user_mobilelogo

João-Aguiar Branco realizou em 2019 a sua primeira temporada de automobilismo, sem nunca sequer ter participado numa prova oficial de karting, tendo assinado uma evolução notável ao longo do ano.

O jovem portuense de dezoito anos, depois de ter realizado algumas corridas em 2018, teve no ano passado a sua primeira época completa no desporto automóvel e, apesar de diversas contrariedades, progrediu, chegando à última prova da KIA Picanto GT Cup com um ritmo competitivo, que espera transportar para 2020.
 
Esta foi a tua primeira temporada completa no automobilismo, na KIA Picanto GT Cup, e foste muito competitivo. De que modo te preparaste para enfrentares este novo mundo?
João Aguiar-Branco: Acho que, para a preparação, foi essencial a ajuda do Pedro Salvador e de todos aqueles que me rodeiam. Procurei melhorar em todos os aspectos dentro e fora de pista, desde a preparação psicológica à preparação física para os treinos e corridas.
 
Tiveste uma longa e intensa época, em que lutaste consistentemente num pelotão muito competitivo. Que balanço fazes do teu ano?
João Aguiar-Branco: Acredito que posso fazer um balanço positivo, pois passei mais tempo em pista e evolui muito como piloto. Acredito que podia ter tido obtido melhores resultados, mas nesta fase da minha carreira, o mais importante foi deparar-me com diferentes situações e ganhar experiência em pista.
 
Depois uma temporada em que te mostraste competitivo, existem momentos positivos e menos bons. Podes apontar quais foram os aspectos positivos e negativos do ano?
João Aguiar-Branco: Acabei por sofrer algumas infelicidades devido a toques de que fui vítima sem que pudesse fazer nada e que me colocaram em situações desnecessárias, impedindo-me de obter melhores resultados. Aspectos positivos foram a minha evolução psicológica e a minha abordagem geral as corridas, o que me permitiu progredir consistentemente ao longo da temporada e apresentar um ritmo de prova muito competitivo, chegando à última ronda da época mais forte que nunca e que espero manter em 2020.
 
Após a tua primeira temporada completa no automobilismo, quais são os teus planos para o futuro e qual o projecto para 2020?
João Aguiar-Branco: Os planos para 2020 passam por fazer mais uma temporada na KIA Picanto GT Cup e tentar passar mais tempo em pista para continuar a evoluir como piloto. Estamos a preparar 2020 nesse sentido, havendo ainda alguns pontos a definir. Quando todo o meu programa estiver decidido, será integralmente anunciado.
 
O que vais fazer durante a época de defeso e de que forma tencionas manter a forma física e chegar em condições de te apresentares competitivo desde o início da temporada de 2020?
João Aguiar-Branco: Vou continuar a fazer os meus treinos de ginásio e boxe que me permitem manter numa excelente forma física, o que é preponderante para uma época de automobilismo. Vou também realizar trabalho de simulador para tentar manter um bom ritmo neste defeso.

JAB