user_mobilelogo
  • Associação de duas empresas líderes nas suas respetivas áreas de intervenção
  • Conceção e produção de motores elétricos em França

O Groupe PSA e a holding Nidec Leroy-Somer do fabricante japonês com o mesmo nome decidiram juntar forças no campo dos motores elétricos através de um acordo de joint-venture assinado hoje, e que localiza em França as fases de conceção e produção dos componentes principais da cadeia de tração elétrica.

A associação entre a Nidec Leroy-Somer e o Groupe PSA apresenta-se como uma mais-valia para ambos os parceiros para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro, permitindo-lhes desenvolver uma gama de motores elétricos na vanguarda da tecnologia, com vista à sua aplicação em veículos eletrificados (veículos semi-híbridos, híbridos recarregáveis e elétricos). Objetivo: responder às necessidades do Groupe PSA, mas também às de outros construtores.

A joint-venture resultante desta parceria será responsável pela P&D, fabrico e comercialização de motores elétricos no mais alto patamar do mercado, principalmente para o Groupe PSA, mas também para outros fabricantes, apoiando-se nos pontos fortes do construtor automóvel PSA e na experiência da Nidec Leroy-Somer no campo de motores e equipamentos elétricos.

Contexto e objeto da operação

No âmbito da transição energética rumo a uma mobilidade sustentável, a eletrificação é essencial tanto para a resolução do problema do aquecimento global, como para o controlo da qualidade do ar, assegurando um conjunto de boas decisões, tendo em conta todas as partes interessadas na abordagem “poço à roda” (“well to wheel“). A eletrificação do automóvel está em plena expansão, esperando-se uma duplicação do número de motores elétricos no mercado automóvel até 2030, atingindo-se 6 biliões de ienes (45.000 milhões de euros). A Nidec também desempenha um papel importante neste processo de desenvolvimento, concebendo produtos com base no seu conhecimento em matéria de excelência de motores.

O grupo japonês está ativamente a desenvolver uma nova plataforma de crescimento, especialmente centrada no automóvel. De acordo com os seus objetivos estratégicos a médio prazo “Visão 2020”, a Nidec visa alcançar em 2020 um volume de negócios entre os 700 e os 1.000 milhões de ienes (5.400 a 7.600 milhões de euros) no setor automóvel.

Resultante da aquisição da Leroy-Somer pela Nidec em fevereiro, de 2017, a Nidec Leroy-Somer é o principal fabricante francês de motores elétricos. É conhecida pelos seus produtos de qualidade, proporcionando aos clientes de todo o setor industrial, a melhor relação qualidade/preço.

O Groupe PSA posiciona-se no 2º lugar do mercado europeu e acelera a sua transição para as tecnologias elétricas (modelos semi-híbridos, híbridos recarregáveis e elétricos). No âmbito do processo de transição energética e em coerência com a ofensiva tecnológica inerente ao plano “Push to Pass”, o Groupe PSA diversifica a sua oferta tecnológica através do desenvolvimento de motores híbridos recarregáveis a gasolina e uma nova geração veículos elétricos.

Informações sobre a joint-venture:

Criação:                      1º trimestre de 2018

Sede:                          Carrières-sous-Poissy, França

P&D:                           Carrières-sous-Poissy, França

Produção:                   Trémery, França

Acionistas:                  Holding Nidec Leroy-Somer (50%) / Groupe PSA (50%)

Investimento:              220 milhões de euros

Como é procedimento habitual, este acordo de joint-venture será objeto de análise pelas autoridades competentes em matéria de concorrência e de uma consulta com representantes dos trabalhadores.

Logo PSA Nidec Timeline