user_mobilelogo

·         Um robô-veículo elétrico, concebido para o transporte público ou particular na cidade.
·         Para uma mobilidade partilhada que contribui para a melhoria da qualidade de vida urbana.
·         Um veículo que antecipa uma visão da empresa e que oferece numerosas possibilidades em matéria de mobilidade.
 
A Renault apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o seu concept de um robô-veículo, de mobilidade por medida, com um design emblemático que se harmoniza perfeitamente com o ambiente urbano. O objetivo é promover novas formas de deslocação nas cidades congestionadas.

Simultaneamente veículo e serviço, o Renault EZ-GO é o primeiro concept de robô-veículo elétrico, autónomo e partilhado, que permite aos utilizadores deslocarem-se desde um local identificado - uma estação - ou geolocalizado por uma aplicação. Para a Renault, a implementação deste tipo de serviços, ligados às infraestruturas urbanas e associados a sensores inteligentes, a análises de dados, a serviços conectados ou ainda a sistemas multimodais, terá um papel fundamental no sucesso das soluções de mobilidade e das cidades inteligentes do futuro.

«Os serviços de mobilidade por medida e partilhada constituem uma oportunidade extraordinária para a Renault, sobretudo quando se trata das cidades. Muitas delas abrigam uma população envelhecida (ou, pelo contrário, muito jovem) que procura novas soluções de mobilidade», afirma Thierry Bolloré, Diretor Geral Adjunto do Grupo Renault. «Já começámos a desenvolver novos serviços de mobilidade e sabemos que o Grupo Renault está em ótima posição para investir neste mercado potencial com serviços de mobilidade elétricos, conectados e autónomos, vocacionados tanto para os particulares como para as empresas. O nosso novo concept oferece uma pré-visualização do que poderemos esperar no futuro.»

O EZ-GO é o primeiro modelo de uma série de concept-cars elaborados pela Renault no âmbito do desenvolvimento dos seus serviços de mobilidade. Esta série será revelada ao longo de 2018. O EZ-GO surge na sequência do sucesso do lançamento do SYMBIOZ, o concept elétrico, conectado e dotado de uma capacidade de condução autónoma de nível 4 destinado a particulares.

EZ-GO, um concept-car para uma mobilidade urbana partilhada

O EZ-GO é, ao mesmo tempo, um serviço e um robô-veículo partilhado, destinado a ser explorado tanto por empresas privadas como públicas. Representa uma alternativa aos veículos particulares e aos transportes públicos, como o metropolitano ou o autocarro. O EZ-GO foi concebido para transportar pessoas sozinhas ou em pequenos grupos.

Disponível a pedido, através de uma aplicação ou em estações fixas espalhadas pela cidade, este robô-veículo associa a flexibilidade e o conforto do veículo individual à eficácia e segurança dos transportes coletivos, que permitem aos passageiros não se preocupar com a estrada.

«Elegante e adaptado ao ambiente urbano, este veículo oferece uma visibilidade panorâmica de 360 graus, sem precedente na cidade, e ainda um espaço convivial e agradável, propício à descontração.» afirma Laurens van den Acker, Diretor do Design do Grupo Renault.

Graças a uma arquitetura inovadora e ao design que lembra uma célula de sobrevivência, o veículo alarga ao máximo o campo de visão dos sensores do sistema autónomo e permite que a luz do dia invada todo o habitáculo, graças ao teto panorâmico de vidro. A altura contida deste robô-veículo em nada interfere com a vista dos peões na cidade. Uma vez conectado à sua paragem, o veículo oferece uma plataforma ampla dotada de uma rampa, para permitir a entrada a bordo com toda a simplicidade tanto de pessoas sem dificuldades de mobilidade como de pessoas em cadeiras de rodas.

O Renault EZ-GO está dotado de uma capacidade de condução autónoma de nível 4, o que significa isto que é capaz de conservar a distância para o veículo da frente, manter-se ou mudar de faixa de rodagem e virar sozinho num cruzamento. Também pode, de forma autónoma ou através da sua ligação com o centro de controlo, colocar-se em modo de segurança em caso de incidentes excecionais nas proximidades. O Renault EZ-GO favorece ativamente a segurança dos passageiros, graças à velocidade máxima de 50 km/h. Além disso, a amplitude da sua porta frontal permite entrar e sair do veículo com toda a segurança e longe da zona de circulação, com iluminação do local onde a plataforma se irá estender no solo.

A inovadora tecnologia de quatro rodas diretrizes Renault 4CONTROL foi igualmente incorporada no veículo, para favorecer a agilidade e a segurança.

O concept EZ-GO materializa a visão do robô-veículo do futuro, mas o Grupo Renault não pretende ficar por aqui. A sua ambição é comercializar novas soluções de mobilidade partilhada e para isso, o Grupo continuará a desenvolver novos conceitos inovadores, graças às suas parcerias com empresas privadas e do setor público, explorando plenamente as capacidades da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em matéria de investigação e desenvolvimento.

Renault EZ-GO, uma visão da mobilidade urbana partilhada
 
Em 1898, quando se davam os primeiros passos no mundo automóvel, Louis Renault subiu a rue Lepic, uma das mais íngremes de Paris, com o primeiro automóvel dotado de uma caixa de velocidades de ligação direta.

Há 120 anos foi uma proeza técnica sem precedentes e foi este momento que colocou a Renault no centro da revolução dos transportes, com um espírito de liberdade, de paixão pela condução e pela competição automóvel.

Ao longo desta história, graças ao espírito de inovação inspirado por Louis Renault, as marcas do Grupo Renault souberam desenvolver veículos acessíveis para facilitar a vida dos seus clientes, acompanhando, até mesmo ultrapassando as tendências e mudanças do mundo automóvel.

Hoje, inicia-se uma nova era no mundo dos transportes, com evoluções ainda mais profundas, tanto para os utilizadores como para os construtores. A visão do Grupo Renault mantém-se: garantir uma mobilidade sustentável a todos, hoje e amanhã. Esta visão ainda é mais pertinente do que nunca perante as evoluções tecnológicas, as novas expetativas dos utilizadores, os desafios societais e as imposições regulamentares com que somos confrontados.

O futuro da mobilidade será elétrico, conectado e autónomo. Com opção de conduzir ou de se deixar conduzir. Com ou sem condutor a bordo. Com veículos que deixarão de ser produtos isolados para serem parte integrante do seu ambiente. Com serviços de mobilidade que se integrarão em cidades tornadas inteligentes graças às tecnologias conectadas, aos dados inteligentes e a outras inovações próprias para tornar a vida urbana mais agradável.

Em 2017, apresentámos a nossa visão do futuro da mobilidade pessoal com o SYMBIOZ Concept e o SYMBIOZ Demo car. Em 2018, apresentamos a nossa visão do futuro da mobilidade partilhada com o EZ-GO.

O Renault EZ-GO de relance
Concebido para ser integrado na cidade, o Renault EZ-GO é simultaneamente um veículo e um serviço. Reflete o ADN da marca, propondo uma nova experiência de mobilidade agradável e prática:
·         O Renault EZ-GO pode ser reservado a partir de uma aplicação de smartphone ou diretamente numa estação.
·         Propõe o conforto do automóvel individual para trajetos agradáveis e sem preocupações.
·         Os passageiros podem dedicar este novo tempo livre à leitura, ao trabalho, ao entretenimento, à visita da cidade, ao descanso, etc.
·         É um serviço para todos! Este robô-veículo pode ser usado por todos os tipos de utilizadores, nomeadamente pelos que ainda não podem, já não podem ou não querem conduzir. Para trajetos com um único passageiro, em família ou entre amigos, ou até mesmo partilhando-o com outros utilizadores.

O papel do Renault EZ-GO
 
Simultaneamente um veículo e um serviço
O Renault EZ-GO (pronunciar "Easy Go") é um "robô-veículo", um veículo partilhado autónomo e sem condutor, com motorização elétrica. Circulando na cidade e nas áreas periféricas-urbanas, destina-se ao transporte de pessoas - até 6 passageiros ao mesmo tempo. É acompanhado de uma estação dedicada que se integra no mobiliário urbano.
O Renault EZ-GO é mais do que um concept-car. É simultaneamente um veículo e um serviço, uma peça do ecossistema das cidades inteligentes que está a ser construído entre as autoridades públicas, os municípios e o setor privado. A sua plataforma modular permite uma série de usos e de carroçarias. Trata-se do primeiro membro de uma família de concept-cars que será apresentada ao longo do ano de 2018.
O Renault EZ-GO fornece uma solução de mobilidade a pedido para todos. Funciona como um serviço de reserva imediata, através de uma aplicação ou a partir das estações implantadas na cidade, em função do que a operadora propõe.
 
Um papel duplo na cidade
O Renault EZ-GO representa a visão da Renault relativamente a um futuro serviço de mobilidade por medida e o seu compromisso para com uma mobilidade eficiente, sustentável e acessível a todos.
Além deste aspeto simbólico e graças aos seus aspetos funcionais, o Renault EZ-GO desempenha um papel duplo na cidade.
Antes de mais, facilita as deslocações para todos, enquanto meio de transporte único ou inserindo-se num esquema multitransportes. De porta a porta ou de/para uma estação. Libertando-se da condução, os utilizadores dedicam o seu tempo a bordo a atividades profissionais ou de entretenimento.
O Renault EZ-GO também tem um impacto positivo na cidade porque incentiva a mobilidade partilhada, silenciosa e não poluente, graças à sua motorização elétrica e aos sistemas de rede inteligente (smart grid) e de segunda vida das baterias que podem acompanhá-lo. A silhueta trapezoidal do Renault EZ-GO, a sua altura limitada e as suas grandes superfícies envidraçadas fazem dele uma janela aberta para a cidade, mais discreta do que um autocarro ou um mini-bus clássico. A rampa com um suave declive facilita o acesso aos carrinhos de bebé e às pessoas em cadeiras de rodas ou com muletas, por exemplo. O ecrã que fornece informações sobre a cidade é útil para todos, mesmo para quem não utiliza o serviço.
 
Usos e utilizadores do Renault EZ-GO
 
Uma nova experiência de vida a bordo, conectada e personalizada
A experiência a bordo do Renault EZ-GO começa logo no embarque. Sem necessidade de se contorcer, a inovadora porta frontal permite entrar no veículo de pé. A pequena plataforma ajusta-se ao ambiente, baixando até à estrada ou colocando-se ao nível da rampa de acesso de uma estação.
Uma vez no interior, os passageiros podem desfrutar de um espaço de partilha aberto, propício ao convívio graças a assentos tipo sofá, distribuídos em forma de círculo. É possível escolher o lugar onde se vai sentar no momento da reserva. Assim que todos estiverem instalados e as eventuais bagagens fixas nos locais específicos, basta carregar num botão para assinalar ao veículo que pode arrancar.
Os utilizadores podem aproveitar a conectividade a bordo (Wi-Fi) para manter um acesso direto e permanente à sua vida digital. Podem carregar o seu smartphone por indução. O ecrã de grandes dimensões à frente da porta serve de interface interativa, fornecendo aos passageiros informações sobre o trajeto (tempo antes da chegada, pontos de largada ou de subida previstos, etc.) ou sobre outros serviços da cidade. Por exemplo, aparecem no ecrã informações sobre um local turístico quando o Renault EZ-GO passar perto desse local. Esta tecnologia de conectividade entre o veículo e as infraestruturas (V2X) foi demonstrada pela Renault no fim do ano passado com o protótipo autónomo SYMBIOZ Demo car.
Relativamente ao ecrã da estação de embarque, este fornece informações culturais e turísticas sobre a cidade. Também permite reservar trajetos com vários modos de transporte, bem como bilhetes para os museus situados no destino. As operadoras e os municípios podem propor uma série de conteúdos.
 
Design e elementos técnicos do Renault EZ-GO
EXTERIOR
Design
O design trapezoidal do Renault EZ-GO facilita a sua inserção na cidade. Foi concebido para maximizar o campo de visão dos sensores do sistema autónomo e a redistribuição da luz através do teto panorâmico envidraçado. A sua altura reduzida não impede a vista da cidade para os peões.
Carroçaria aerodinâmica
Sendo parte integrante do design e da estética fluida do veículo, a carroçaria lateral do Renault EZ-GO protege alguns elementos como as rodas e as suspensões. Deste modo, o veículo requer menos manutenção e limpeza.
Vidros
O Renault EZ-GO tem uma grande superfície envidraçada curvada para o exterior nas partes laterais e ao longo do teto. Proporciona aos passageiros uma nova visão do trajeto, totalmente aberta para a cidade.
 
Plataforma elétrica
O Renault EZ-GO assenta numa plataforma específica dedicada à sua motorização elétrica, colocada no eixo traseiro e que permite otimizar a habitabilidade interior. O motor movimenta as rodas traseiras e as baterias estão situadas por baixo do chão.
4CONTROL
O Renault EZ-GO é dotado de um chassis 4CONTROL com quatro rodas diretrizes para mais agilidade e segurança na cidade.
Suspensão ativa
As suspensões ativas permitem elevar o veículo vários centímetros quando circula para facilitar, por exemplo, as passagens nas lombas.
Indicadores de mudança de direção integrados
Os indicadores de mudança de direção tomam a forma da curva da carenagem das rodas. Viram com estas últimas para uma melhor visibilidade pelos outros utentes da estrada.
 
Recarga
O Renault EZ-GO inclui um sistema de carregamento de baterias por indução, para uma ligação automática sem intervenção humana.
Torre de controlo
Todos os sensores necessários para a condução autónoma (radares, lidars, ultrassons, câmaras) estão reunidos na antena amovível, situada no defletor na parte de trás do teto. Esta desdobra-se automaticamente no arranque do veículo.
 
Luz de travagem
O defletor traseiro também serve de suporte para a terceira luz de travagem do Renault EZ-GO, integrada em suspensão na sua aresta, à semelhança da terceira luz de travagem do SYMBIOZ Concept.
Faixas luminosas
As faixas luminosas situadas na dianteira (cor branca) e na traseira (cor vermelha) do Renault EZ-GO servem de indicador, através das suas animações, para as pessoas que vão entrar ou até mesmo para os peões, assinalando, por exemplo, com setas que podem atravessar sem perigo.
 
INTERIOR
Estação
Depois de ligado à respetiva estação, o Renault EZ-GO oferece uma larga plataforma situada na continuidade da rampa, para facilitar o acesso e instalação a bordo.
Interior
A ausência de posto de condução, a longa distância entre eixos e a plataforma elétrica com baterias por baixo do chão permitem maximizar o espaço disponível para os passageiros dentro do habitáculo.
O piso é atravessado por uma linha luminosa de LED guiando os passageiros até à saída.
Ecrã
O ecrã de grandes dimensões colocado à frente da porta serve de interface interativa entre o Renault EZ-GO e os seus passageiros. Apresenta nomeadamente informações sobre o trajeto: tempo antes da chegada, pontos de largada ou de subida previstos, etc.
Carregador
Estão disponíveis carregadores por indução para os smartphones dos passageiros.
Bagagens
As bagagens dos passageiros podem ser fixas em locais específicos.
 
A sucessão do Renault EZ-GO
O Renault EZ-GO representa uma visão futurista, mas o Grupo Renault já está a trabalhar em cenários relacionados com as empresas (B2B) e os consumidores finais (B2C) para novos serviços de mobilidade. Tencionamos lançar serviços comerciais de robôs-veículos autónomos até ao final do plano estratégico Drive The Future 2017-2022, em colaboração com a Aliança. Desenvolveremos robôs-veículos que exploraremos, no âmbito do fornecimento de serviços de mobilidade a pedido.
Para tal, iremos basear-nos no vasto leque de recursos da Aliança para desenvolver as soluções tecnológicas necessárias à implementação e exploração desses serviços numa série de cenários.

Ficha técnica: Renault EZ-GO e respetiva estação em números
Comprimento: 5,20 m
Largura: 2,20 m
Altura com a porta traseira fechada: 1,60 m
Altura com a porta traseira aberta: 1,80 m
Distância entre eixos: 3,80 m
Peso: 1700 quilos (entre os quais 300 de baterias)
Motorização: 1 motor elétrico
Rodas motrizes: TR
Rodas diretrizes: DT/TR
Tecnologia autónoma: nível 4
Número de lugares: 6
Comprimento da estação: 7,50 m
Largura da estação: 3 m
Altura da estação: 1 m
Comprimento da rampa: 6 m
Largura da rampa: 1,4 m
Declive da rampa: 6.°

EZ GO 1