user_mobilelogo

Trabalhar com todas as partes envolvidas na mobilidade para melhorar a qualidade de vida de todos - essa é a missão que a Mobilize defende e promove durante a VIVA Technology, com serviços, soluções de mobilidade e energia, através de sólidas parcerias.

  • Territórios Inteligentes: Lançamento de um projeto com a ilha Île d’Yeu (França), Qovoltis e Enedis para acompanhar a ilha com o programa de transição energética local.
  • Bateria de segunda vida: Parceria industrial com a start-up alemã de baterias AMPS GmbH para a produção de sistemas de armazenamento de energia móveis, modulares e multifuncionais.
  • Serviços de mobilidade: DUO, BENTO, HIPPO ... os futuros veículos projetados pela Mobilize para serviços de partilha de veículos e entrega de último quilómetro, já têm nomes.
  • Harmonização dos serviços Mobilize: Zity torna-se ‘Zity by Mobilize’, Renault Mobility transforma-se em ‘Mobilize Share’ e as soluções Elexent dão agora pelo nome de ‘Mobilize Power Solutions’

A mobilidade futura deve ser inteligente, mais ‘verde', mais partilhada e mais acessível, por todos e para todos, em qualquer lugar, num mundo mais sustentável.

A Mobilize centra a sua ação para lá do setor automóvel e promove uma transição ecológica por meio de soluções de energia e mobilidade flexíveis, sustentáveis e orientadas para a utilização.

Facilitar o acesso ao Veículo Elétrico (VE), permitir melhor gestão de energia, dar uma segunda vida às baterias e reciclá-las, oferecer múltiplos e acessíveis serviços de mobilidade, projetar veículos para usos específicos, desenvolver plataformas de software de ponta ... aí está toda a cadeia de valor que a Mobilize está a apresentar na VivaTech.

"As questões relacionadas com a mobilidade e transição energética estão no centro das preocupações partilhadas por consumidores, empresas, cidades e territórios. A ambição da Mobilize é contribuir para um mundo mais sustentável, através da sua oferta totalmente integrada e abrangente, a par do fornecimento de serviços de mobilidade, onde se incluem serviços relacionados com energia e dados. Com base em ecossistemas de parceiros que são complementares ao nosso, queremos fornecer soluções concretas para promover a transição ecológica e desenvolver uma mobilidade mais acessível para pessoas e mercadorias, especialmente em ambientes urbanos complexos e congestionados", refere Clotilde Delbos, CEO da Mobilize.

Apoio aos territórios na sua transição energética

Para contribuir para um futuro mais sustentável, a Mobilize fornece soluções e serviços de mobilidade que complementam o tradicional circuito de compra de automóveis, promove uma maior utilização de ativos por meio da economia circular e partilhada e projeta soluções inteligentes de carregamento e armazenamento de energia.

Portanto, a Mobilize centraliza a sua ação em questões concretas, apresentando um conjunto de soluções que podem ser integradas em “ilhas inteligentes” ou noutros “territórios inteligentes”, para ajudá-los a alcançar a neutralidade de carbono.

A Mobilize fez uma parceria com o município da ilha de Île d’Yeu, Enedis e Qovoltis, para apoiar a ilha no início do seu movimento de transição energética. Este projeto assenta numa abordagem colaborativa com o governo local e outros parceiros do projeto, e visa fornecer aconselhamento personalizado e soluções adaptadas, que se enquadram em três temáticas principais:

  • Acelerar as taxas de conversão de VE na ilha;
  • Avaliar as necessidades em termos de infraestrutura de carregamento inovadoras e desenvolver um plano de implantação adaptado;
  • Integrar a mobilidade elétrica na transição energética geral da ilha (otimizar o uso de energia solar nas redes locais de energia por meio de veículos elétricos: V2G, armazenamento estacionário, etc.).

Este ambicioso projeto demonstra a capacidade da Mobilize para ajudar as comunidades locais a alcançar os seus objetivos de neutralidade carbónica, através de uma abordagem colaborativa.

Relembre-se que o Grupo Renault é pioneiro no desenvolvimento de projetos de 'Ilha Inteligente', após o lançamento, em 2018, de uma iniciativa no Porto Santo, reconhecida pela WWF como capaz de apoiar a conquista da neutralidade de carbono, no território, em 10 anos.

Projetar e industrializar soluções inovadoras de armazenamento de energia para estender a vida útil das baterias dos VE

Mesmo depois de perderem a eficácia no automóvel, as baterias do VE ainda têm utilidade. Após a primeira vida no veículo e antes de serem recicladas, podem fornecer energia para várias aplicações.

A Mobilize chegou a um acordo com a “betteries” - uma start-up alemã fortemente envolvida na economia circular - para desenvolver e montar um sistema de energia móvel, modular e multifuncional composto de módulos de bateria de VE.

Facilmente transportável, o sistema incorpora de uma a quatro unidades de “betterPacks” 2,3 kWh. Como tal, pode atingir uma capacidade máxima de 9,2 kWh, que é aproximadamente o consumo médio diário de uma casa. O sistema oferece a vantagem adicional de ser silencioso e livre de emissões, abrindo o caminho para que geradores de energia portáteis se tornem unidades de fornecimento de eletricidade ‘limpas’ e móveis.

O sistema tem múltiplos usos e aplicações quando a conexão com a rede se torna simplesmente impossível, podendo ser utilizado, por exemplo, em escavações profundas de obras, camiões de alimentos, locais de armazenamento de energia solar, locais de filmagens e eventos, ou mesmo em pequenos barcos elétricos...

A produção deste inovador sistema de armazenamento começará em setembro de 2021 na fábrica de economia circular do Grupo Renault, em Flins.

Fornecer serviços de mobilidade partilhados com veículos específicos

A Mobilize apresenta três soluções de mobilidade totalmente elétricas para o transporte de pessoas e mercadorias, com veículos “feitos sob medida” e projetados em função da experiência do utilizador e dos serviços pretendidos.

Projetos inovadores, estratégia de marketing inovadora: os veículos projetados pela Mobilize não estão à venda! Os utilizadores pagarão apenas pelo que usarem, com base no tempo ou quilometragem.

  • Mobilize DUO é o nome dado ao veículo que ficará disponível para mobilidade partilhada.
  • O Mobilize DUO é um veículo de dois lugares, totalmente elétrico, compacto e conectado.
  • Projetado com os serviços de partilha de veículos em mente, o Mobilize DUO é uma solução de mobilidade partilhada, adaptada às necessidades das cidades e operadoras.
  • Construído de acordo com os princípios da economia circular, o Mobilize DUO tem como objetivo incorporar 50% de materiais reciclados na sua produção e ser 95% reciclável após terminar o seu ciclo de vida, graças à fábrica de economia circular do Grupo Renault, em Flins.
  • Mobilize BENTO é o nome dado ao veículo que será proposto para entrega ou transporte de mercadorias de pequeno porte.
  • O projeto do Mobilize BENTO totalmente elétrico é baseado no Mobilize DUO.
  • A sua zona de carga está pensada para o transporte de pequenas mercadorias, com um volume total que pode chegar a 1m³.
  • Com design compacto, o Mobilize BENTO é uma solução de fácil acesso e estacionamento para comerciantes, distribuidores e estafetas que trabalham em ambientes urbanos.
  • Mobilize HIPPO é o nome dado ao veículo modular que será proposto para “entregas de último quilómetro”.
  • Mobilize HIPPO é um veículo leve, totalmente elétrico, projetado para solucionar problemas de mobilidade enfrentados por distribuidores em zonas urbanas, periurbanas e de emissão zero.
  • Com design modular, o Mobilize HIPPO conta com diversos módulos de carga alteráveis, aptos a dar resposta ao leque de necessidades dos utilizadores (transporte refrigerado, entrega de encomendas, etc.) e com capacidade de carga de 200kg e até cerca de 3m³.

Serviços de marca Mobilize 

A Mobilize reúne várias iniciativas e start-ups que atuam em ecossistemas de mobilidade e energia, algumas das quais “navegam” agora sob a bandeira Mobilize:

  • Zity, o serviço de partilha de veículos, sem estações fixas da Mobilize, torna-se ‘Zity by Mobilize’.

- Numa parceria entre o Grupo Renault e a Ferrovial, a ‘Zity by Mobilize’ está disponível em Madrid desde 2017, e em Paris e na região Grande Paris desde 2020.

- A ‘Zity by Mobilize’ representa já 1.250 veículos elétricos (750 em Madrid e 500 em Paris) e mais de 430.000 clientes.

- O lançamento da “Zity by Mobilize” está programado para se estender a outras cidades, ainda durante o ano de 2021.

  • O Renault Mobility, a agência-base e serviço de aluguer autónomo da Mobilize, tornar-se-á a ‘Mobilize Share’.

- A ‘Mobilize Share’ oferece uma ampla gama de veículos Renault para alugar (citadinos, berlinas, familiares, utilitários, etc.), incluindo uma seleção de veículos elétricos para atender às necessidades pessoais e comerciais dos seus utilizadores. Os alugueres variam entre um dia e um mês e, para dar resposta a necessidades pontuais, a Mobilize Share também oferece aluguer 24 horas por dia, 7 dias por semana, para aluguer de veículos em regime self-service.

- A ‘Mobilize Share’ já está bastante presente na Europa, com uma frota de 15.000 veículos (incluindo 4.000 veículos elétricos) e mais de um milhão de clientes.

- Junho de 2021 marcará o lançamento da primeira oferta de partilha de veículos totalmente elétricos da “Mobilize Share”, em Itália, mais exatamente em Bergamo e em quatro municípios vizinhos.

  • As soluções Elexent para carregamento de frota de VE tornam-se a ‘Mobilize Power Solutions’.

- Da consultoria ao projeto, da instalação à operacionalização de estações de carregamento, a ‘Mobilize Power Solutions’ oferece soluções personalizadas e ‘chave-na-mão’ que cobrem todas as necessidades de clientes empresariais.

- A ‘Mobilize Power Solutions’ é um verdadeiro parceiro para os seus clientes e tem como objetivo otimizar o TCO das suas frotas e, ao mesmo tempo, ajudá-los a expandir os seus negócios.

- A ‘Mobilize Power Solutions’ também incorpora estratégias de otimização de energia e energias renováveis ​​nas suas ofertas.

- A ‘Mobilize Power Solutions’ está atualmente operacional em 11 países da Europa.

Confiante nos ecossistemas dos parceiros

Muitos clientes, particulares e profissionais, mas também territórios, procuram agora soluções de mobilidade flexíveis, sustentáveis e ‘limpas’.

A ambição da Mobilize é acompanhar a transformação do setor automóvel e aproveitar os ecossistemas de parceiros complementares. O projeto “Mobilité360” é um exemplo perfeito dessa abordagem, reunindo os principais participantes da mobilidade - BlaBlaCar, Mobilize, o grupo RATP e Uber - em torno de uma visão comum da mobilidade do amanhã. Juntos, esses diferentes líderes da mobilidade pretendem usar complementarmente a sua experiência, numa abordagem coordenada para oferecer soluções de mobilidade mais simples, ‘verdes’, sustentáveis e partilhadas para cidades e cidadãos.

Uma marca, uma missão... servir melhor e o maior número de pessoas possível

Além do setor automóvel, a Mobilize oferece soluções e serviços em mobilidade, energia e dados, e promove um ecossistema de energia sustentável, que responde às expectativas dos consumidores, empresas, operadoras e territórios.