança uma marca superior a 1,18 milhões de unidades produzidas em 22 anos.

A outra grande revolução do final do Século XX chama-se Berlingo. A primeira geração apareceu em julho de 1996, voltando a romper com os códigos estabelecidos, introduzindo mais distinção e conforto. O Berlingo inova com uma silhueta específica e uma célula de carga integrada, um segredo exclusivo do Berlingo. Ao longo do tempo, o seu nome tornar-se-ía sinónimo de referência no segmento.

Em maio de 2008 o Berlingo seria renovado. Esta segunda geração oferece um nível de conforto e de prestações comparáveis às berlinas (modelos familiares), mas também fortíssimos argumentos para a clientela profissional.

Na primavera de 2015, por ocasião do Salão Automóvel de Genebra, o Berlingo reaparece em grande. No ano seguinte, num piscar de olho aos aniversários simultâneos do 2 CV Fourgonnette, que festejava os seus 65 anos, e do Berlingo, que celebrava o seu 20º aniversário, a Citroën criou, para a loja Colette, dois exemplares únicos: o 2 CV Fourgonnette Colette e o Berlingo Colette tornaram-se verdadeiros objetos de coleção.

Um novo design expressivo e moderno

O Citroën Berlingo, cujo design já evoluiu fortemente desde 1996, muda hoje verdadeiramente de época. Na sua apresentação, o novo Citroën Berlingo garante um verdadeiro salto de geração e uma verdadeira subida em gama. Robusto e protetor, o novo Berlingo adota um estilo exterior moderno e enérgico, com linhas fluidas e sem agressividade, e impõe, através das suas proporções equilibradas, um caráter forte e uma forte personalidade.

As equipas de Alexandre Malval, Diretor do Centro de Estilo Citroën, desenharam uma frente específica para a versão comercial. Expressiva e identitária da Marca, a frente é constituída por um capô curto e alto, para dominar a estrada, reforçado por óticas de grandes dimensões que sublinham a filiação com o seu irmão maior Jumpy, e diferente da versão VP. Este conjunto confere-lhe um look atraente e robusto.

De perfil, as linhas jogam o trunfo da proteção e da fluidez, mantendo um verdadeiro equilíbrio, seja qual for o comprimento do veículo escolhido. As linhas laterais colocam ênfase nas grandes portas de correr, que sugerem o lado prático através de numerosas possibilidades de ordenamento e transporte e reforçam a generosidade em termos do volume interior. A sua silhueta de linhas fluidas é marcada pelos flancos trabalhados, enquanto, na traseira, o furgão mantém o aspeto funcional e o van spirit com as suas óticas verticais e ostenta o monograma Berlingo.

A bordo, surge, agora, um habitáculo totalmente renovado. O caderno de encargos das equipas do Estilo Citroën era simples: no coração de um segmento muito marcado pelas expectativas de sentido prático, havia que renovar todas as regras do Berlingo precedente em termos de design e de funcionalidade, para oferecer o melhor compromisso aos seus novos clientes. Plenamente inspirado no programa Citroën Advanced Comfort®, o novo Berlingo Van recebe, assim, um tablier moderno e cuidado, com uma implatação ergonómica totalmente desenvolvida na horizontal. O posto de condução beneficia de um painel de instrumentos moderno, volante multifunções e Head-up display a cores (consoante as versões). Procurando um verdadeiro sentimento de robustez, o novo Berlingo conta com uma apresentação cuidada ao nível do posto de condução, consola central, painéis das portas e bancos. A montagem e os revestimentos são robustos e adaptados a uma utilização profissional. Além disso, o habitáculo do novo Berlingo Furgão apresenta o piso revestido com tapetes TPO, facilmente laváveis, enquanto ao nível do espaço de carga pode dispor, em opção, de piso em madeira antiderrapante, oferecendo uma melhor proteção.

02 - O CONFORTO DAS SOLUÇÕES “POR MEDIDA”: UM COMERCIAL TALHADO PARA TODO O TIPO DE UTILIZAÇÃO

Parceiro ideal para o dia a dia, o novo Berlingo destina-se a um vasto público de profissionais e proporciona uma solução adaptada a cada tipo de utilização, com o acesso a bordo e ao espaço de carga extremamente facilitados.

“Inspired by Pro”

Derivação da assinatura da Marca “Inspired by You” adaptada ao mundo empresarial, a nova assinatura de marca “Inspired by Pro” é inteiramente dedicada aos veículos comerciais Citroën. Tem como alvo ENI’s, comerciantes, coletividades e pequenas empresas que operam em domínios tão diversificados como construção, entregas, serviços, assistência... Uma abordagem que permite ao novo Citroën Berlingo dar resposta às necessidades de cada um dos seus clientes, propondo-lhes uma gama completa adaptada às suas atividades e necessidades de utilização. O novo Berlingo é o comercial “feito por medida” que confere real importância ao condutor/funcionário utilizador em termos de bem-estar e facilidade de utilização, e que melhor se adapta ao seu ofício ou setor de atividade.

Talhado para todos os tipos de utilização

O novo Citroën Berlingo responde a uma enorme variedade de necessidades. É o comercial “por medida” que oferece modularidade e polivalência através de diferentes dimensões, habitáculos, aberturas e uma variedade de espaços de arrumação. Dispõe igualmente de um volume de carga ao melhor nível do segmento no tamanho M, e do melhor rendimento em termos de arquitetura (relação volume útil /dimensões exteriores) no tamanho XL.

2 tamanhos disponíveis:

O novo Citroën Berlingo dispõe, tal como a versão VP, de duas dimensões de carroçaria: uma versão standard tamanho M, com 4,40 m de comprimento e 2,78 m de distância entre eixos, e uma versão alongada tamanho XL com medidas de 4,75 m no comprimento e de 2,97 m na distância entre eixos. Esta última beneficia de um perfil equilibrado, engenhosamente repartido entre a distância entre eixos e a projeção traseira.

2 configurações de habitáculo:

Concebido para profissionais que trabalham em equipa e necessitam de se deslocar assiduamente, o habitáculo Extenso® oferece 3 lugares. Esta configuração permite acolher 3 passageiros à frente (na 1ª fila de bancos) com um lugar central maior que pode ser transformado em escritório móvel com uma pequena secretária orientável. Modulável em função das necessidades, o habitáculo Extenso® adapta-se a todas as situações e dispõe, igualmente, de um banco de passageiro lateral rebatível que permite um maior comprimento de carga, passando a disponibilizar um volume de carga útil entre 3,3 e 3,8 m3 na versão M e entre 3,9 e 4,4 m3 na versão XL. O habitáculo compreende também diversos espaços de arrumação repartidos pelo interior para ter documentos e ferramentas sempre à mão.

Sendo uma silhueta destinada aos profissionais que precisam de levar a bordo entre 1 e 5 passageiros (em alguns mercados) e de transportar grandes volumes, a cabine alongada modulável do novo Berlingo está disponível na versão XL e não requer qualquer transformação específica, uma vez que agora vem totalmente concebida de fábrica. Nesta configuração, o novo Berlingo ganha em modularidade e em polivalência. Em função da utilização requerida, esta versão oferece: um conforto único na 2ª fila de bancos, com um espaço generoso ao nível dos joelhos que é o melhor do segmento (equivalente ao espaço na versão VP), assim como uma capacidade única para transportar objetos compridos graças à possibilidade de rebatimento do banco do passageiro e da 2ª fila de bancos, e uma grade de retenção de carga com alçapão.

2 versões: “Worker” e “Driver”

Adaptado a todo o tipo de utilização, o novo Citroën Berlingo apresenta aos seus clientes profissionais, além das diferentes versões da gama, duas filosofias que se distinguem por fatores específicos:

A versão designada “Worker” é dirigida aos profissionais de transporte de materiais e de funcionários em todos os tipos de locais de construção (estaleiros). O Berlingo beneficia, neste caso, de 3 lugares à frente, maior distãncia ao solo (+30 mm), uma placa de proteção sob o motor e uma melhor motricidade graças ao Grip Control com Hill Assist Descent. Robusta, esta versão distingue-se também pelas rodas de grandes dimensões (690 mm) associadas a pneus Mud & Snow, plataforma de carga com revestimento em plástico, carga útil aumentada para 1.000 kg e um Pack “zona de carga” que inclui iluminação reforçada, tomada de 12V e argolas de fixação a meia altura.

A versão com a designação “Driver” foi especialmente concebida para as empresas e funcionários que têm necessidade de efetuar longos trajetos, ou de efetuar um grande número de entregas em zonas urbanas. Para uma eficácia útil no dia-a-dia, esta versão distingue-se pelo seu conforto em andamento, uma acústica ímpar no segmento e pelas ajudas à condução, graças a: Pack acústico, climatização bi-zona, bancos com regulação do apoio lombar, sensores de chuva e de luz, regulador e limitador de velocidade, travão de estacionamento elétrico, rádio conectado com ecrã de 8’’ e sistema inédito Surround Rear Vision.

Diferentes aberturas para facilitar o acesso de carregamento

O novo Berlingo apresenta diferentes configurações possíveis com 0, 1 ou 2 portas laterais deslizantes. Estas portas deslizantes oferecem uma largura de abertura otimizada para facilitar as operações de carga e descarga, qualquer que seja o local em que veículo está estacionado.

Na traseira, os furgões estão equipados de série com portas assimétricas chapeadas 40/60 com abertura a 180°, com a secção mais pequena no lado direito. As portas traseiras assimétricas estruturais oferecem uma perceção de largura otimizada e ocultam as dobradiças. É um pormenor estético mas também prático, dado que, por estarem ocultas, as dobradiças apresentam, assim, uma melhor inviolabilidade. Em resposta às necessidades de determinados ofícios, os furgões podem igualmente ser equipados, em opção, com portas assiméticas vidradas (abertura 40/60 numa amplitude de 180°) com os óculos traseiros aquecidos e limpa-vidros apenas do lado esquerdo, ou com um portão traseiro com óculo aquecido e limpa-vidros.

Outra engenhosa solução engenhosa do modelo comercial para o transporte de objetos de grande comprimento: o alçapão de tejadilho (girafon). As suas generosas dimensões generosas permitem uma fácil utilização no dia a dia. Caso seja necessário transportar um escadote ou uma escada, o profissional, como um eletricista ou um pintor, por exemplo, poderá deslocar-se com toda a segurança e com as portas fechadas. Esta opção não está disponível para os veículos equipados com 2 portas laterais deslizante, nem na versão tamanho XL. A barra de apoio sobre a qual repousa, uma vez feito o carregamento, possui uma capacidade máxima de 100 kg.

Uma multiplicidade de espaços de arrumação sempre à mão

Pensado, desde o início da sua conceção, para proporcionar conforto interior, o novo Berlingo faz provas da sua utilização prática. Generoso na comodidade e conveniência, dispõe, à frente, de diversos espaços de arrumação para colocar e guardar todos os objetos do quotidiano, dos mais pequenos (canetas, moedas) aos maiores (computador de 15’’, pastas). No total, são113 litros de espaços de arrumação, graças a: gaveta sob o banco, porta-luvas superior Top Box, possível graças à colocação do airbag do passageiro no tejadilho, no compartimento Airbag in Roof, porta-luvas inferior, prateleira no teto (por cima da zona da cabeça), múltiplos locais para colocação de objetos, recipientes das portas ou porta copos. E, para responder às necessidades profissionais, estão acessíveis a bordo 2 entradas USB, 2 tomadas de 12V e 1 tomada de 220V.

Um volume de carga de referência

Graças à sua configuração traseira, uma evolução que decorre da plataforma atual, o novo Berlingo dispõe de uma capacidade de carga recordista. Esta configuração permite obter maior carga útil e manter sempre a mesma largura entre as cavas das rodas (1,23 m), para que seja possível carregar facilmente até 2 euro-paletes. Com efeito, o novo Berlingo distingue-se por um volume de carga único, com um valor mínimo de 3,3 m3 na versão standard até 4,6 m3 na versão XL, e 650 a 1.000 kg de carga útil (segundo as homologações europeias). Para responder mais eficazmente às expextativas dos clientes dos VCL, o novo Berlingo opta pela inovação. Pode ser equipado, em exclusivo, com um indicador de excesso de carga, sendo a primeira vez, em todo o segmento, que tal equipamento surge montado de fábrica. Inovador, este dispositivo informa o utilzador assim que se aproxima ou ultrapassa o limite de peso autorizado. Quanto ao peso máximo rebocável do novo modelo, situa-se nos 1.500 kg.

03 - O CONFORTO DE UM FURGÃO QUE ADOTA O MELHOR DA SUA ÉPOCA

Graças à sua nova plataforma modular, esta nova geração do Berlingo VCL beneficia de uma arquitetura otimizada para um maior conjunto de prestações úteis em termos de facilidade de utilização, conforto e segurança. Conta, por isso, com modernas e inteligentes tecnologias de ajuda à condução e de conectividade, bem como motorizações de última geração.

Conforto em andamento otimizado

Produzido nas fábricas PSA de Vigo, Espanha, e Mangualde, Portugal, o novo Citroën Berlingo adota uma nova plataforma ao serviço da agilidade, habitabilidade e utilização prática, mantendo sempre uma apresentação inconfundivelmente Citroën.

O novo Citroën Berlingo dispõe de uma arquitetura eficiente que oferece ainda maior funcionalidade. A sua plataforma modular deriva da plataforma EMP2 na secção dianteira, enquanto a estrutura traseira é herdada do atual Berlingo. Esta configuração dianteira permite ganhar em maneabilidade, com uma direção assistida elétrica e um diâmetro de viragem ideais para as manobras, bem como otimizar o peso e receber as mais recentes ajudas à condução.

Fiel ao ADN da Marca e em linha com o programa Citroën Advanced Comfort®, o novo Citroën Berlingo conta com um tipo de ligações ao solo resultantes do melhor savoir-faire da Citroën ao serviço do conforto. Fazendo de qualquer percurso a bordo um momento de serenidade para o seu condutor e eventuais passageiros, o novo furgão filtra todas as exigências da estrada, em todas as condições. O excelente conforto em andamento oferecido pelo novo Berlingo traduz-se também pelo conforto da sua posição de condução elevada, mesmo para os condutores de maior estatura, o conforto dos seus bancos (com regulação da altura e apoio lombar e apoios de braço individuais), o conforto das suas suspensões e o conforto da sua insonorização, graças ao tratamento acústico de alto nível.

Para um conforto de condução diário e em todos as condições meteorológicas, o novo Berlingo adota o sistema “Magic Wash”, que permite manter a visibilidade durante todo o processo de lavagem do pára-brisas. Outros equipamentos e tecnologias mencionados a seguir permitem, por sua vez, aliviar a carga mental do condutor.

Tecnologias inovadoras e que tornam a vida mais fácil

Funcional e prático, o novo Citroën Berlingo inspira igual dose de tranquilidade. Perfeitamente atual e empenhado em oferecer aos profissionais uma condução sempre mais segura e serena, o novo Citroën Berlingo é um verdadeiro concentrado de tecnologias úteis numa base diária.

  • 20 Ajudas à condução e às manobras

O novo Berlingo garante, assim, um elevado nível de conforto e de segurança graças a inovações importantes.

Inéditos em todos os segmentos VCL:

  • Indicador de excesso de carga: esta inovadora função incorporada permite informar o utilizador da ultrapassagem do peso máximo autorizado; quer se trata do peso máximo de carga tecnicamente admissível (PMCTA) ou da carga máxima tecnicamente admissível sobre cada eixo (à frente e atrás). Trata-se de um triplo objetivo simultâneo: impedir o excesso de carga e o risco na estrada relacionado com o rebentamento de um penu ou o seu desgaste prematuro, responder às expectativas relacionadas com a segurança dos clientes e evitar os riscos de coimas previstas para o excesso de carga. A aferição do peso da carga presente a bordo do veículo é ativada de duas formas: no arranque do motor, de forma automática, ou com o veículo parado, bastando, neste caso, carregar no botão situado na zona de carga. O sistema fica então ativo durante 5 minutos.
  • Visão traseira surround (Surround rear vision): este sistema permite aumentar a visibilidade tanto em condução como em manobras em locais por vezes apertados (armazéns, estaleiros, trânsito urbano, etc), sem comprometer a proteção da carga do veículo, graças a painéis totalmente chapeados (o conteúdo pode, por vezes, exceder mesmo o valor do veículo, e está facilmente exposto ao furto dado que é visível do exterior). O sistema permite apresentar a vista nas imediações do veículo a fim de limitar os ângulos mortos para o condutor do furgão chapeado, apresentando num ecrã de 5’’, a cores, situado no local e substituindo o retrovisor central interior, as imagens de duas câmaras colocadas na base do retrovisor do passageiro e nas portas traseiras assimétricas. Este sistema possui três sub-funções:

- Vista lateral do lado do passageiro: permite visualizar a zona lateral do lado do passageiro do veículo, bastando, para o efeito, carregar no botão na extremidade da haste dos indicadores de mudança de direção

- Vista traseira de vigilância: proporciona uma ajuda visual no eixo do veículo.

- Ajuda visual em marcha-atrás: permite visualizar a zona traseira mais próxima, ao engrenar-se a marcha-atrás. (Em andamento para a frente, a vista por defeito é a vista traseira de vigilância).

Sistemas raros no segmento dos pequenos furgões (B-VCL):

  • Head-up display a cores: sistema que permite ao condutor obter informações úteis à condução no seu campo de visão. Projetados a cores numa lâmina rebatível, os dados (velocidade, conselhos do regulador e limitador de velocidade, etc) estão acessíveis em todos os momentos, sem desviar os olhos da estrada
  • Travão de estacionamento elétrico: sistema que permite a imobilização automática do motor, o desbloqueio automático quando o veículo inicia a marcha (ativado por defeito) ou manualmente premindo o comando de controlo.
  • Regulador de velocidade adaptativo com função STOP (com EAT8): sistema que assegura 2 funções usando a câmara multifuncional posicionada na parte superior do para-brisas: a manutenção automática da velocidade do veículo ao valor programado pelo condutor e o ajuste automático da distância para o veículo que o precede. Este sistema deteta um veículo à sua frente, que siga na mesma direção. Adapta-se automaticamente à velocidade do veículo que o precede, usando o travão motor e o sistema de travagem (as luzes de stop irão piscar de seguida), mantendo uma distância constante:

- Se o veículo que o precede for mais devagar, o sistema diminui a velocidade (até 30 km/h com uma caixa de velocidades manual), até parar completamente o veículo (com a caixa de velocidades automática EAT8);

- Se o veículo que o precede acelerar ou mudar de faixa, o regulador acelera gradualmente até retomar a velocidade programada;

- Se o condutor ativar as luzes de mudança de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permite uma aproximação temporária do veículo que o precede para ajudar a ultrapassar, sem que nunca exceda a velocidade estabelecida.

  • Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa: sistema de deteção, usando uma câmara que reconhece as linhas contínuas ou descontínuas, a transposição involuntária de uma marca longitudinal no piso referente aos corredores de tráfego. Logo que o sistema identifica um risco de passagem inadvertida, há lugar a uma contra brecagem gradual para manter o veículo na sua faixa original, havendo uma luz a piscar durante essa correção. Caso o condutor queira manter a direção do seu veículo, poderá evitar a correção segurando com firmeza o volante (numa manobra de emergência, por exemplo). A correção será interrompida assim com a ativação das luzes indicadoras de mudança de direção. A velocidade deverá estar compreendida entre os 65 e os 180 km/h.
  • Alerta de Atenção do Condutor: sistema de alerta ao condutor em caso de vigilância reduzida. Este sistema avalia o estado de alerta do condutor através da identificação de desvios na trajetória, em comparação com as marcas no piso, graças a câmara multifuncional localizada na parte superior do para-brisas. Esta função é ideal para estradas ou vias rápidas de velocidade superior a 65 km/h.
  • Coffee Break Alert: sistema que aconselha o condutor a fazer uma pausa após um período de condução de duas horas, a velocidades superiores a 65 km/h.
  • Reconhecimento aumentado dos painéis e recomendações de velocidade: sistema de deteção e leitura automática de alguns painéis de sinalização de limite de velocidade e de fim de limite de velocidade, usando a câmara multifuncional posicionada na parte superior do para-brisas. O pictograma do painel detetado e a velocidade máxima permitida detetadas pela câmara são exibidos a cores no ecrã de 3,5’’ e na lâmina do sistema heads-up display. As informações são atualizadas sempre que se passe por uma placa de velocidade, sendo que o sistema também leva em conta as informações dos limites de velocidade da cartografia do sistema de navegação.
  • Sistema de Vigilância de Ângulo Morto: sistema que avisa o condutor da presença de um veículo nos denominados ângulos mortos, através de uma luz nos retrovisores exteriores.
  • Alerta de Risco de Colisão: esta função permite avisar o condutor de que o seu veículo está em risco de entrar em colisão com o veículo da frente, ou da presença de um peão na sua via de circulação. Se um risco de colisão é detetado, é acionado um alerta visual e sonoro ao condutor.
  • Active Safety Brake: sistema de travagem de emergência com aviso sonoro e visual para reduzir o risco de colisão frontal, travando em lugar do condutor, caso este não responda muito rapidamente. A câmara multifunções colocada na parte superior do pára-brisas deteta obstáculos como, por exemplo, um veículo que circule no mesmo sentido ou que esteja parado. Quando o veículo circula a uma velocidade entre os 5 km/h e os 85 km/h, a função opera o travão automaticamente sempre que deteta um risco de colisão com um veículo em movimento. A velocidade do veículo não deve exceder os 80 km/h quando se deteta um veículo parado e os 60 km/h quando se trata de um peão.
  • Comutação automática dos máximos: sistema de comutação automática do feixe dos faróis de máximos para médios, baseado nas condições de tráfego e de luz circundantes na condução noturna.
  • Iluminação estática de intersecção: sistema que depende do ângulo do volante e que opera abaixo dos 40 km/h. O projetor do farol de nevoeiro esquerdo ou direito ilumina-se, complementando o fluxo principal, iluminando até 75° o ângulo direito ou esquerdo do veículo.
  • Acesso e arranque mãos-livres: sistema que permite fechar, abrir e ligar o veículo mantendo a chave guardada. O carro reconhece o condutor quando este aproxima a mão das pegas das portas da frente ou da bagageira.
  • Ajuda ao arranque em inclinação: sistema que facilita o arranque em subida e impede o veículo de descair quando o pedal do travão é libertado. Essa função atua em declives superiores a 3%, estabilizando o veículo por 2 segundos.
  • Ajuda ao estacionamento lateral: sistema que informa a proximidade de obstáculos nas laterais do veículo aquando de manobras, através da memorização dos dados reportados pelos sensores situados no pára-choques dianteiro e traseiro, associados à trajetória do veículo.
  • Camâra de marcha-atrás: sistema que permite, através de indicações visuais e sonoras, detetar obstáculos na traseira do veículo.
  • Controlo de estabilidade do atrelado: em veículos equipados com um dispositivo de engate (opção de fábrica), o novo Citroën Berlingo Van integra um estabilizador de reboque. Esta função adicional do ESP deteta os movimentos de oscilação do reboque, atuando sobre os travões para estabilizar o mesmo e, se necessário, reduz a potência do motor para desacelerar o veículo. Ele deteta o reboque desde que o conector elétrico deste último esteja ligado ao veículo trator.
  • Grip Control com Hill Assist Descent: dispositivo de motricidade em todas as condições, o Grip Control permite que o veículo adapte a sua motricidade nas rodas dianteiras dependendo do tipo de terreno encontrado. Basta selecionar um dos 5 modos no comando, localizado ao nível da consola central (Standard, Neve, Lama, Areia, ESP OFF). Combinado com o Grip Control, o Hill Assist Descent ajuda a manter o veículo a uma velocidade reduzida mesmo em fortes inclinações. Essa tecnologia permite manter o controlo, reduzindo o risco de escorregar ou embalo do veículo durante a sua progressão em descida, para a frente ou em marcha-atrás.
  • 4 Tecnologias de conectividade

Simultaneamente, o novo Citroën Berlingo Van garante conforto e bem-estar às ligações digitais disponíveis a bordo, para que o profissional esteja permanentemente conectado com os seus clientes e com os seus companheiros de trabalho.

  • Função Mirror Screen com Android Auto, Apple CarPlay™ e MirrorLink®: sistema que permite transpor as aplicações de um smartphone no ecrã tátil de 8’’ com toda a segurança.
  • Citroën Connect Nav: sistema de navegação conectada 3D de última geração que oferece muitas vantagens. Juntamente a um ecrã tátil capacitivo de 8’’, operado com um simples toque com a ponta de um dedo, este sistema também beneficia de um reconhecimento de voz para controlo da navegação, telefone e funções de media, sem que o condutor tenha de tirar os olhos da estrada. Este sistema está associado a serviços conectados como o TomTom Traffic, permitindo obter informações em tempo real sobre o tráfego, localização e preços de postos de combustível e de estacionamentos, informações meteorológicas e busca de pontos turísticos (em opção localização das zonas de perigo).
  • Citroën Connect Box com Pack SOS e assistência incluída: serviço de chamadas de assistência e de emergência geolocalizadas. Em caso de acidente ou qualquer outra situação que requeira uma ação urgente, o sistema permite o envio de ajuda adequada, automaticamente, ou através de um dos ocupantes do veículo, pressionando o botão “SOS”. Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, este serviço é gratuito. Para oferecer maior conforto ao cliente, é possível entrar em contacto com o centro de assistência pressionando, durante algum tempo, o botão “Double Chevron”.
  • Recarga sem fios de smartphones, com uma zona de apoio específica. Novo dispositivo para recarga por indução de uma vasta gama de smartphones ou dispositivos compatíveis com o Standard QI através de um tapete de carga integrado, para esta finalidade, na consola central. Evita a utilização de cabos física e esteticamente volumosos. A transmissão de energia sem fios baseia-se no princípio da indução magnética.

Motorizações de última geração

Esta 3ª geração do comercial Berlingo beneficia de um comportamento em estrada dinâmico e oferece aos clientes profissionais uma melhor qualidade de condução, bem como custos de utilização otimizados. As evoluções resultam da junção de uma nova plataforma leve com motorizações de última geração e eficientes em termos de consumos e emissões de CO2.

O novo Berlingo adota os blocos 1.2 PureTech a gasolina e 1.5 BlueHDi a gasóleo, adaptados a todos os tipos de utilização, urbanos e extra-urbanos. São motorizações cada vez mais amigas do ambiente, que oferecem performances de primeiro nível, bem como consumos reais controlados.

O novo Berlingo beneficia, igualmente (consoante os motores), de uma caixa automática de 8 velocidades de nova geração (EAT8), com claras vantagens em termos de prazer de condução em todas as situações. Concebida e desenvolvida em colaboração com o especialista japonês Aisin, esta caixa automática “Efficient Automatic Transmission” de 8 velocidades (com patilhas no volante, para possibilitar passagens de caixa de forma manual), apresenta-se simultaneamente intuitiva e fluida. Oferece, no dia a dia, um conforto de utilização e um maior prazer nas passagens de caixa graças à otimização das permutas de binário entre o motor e a caixa, com as 2 relações suplementares a permir a redução dos saltos nas rotações entre cada passagem.

  • Gama a gasolina2 PureTech: (consoante os mercados)

- PureTech 110 S&S CVM6

- PureTech 130 S&S EAT8* disponível a partir do segundo semestre de 2019

  • Gama Diesel 1.5 BlueHDi: (consoante os mercados)

- BlueHDi 75 CVM

- BlueHDi 100 CVM

- BlueHDi 100 S&S CVM

- BlueHDi 130 S&S CVM6 ou EAT8

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Comprimento: 4,40 m no Tamanho M / 4,75 m no Tamanho XL

Largura: 2,10m (retrovisores abertos)

Altura: 1,80m no Tamanho M / 1,85m no Tamanho XL “Worker”

Volume útil: 3,3 m3 no Tamanho M / 3,9 m3 no Tamanho XL; até 3,8 m3 com a cabine Extenso no Tamanho M e até 4,4 m3 no Tamanho XL

Carga útil: até 1000 kg no Tamanho M / até 950 kg no Tamanho XL

Comprimento útil: 1, 81 m no Tamanho M / 2,16 m no Tamanho XL

Peso rebocável: até 1500 kg (sem transferência de carga), segundo as motorizações

Novo Citroën Berlingo Furgão 04