user_mobilelogo

A Bridgestone, empresa de pneus e borracha líder a nível mundial[1], lançou o novo Weather Control A005, um pneu para todas as estações no segmento de turismo e veículos SUV, que ajudará os condutores a manter o controlo da sua viagem em qualquer altura. Desde o seu ótimo desempenho em curva até a travagens inesperadas na cidade, este pneu premium garante um controlo extraordinário, principalmente em condições de chuva, essencial para os condutores europeus.

A Bridgestone desenvolveu o Weather Control A005 como resposta às necessidades dos utilizadores que procuram conforto e segurança durante todo o ano. “Queríamos desenvolver um pneu para todas as estações, para os condutores que procuram manter o controlo com os mesmos pneus em qualquer altura, seja com sol, chuva ou até a ocasional neve, sem comprometer a sua segurança. E conseguimo-lo com o novo Bridgestone Weather Control A005,” afirma Laurent Dartoux, Diretor Executivo de Estratégia e Marketing da Bridgestone EMEA.

Desenvolvido por e para utilizadores finais

No entanto, a história do Weather Control A005 não começa numa mesa de desenho. Antes de se dar início ao seu processo de desenvolvimento, a Bridgestone levou a cabo um estudo para avaliar as necessidades e expetativas de 15.000 utilizadores quanto a pneumáticos de todas as estações, onde os inquiriu também sobre os desafios de condução que enfrentam diariamente. “Os condutores querem ter a certeza que os seus pneus são seguros em diferentes condições meteorológicas”, explica Laurent Dartoux. “Mas o nosso estudo revelou que a principal preocupação dos condutores europeus é a segurança em condições de chuva e piso molhado.”                                                        

Segurança e rendimento

Não há dúvida que a Bridgestone deu ouvidos aos seus clientes. Testado e certificado pelo TÜV SÜD, um dos institutos europeus de testes automobilísticos mais prestigiados, o Weather Control A005 demostrou um rendimento superior ao seu concorrente direto a nível de desempenho em travagem, tanto em piso molhado como em neve.[2] Além disso, o Bridgestone Weather Control A005 recebeu a qualificação de “A”, segundo os parâmetros da UE, na categoria de aderência em piso molhado; e a classificação “C” pela sua resistência de rolamento (em determinadas medidas, atingiu a qualificação “B” nesta categoria).

Graças ao seu desempenho em neve, o novo Bridgestone Weather Control A005 cumpre com os requisitos legais em 365 dias do ano, certificado pelo 3PMSF (3 Peak Mountain Snow Flake). Desenvolvido para durar, o Bridgestone Weather Control A005 oferece uma ótima quilometragem, equivalente ao do Bridgestone Turanza T005, um pneu premium do segmento de verão para turismo e SUV.[3]

Desenvolvido e fabricado na Europa

Os engenheiros e químicos altamente qualificados do Centro Técnico da Bridgestone em Roma (Itália), são os responsáveis pelo design do novo Bridgestone Weather Control A005. A banda de rodagem apresenta um padrão de piso em forma de “V”, com sulcos profundos na zona do ombro e um desenho inovador, em forma de “Z”. Este design, aliado a uma otimização da construção da carcaça do pneu e a uma melhor distribuição da pressão de contacto, garantem um rendimento que cumpre com as expetativas dos utilizadores finais quando à aderência, ao consumo de combustível e à resistência ao desgaste. O desempenho do pneu é ainda reforçado pela tecnologia patenteada Nano Pro-TechTM da Bridgestone e pelo composto em alto teor de sílica.

Disponibilidade

A Bridgestone lançou o Weather Control A005, o seu primeiro pneu de turismo e veículos SUV, em maio deste ano. Disponível em 68 medidas para jantes de 15 a 20 polegadas, a gama abrange de imediato 94% da procura de pneus da sua categoria, com medidas adicionais a serem disponibilizadas em 2019.

Em novembro de 2018, pouco tempo após o lançamento inicial, a Bridgestone irá comercializar também quatro medidas do Weather Control A005 para turismo e carrinhas comerciais, nas quais será incorporada a tecnologia DriveGuard, uma inovação única que permite aos condutores continuarem a sua viagem após um furo.[4]

 [1] Baseado nas vendas de pneus em 2016. Fonte: Tire Business 2017 - Global Tire Company Rankings.

[2] Retirado do Relatório Anexo Nº. [713126975] RESUMO 1. Comparado com o rendimento do seu principal concorrente no mesmo segmento: Michelin Cross Climate Plus. Testes realizados por TÜV SÜD, a pedido da Bridgestone, entre março e abril de 2018, na Pistas de Testes de Bridgestone (EUGP em Itália e provas de neve em SPG, na Suécia) com pneus na medida 205/55 R16. Pneus concorrentes adquiridos por TÜV SÜD no mercado europeu. Veículo de testes: VW Golf 1.6 TDI.

[3] Baseado em testes internos efetuados nas instalações da Bridgestone. Medida do pneu: 205/55 R16. A vida útil do pneu depende do estilo de condução, pressão, manutenção do pneu e do veículo, condições meteorológicas, etc.

[4] A distância de condução após um furo pode variar em função do peso do veículo, temperatura exterior e altura em que o sistema de controlo de pressão do pneu (TPMS) foi ativado. Os pneus DriveGuard só estão disponíveis para veículos equipados com este sistema.

IM