user_mobilelogo

• O inovador construtor automóvel Fisker escolheu a Bridgestone como parceiro exclusivo de pneus para o seu Fisker Ocean totalmente elétrico, que iniciará a produção em 2022.
• A Bridgestone está a alargar as fronteiras da inovação com os pneus feitos à medida que fornece à Fisker para o Ocean e que inclui pneus Potenza Sport com tecnologia de baixo peso ENLITEN para um desempenho eficiente e sustentável no Verão e pneus all season Alenza Sport na América do Norte.
• A Fisker, centrada no ambiente, identificou a Bridgestone como um parceiro com um forte foco na sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, desde a I&D e desenvolvimento de produtos, até ao fabrico e retalho.

Unidos na sua visão para um futuro de mobilidade mais sustentável, a Fisker Inc. (NYSE: FSR) ("Fisker"), criadora apaixonada dos veículos elétricos mais sustentáveis do mundo e de soluções avançadas de mobilidade, e a Bridgestone, líder mundial em pneus e borracha que fornece soluções para uma mobilidade segura e sustentável, anunciam uma nova parceria. A Fisker escolheu a Bridgestone como parceiro exclusivo de pneus para o muito aguardado SUV elétrico Fisker Ocean.
Os pneus Bridgestone feitos à medida estarão disponíveis em duas medidas: 255/50 R20 & 255/45 R22.

O Fisker Ocean fará a sua estreia global no Salão Automóvel de Los Angeles 2021, com a produção a começar a 17 de novembro de 2022. O Fisker Ocean apresenta uma extensa utilização de materiais reciclados, incluindo um interior totalmente vegan e um telhado solar fotovoltaico opcional. O Fisker Ocean terá pneus Bridgestone Potenza Sport para veículos vendidos na Europa e em determinados modelos vendidos na América do Norte. Os pneus Potenza Sport feitos à medida proporcionam uma ótima experiência de condução centrada no conforto de condução e estabilidade de manobrabilidade e são também concebidos para baixa resistência ao rolamento, o que conserva a energia da bateria do Fisker Ocean ao assegurar que é necessária menos energia para mover os pneus do veículo.

O pneu feito à medida marca uma das primeiras vezes que o Bridgestone Potenza Sport – o pneu desportivo premium de elevado desempenho da empresa – foi combinado com a sua revolucionária e sustentável Tecnologia ENLITEN. Em média, a tecnologia ENLITEN reduz a resistência ao rolamento de um pneu em até 30 por cento e o seu peso em até 20 por cento.1 Isto equivale a até 2 kg a menos de recursos de matéria-prima necessários para produzir cada pneu – um benefício ambiental do ponto de vista de recursos e gestão do estágio final de vida. O uso da tecnologia ENLITEN é fundamental para garantir que os pneus para o Ocean tenham baixa resistência ao rolamento, enquanto o padrão desportivo do Potenza Sport oferece uma experiência de condução dinâmica e estável.

A Bridgestone também irá fornecer pneus all season Alenza Sport feitos à medida para os Fisker Ocean vendidos na América do Norte. Os pneus Alenza Sport são concebidos com um composto de próxima geração que proporciona melhorias na travagem em seco, na manobrabilidade em piso molhado e na resistência ao rolamento, para ajudar os condutores a desbloquearem todas as capacidades de desempenho do Fisker Ocean.

Os pneus Bridgestone feitos à mediada para o Fisker Ocean irão beneficiar da inovadora tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus Bridgestone, que permite a previsão precisa do desempenho de um pneu sem o produzir e conduzir fisicamente durante a primeira parte do processo de desenvolvimento. Tornando o desenvolvimento de pneus mais sustentável, eficiente, preciso e flexível, o Desenvolvimento Virtual de Pneus reduz o consumo de matéria-prima e as emissões de CO2 em aproximadamente 60% e reduz o tempo de desenvolvimento do produto e a velocidade de colocação no mercado em até 50%. A utilização planeada da tecnologia neste projeto apoia as ambições do Fisker Ocean de ser o veículo mais sustentável do mundo e ajudará a acelerar o tempo de desenvolvimento do projeto.

Quebrar barreiras para o futuro elétrico

Na sua busca pelo pneu certo, a Fisker identificou a Bridgestone como um parceiro forte com a mesma abordagem à sustentabilidade que investe em toda a sua cadeia de valor, desde a I&D e desenvolvimento de produtos, ao fabrico e ao retalho, para diminuir o seu impacto ambiental. Por exemplo, a Bridgestone anunciou recentemente que 100% da eletricidade consumida nas suas instalações europeias, incluindo o seu Centro Europeu de I&D em Itália, onde foram desenvolvidos os pneus para o Fisker Ocean e a sua fábrica de Poznan na Polónia, onde serão produzidos, provém de fontes renováveis; da mesma forma, o Fisker Ocean será fabricado em Graz, Áustria, nas instalações da Magna Steyr neutras em CO2.

Com a Bridgestone, a Fisker tem um parceiro que está a transformar o seu negócio para apoiar a adoção de VE. Ao ser pioneira em pneus premium, tecnologias de pneus e soluções dedicadasa frotas e mobilidade para VE, ao mesmo tempo que estabelece parcerias com os principais fabricantes de VE e desenvolve uma rede de retalho e serviços pronta para VE, a Bridgestone está a investir para tornar a mobilidade elétrica mais eficiente e acessível a todos os condutores. A Fisker tem ambições semelhantes com o Ocean preparado para entrar no mercado dos EUA a um preço inicial recomendado de 37.499 dólares (excluindo subsídios relacionados com VE) e abaixo de 32.000 euros na Alemanha (incluindo impostos e subsídios relacionados com VE).

Os testes do protótipo do Fisker Ocean terão início durante o 4º trimestre de 2021. Os pneus Bridgestone feitos à medida estarão disponíveis em duas medidas: 255/50 R20 e 255/45 R22. O pneu de 22" será afinado para criar um equilíbrio de manobrabilidade mais desportivo, consistente com os elevados requisitos de desempenho das versões de maior potência do Fisker Ocean.

"Na Bridgestone, vemos os VE como uma enorme oportunidade para ajudar a alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e tornar a mobilidade mais sustentável do ponto de vista ambiental", disse Laurent Dartoux, Presidente e CEO da Bridgestone EMIA. "Mas ainda há muitas barreiras a ultrapassar antes que possamos atingir um futuro totalmente elétrico, e a Fisker – tal como a Bridgestone – está a trabalhar para quebrar essas barreiras. Não só tornando os VE mais acessíveis, a Fisker é construída a partir do zero com uma forte agenda de sustentabilidade que apoiamos com todo o nosso coração. É brilhante unir as nossas ambições comuns e trabalhar em conjunto para as alcançar".

"Estamos entusiasmados por trabalhar com a Bridgestone, líder mundial em pneus e mobilidade sustentável, que partilha os nossos valores e concebeu pneus premium que são a combinação perfeita para o Fisker Ocean", disse Henrik Fisker, Presidente e CEO da Fisker. "Temos a ambição de construir o SUV mais sustentável, líder da sua classe na condução, manobrabilidade e alcance, e a Bridgestone desempenhará um papel fundamental na conquista deste objetivo. Esperamos continuar a trabalhar em estreita colaboração, cooperando na engenharia de desempenho e no desenvolvimento técnico dos pneus".

*1 Com base em dados internos da Bridgestone comparando os pneus Bridgestone premium de Verão com e sem tecnologia ENLITEN na mesma medida de pneu (92Y 225/40R18 XL). A Fisker só irá usar as medidas de pneus R20 e R22.