user_mobilelogo

O novo SUV compacto da DS Automobiles, o DS 7 CROSSBACK, acaba de obter 5 estrelas nos testes EURO NCAP. Trata-se de um resultado à altura das ambições deste SUV dotado de inovações tecnológicas inéditas neste segmento. Nesse sentido, para além dos equipamentos de segurança incontornáveis (mais de 10 são de série logo a partir do nível de entrada na gama, incluindo a travagem automática de emergência), o DS 7 CROSSBACK conta com soluções como DS ACTIVE LED VISION, DS NIGHT VISION, DS DRIVER ATTENTION MONITORING, vigilância ativa do ângulo morto, alerta ativo de transposição involuntária da faixa de rodagem e reconhecimento alargado dos sinais de trânsito, etc. Adicionalmente, este primeiro modelo da segunda geração DS marca uma etapa determinante e mostra o caminho em direção à condução automatizada com o sistema DS CONNECTED PILOT.

“Os nossos engenheiros e técnicos injetaram no DS 7 CROSSBACK o melhor do seu ‘savoir-faire’, de forma a garantir uma segurança constantemente disponível e assegurar uma perfeita serenidade de condução”, afirma Eric Apode, Diretor de Produto e de Desenvolvimento da DS Automobiles. “O nosso principal objetivo é e será sempre a segurança: a dos ocupantes do automóvel e a do ambiente exterior. Os nossos novos sistemas de ajuda à condução, muito inovadores e baseados em tecnologias de ponta, tais como o DS CONNECTED PILOT ou o DS NIGHT VISION, marcam uma verdadeira mudança nesta área.”

Segurança e serenidade fazem parte do conjunto de palavras-chave da conceção e do desenvolvimento do DS 7 CROSSBACK. Para esse efeito, o novo SUV DS dispõe dos melhores dispositivos disponíveis no mercado, sendo igualmente inovador graças a sistemas e equipamentos nunca antes vistos no seu segmento.

Saber mais…

Travagem de emergência automática: este equipamento de série permite ao condutor evitar ou limitar uma colisão. Está automaticamente ativo acima dos 5 km/h e, conforme a versão, pode assim permanecer até aos 140 km/h.

DS CONNECT BOX: este serviço de chamadas de emergência de série, com SOS e assistência incluída, coloca o condutor em contacto com um centro de assistência especializado, em caso de avaria ou acidente.

Vigilância ativa do ângulo morto: este equipamento alerta o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ângulo morto do seu automóvel. Aumenta o nível de segurança ao diminuir o risco de acidente em caso de mudança de faixa de rodagem. Um pictograma presente nos retrovisores indica a presença de um veículo nos ângulos mortos, podendo ser aplicada uma correção da trajetória.

DS DRIVER ATTENTION MONITORING: novo nível do Alerta de Atenção do Condutor, este sistema está encarregue da deteção de todas as formas de distração ou de uma eventual sonolência, alertando-o se necessário. Graças a uma câmara situada no topo do para-brisas e de uma outra de infra-vermelhos colocada acima do volante, o sistema analisa constantemente a trajetória do veículo, os olhos do condutor (pestanejar), a sua expressão facial (orientação do olhar) e os movimentos da cabeça. Se é detetada uma anomalia, é apresentado no painel de instrumentos um pictograma “Faça uma pausa”, também produzindo-se, se necessário, um sinal sonoro.

Alerta ativo de transposição involuntária de faixa de rodagem: este sistema deteta a transposição involuntária dos traços brancos da via, contínuos ou tracejados, sem que tenha sido ativado o indicador de mudança de direção, alertando o condutor e corrigindo a trajetória do veículo, rodando progressivamente o volante para o reposicionar na sua via, caso haja uma diferença de posição.

Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito: além dos sinais de limite de velocidade, este equipamento apresenta um certo número de sinais de trânsito no painel de instrumentos. As informações são claras e visíveis em qualquer momento.

Equipamentos inéditos para uma condução serena

O DS 7 CROSSBACK possui ainda um conjunto de novas funcionalidades que vão bem além das exigências do protocolo EURO NCAP. As mais recentes inovações do DS 7 CROSSBACK são exemplificativas do que é a marca DS: uma aliança entre requinte e tecnologia com os DS ACTIVE LED VISION para ver e ser visto, ou o progresso tecnológico com os novos sistemas de ajuda à condução que aumentam a segurança e a serenidade do condutor e dos ocupantes.

DS ACTIVE LED VISION: além do prazer visual proporcionado, o feixe lumioso adapta-se em profundidade e em largura às condições da viagem (ambiente, velocidade do veículo, ângulo do volante) através de 5 modos que se ativam automaticamente: Parking, Town Beam (cidade), Country Beam (estrada), Motorway Beam (autoestrada) e Adverse Weather (chuva). As funções Dynamic Bending Light (faróis direcionais) e High Beam (luzes de máximos) fazem igualmente parte das funções disponíveis. Um verdadeiro acréscimo de segurança.

DS NIGHT VISION: este sistema permite ver o invisível de noite. Dissimulada na grelha, uma câmara de infravermelhos tem a capacidade de detetar peões e animais até 100 metros na frente do veículo. Estes são assinalados num enquadramento a amarelo, que passa depois a vermelho, associado a um sinal sonoro em função da posição do obstáculo detetado (no painel de instrumentos abaixo dos olhos do condutor, para que este possa reagir). É a primeira vez que um equipamento deste tipo está montado num modelo desta categoria, constituindo, também, um enorme benefício em prol da segurança dos peões.

DS CONNECTED PILOT: trata-se de um avanço adicional rumo à condução autónoma. O sistema DS CONNECTED PILOT é composto por um regulador adaptativo de velocidade e distância que modula a velocidade em função da velocidade do veículo à sua frente, posicionando o DS 7 CROSSBACK precisamente na sua via (entre os traços contínuos ou descontínuos), ao gosto do condutor e atuando na direção. Muto útil nos engarrafamentos e em autoestrada, o sistema pode funcionar entre os 0 e os 180 km/h, de acordo com as regras de circulação em vigor.

Detalhes da avaliação Euro NCAP:

  • Proteção de Adultos: 34,951 pontos, equivalente a 91%
    • Colisão frontal contra uma barreira = 7,599 pontos em 8 possíveis
    • Colisão frontal contra um muro = 7,758 pontos em 8
    • Colisão lateral = 8 pontos em 8
    • Colisão contra poste = 6,521 pontos em 8
    • Efeito de chicote (Whiplash) = 2,519 pontos em 3 permitindo testar o AEB em modo “AEB City”
    • AEB City = 2,554 pontos em 3
  • Proteção de Crianças: 43,000 pontos (nenhum segmento vermelho) equivalente a 87%
  • Proteção de Peões: 26,045 pontos em modo passivo e 4,801 pontos (em 6) em modo “AEB Pedestrian”, equivalente a 73%
  • Sistemas de Assistência: 9,224 pontos dos quais 2,5 pontos (em 3), equivalente a 76%

A combinação das 4 categorias acima resulta numa pontuação de 84%, superior ao limite global de 5 estrelas das regras de avaliação de 2017.

CL 17.021.010