user_mobilelogo

O anúncio, por parte do Ministério Federal dos Transportes e Infraestruturas Digitais da Alemanha, de novos apoios/subsídios para camiões energeticamente mais eficientes e com baixas emissões de CO2, é a confirmação de que o país está a adoptar o Gás Natural como uma solução para a poluição.

A IVECO está apta a ajudar os operadores de transportes a aceder aos novos fundos de apoio e, assim, converter a sua frota para Gás Natural, dispondo, para o efeito, da sua gama completa de camiões a GNC e GNL elegíveis para esses apoios.

A “IVECO Natural Power Tour 2018” arranca em Dortmund e vai percorrer toda a Alemanha até Outubro, proporcionando demonstrações e test-drives de toda a gama de veículos a GNC e GNL.

O anúncio feito, na passada segunda-feira, pelo Ministério Federal dos Transportes e Infraestruturas Digitais da Alemanha, da abertura de candidaturas a novos subsídios para promover a aquisição de veículos pesados amigos do ambiente, indica que o país está a adoptar o Gás Natural como uma solução para combater a poluição nas suas estradas.

Andreas Scheuer, Ministro Federal dos Transportes e Infraestruturas Digitais, declarou: “Queremos ajudar os operadores de logística a transitar para camiões amigos do ambiente. Todos irão beneficiar com esta mudança: as empresas de transportes, o ambiente e todo os que residem junto de estradas particularmente afectadas pela poluição.”

O Ministro mostrou um significativo empenho no apoio a esta transição energética, tendo reservado, só para 2018, um montante de 10 milhões de Euros, para financiamento deste programa que decorrerá, pelo menos, até 2020. As directrizes do financiamento centram-se em transportes pesados de mercadorias, com camiões acima de 7,5 toneladas, propulsionados a Gás Natural, bem como motorizações eléctricas específicas. Os montantes de apoio ascendem a 8.000 Euros para o GNC e 12.000 Euros para o GNL, com um tecto de 500.000 Euros por empresa. Este montante máximo de financiamento vai permitir o desenvolvimento da estrutura de abastecimento, na medida em que significa subsidiar a compra de 40 a 60 veículos a Gás Natural por parte de uma empresa, tida como a dimensão de frota ideal para garantir um rápido retorno do investimento num posto de abastecimento.

Pioneira na utilização de GNC e GNL no transporte de mercadorias, a IVECO está apta a ajudar os operadores de logística nas suas candidaturas aos novos subsídios, graças à sua gama completa de veículos pesados, os quais já deram provas nas frotas dos maiores operadores de logística europeus, tais como a Perrenot, cuja frota de camiões IVECO Stralis NP efectua, em França, transportes sustentáveis a clientes como Carrefour, Casino e Auchan, país onde também a Transports P. Mendy tem como clientes a Michelin e o Intermarché. Em Itália, a LC3 opera para o LIDL e IKEA e a Maganetti para a Nestlé Waters. Em Espanha destaca-se a Acotral, que tem como cliente a Mercadona.

Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, declarou: “O anúncio da passada segunda-feira é mais uma confirmação da visão de futuro da IVECO para o sector dos transportes, com a propulsão a gás natural a afirmar-se, já hoje, como uma tecnologia amadurecida que proporciona uma solução viável e lucrativa. Na IVECO, constatamos já um forte incremento na procura dos nossos camiões Natural Power, com um crescente número de operadores internacionais de logística a optar pelo gás natural, à medida que convertem as suas frotas, de forma a alcançar os elevados padrões de sustentabilidade pretendidos para as suas operações. Na Alemanha, um dos pontos centrais da rede transporte rodoviário, este programa de financiamento vai também ajudar a acelerar o desenvolvimento da estrutura de abastecimento. É ainda uma ligação perfeita com a digressão ‘Natural Power’ que vamos iniciar na Alemanha, com a ajuda de um posto de abastecimento móvel de GNL.”

No decorrer da “IVECO Natural Power Tour 2018”, a IVECO irá exibir toda a sua gama de veículos a GNC e GNL, num programa de demonstração que, entre Junho e Outubro, irá abranger todo o território alemão, oferecendo aos clientes a oportunidade de efetuar testes de condução à sua gama de veículos.

Os modelos IVECO Natural Power abrangem veículos de 3,5 toneladas e comerciais ligeiros, bem como camiões de longo curso até 50 toneladas de PBC (Peso Bruto Combinado). A gama Daily a gás natural inclui o modelo Daily Hi-Matic Natural Power, o primeiro veículo a Gás Natural Comprimido equipado com uma caixa automática de 8 velocidades disponível no sector dos VCL (Veículos Comerciais Ligeiros), e que foi eleito “Furgão Internacional do Ano 2018” e “Camião Sustentável do Ano 2018”. Na gama média, o Eurocargo, o “Camião de que a Cidade Gosta” (“Truck the City Likes”) e “Camião do Ano 2016”, está disponível em versões Natural Power entre 11 e 16 toneladas. No segmento dos transportes pesados de longo curso, a IVECO propõe do Stralis NP, eleito “Camião de Baixo Carbono do Ano” no Reino Unido, e o único camião disponível no mercado a gás natural concebido para transporte de longo curso.

Todos os veículos da gama Natural Power proporcionam aos operadores de transportes diversas vantagens relacionadas com as baixas emissões, tais como o acesso ao centro das cidades e a zonas com restrições de trânsito, bem como um funcionamento silencioso perfeito para trabalhar durante a noite, tudo em combinação com as vantagens de baixos Custos Totais de Propriedade (CTP/TCO). Além disso, a IVECO está apta a apoiar as frotas Natural Power dos seus clientes através da sua rede, a mais avançada e experiente na assistência a veículos a GNC e GNL.

Eurocargo Natural Power