user_mobilelogo
  • O CUPRA Formentor VZ5 apresenta bancos únicos inspirados no mundo das corridas
  • Os condutores da CUPRA Jordi Gené e Matthias Ekström colaboraram no desenvolvimento destes CUP Bucket exclusivos, em parceria com a Sabelt, especializada em bancos de alto desempenho 
  • O CUPRA Formentor VZ5, do qual apenas 7.000 unidades estarão disponíveis, está equipado com outros detalhes exclusivos como um difusor de fibra de carbono e jantes de cobre de 20 polegadas

"O CUPRA Formentor VZ5, com os seus 390 CV, é um automóvel que se tem de sentir quando se conduz". O piloto de desenvolvimento da CUPRA Jordi Gené esteve diretamente envolvido na montagem deste modelo exclusivo, do qual haverá apenas 7.000 unidades. Um veículo nascido na pista de corrida para transmitir cada sensação ao condutor, com atenção a cada detalhe. Até os seus bancos CUP Bucket são inspirados no mundo das corridas. Foi assim que foram desenvolvidos.

- Sensações em fibra de carbono. Inspirados na pista de corridas, os novos bancos CUP Bucket, concebidos exclusivamente para o Formentor VZ5, estão em conformidade com a estética dos veículos de corrida. "O banco é o primeiro contacto do condutor com o automóvel; é responsável por transmitir as sensações da estrada e com estes CUP Buckets as emoções são totalmente transmitidas" afirma Marta Almuni, CTO da CUPRA. As molduras centrais que revestem o encosto e a parte traseira em fibra de carbono são alguns dos detalhes que dão a estes bancos um estilo claramente desportivo.

-Geometria envolvente. Um dos pontos essenciais para alcançar essa experiência de condução imersiva foi alcançar a fixação e retenção ideal. Para o conseguir, os engenheiros do Centro Técnico envolveram os pilotos de automóveis de corrida Jordi Gené e Matthias Ekström. Juntamente com Sabelt, uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de bancos de alto desempenho para automóveis de estrada e veículos de corrida, Gené e Ekström ofereceram aconselhamento sobre o desenvolvimento e calibração dos bancos. "Realizámos diversos test drives em vários ambientes mais ou menos exigentes, a fim de ajustar espumas e retenções", diz Gené. A sua experiência ajudou a transferir as sensações de um banco de corrida para um banco de automóvel de estrada que engloba uma geometria envolvente desde as pernas até aos ombros. "Isto proporciona um bom apoio em curva, o que facilita a concentração na estrada e na condução", diz Almuni.

-Desportividade combinada com conforto. Um banco de automóvel tem um conjunto de atributos que se transformam em emoções ao volante, e "o CUP Bucket cumpre todos eles: design, funcionalidade, tacto e adaptabilidade ao corpo de cada pessoa. Os bancos de corrida são concebidos como uma luva para um único piloto. O desafio que tínhamos era assegurar esta adaptabilidade a uma vasta gama de pilotos" diz a CTO da CUPRA. A fim de assegurar que a entrada e saída do veículo seja o mais fácil possível, e sem comprometer o seu design desportivo, os engenheiros analisaram a geometria das curvas do veículo e testaram-no com condutores de diferentes alturas.

-Máxima adaptação ao corpo. Para reforçar o conforto e a adaptabilidade, os bancos do Formentor VZ5 possuem durezas seletivas diferentes, mais altas nas laterais inferiores e mais macias no encosto e na área superior. "Trabalhando nas propriedades da espuma em cada zona de contacto, conseguimos alcançar a máxima adaptação ao corpo e um comportamento muito dinâmico", segundo Jesús Alonso, engenheiro de desenvolvimento de bancos da CUP Bucket.

-Paixão pelo detalhe. Desportividade e sofisticação andam de mãos dadas com o modelo, complementando o design interior do automóvel. A perfeição dos acabamentos é fundamental para a marca, que atinge seu máximo nos bancos da CUP Bucket: couro Feinnappa em Black Soul e Petrol Blue, materiais respiráveis, superfícies em relevo profundo, costura exposta e micro perfurações, dão um valor acrescentado a estes bancos exclusivos.

Mais exclusividade no CUPRA Formentor VZ5

390 CV

Motor de 2.5 litros TSI

Jantes de 20” em cobre

Travões Akebono em cobre com pinças de 6 pistões

Difusor de fibra de carbono

Quatro saídas de escape com ponteiras em cobre

Edição especial com opção exclusiva de cor Taiga Grey