user_mobilelogo

Mais de 80 pilotos disputaram, este fim de semana, a 38.ª edição da Taça de Portugal de Karting Tranquilidade, no Kartódromo Internacional de Palmela, sob a organização do Kart Clube de Lisboa. Naquela que é considerada a prova-rainha da disciplina os vencedores foram Guilherme Morgado (Iniciação), Tiago Lima (Cadete), Miguel Couteiro (Juvenil), Ivan Domingues (Júnior), Manuel Leão (X30 Sénior), Rodrigo Ferreira (X30 Super Shifter e Sénior), Vasco Lázaro (X30 Super Shifter Master) e Ilídio Fernandes (X30 Super Shifter Gentleman).      

Categoria Iniciação

A Final da categoria Iniciação foi muito disputada, com Guilherme Morgado e Romeu Mello a passarem várias vezes pela primeira posição. Mas, à terceira das cinco voltas da prova, Guilherme Morgado 'saltou' para o comando e aí se manteve até final, vencendo com uma vantagem de 0,136s face a Romeu Mello, que foi novamente o autor da volta mais rápida. Xavier Lázaro, com uma prestação segura, garantiu o terceiro lugar do pódio, na frente de Joana Lima, Francisco Correia e Francisco Iglésias, respetivamente.

 Categoria Cadete

Após a partida da categoria Cadete, Tiago Lima manteve a primeira posição e ao longo da prova foi consolidando a vantagem para vencer de forma confortável e com a volta mais rápida. Santiago Alves, também com uma excelente prestação, garantiu um positivo segundo lugar, enquanto Maria Germano Neto, que largou da 7.ª posição, completou o pódio. Rodrigo Seabra foi infeliz no arranque, vendo-se envolvido num incidente com Maria Germano Neto, pelo que caiu para a 5.ª posição. Contudo, o piloto da Maia não baixou os braços e conseguiu garantir um positivo quarto lugar. Tomás Gomes, também com uma boa prestação, fechou o top-5.

Categoria Juvenil

Na categoria Juvenil, após a partida, Adrián Malheiro liderou a primeira volta, sendo na seguinte superado por Miguel Couteiro. Numa corrida intensa, Miguel Couteiro foi imperial na sua prestação, vencendo Taça de Portugal de Karting Tranquilidade, com a volta mais rápida. Diogo Castro foi o segundo classificado e Manuel dos Santos completou o pódio. Já Rodrigo Ferreira e Henrique Oliveira fecharam, o top-5, respectivamente.

Categoria Júnior

Na categoria Júnior, Rodrigo Testa largou da pole-position e era líder à primeira volta, seguido de Ivan Domingues. Na sexta volta vive-se o momento determinante na prova, quando Ivan Domingues supera Rodrigo Testa e assume a primeira posição. O ritmo do piloto de Leiria permitiu-lhe conquistar a sua segunda Taça de Portugal de Karting consecutiva na categoria Júnior. Rodrigo Testa foi um meritório segundo classificado.

Santiago Ribeiro arrancou da 8.ª posição viu a sua prestação ser premiada com o 3º lugar, enquanto José Barros (Kosmic) foi 4º classificado e Tomás Ribeiro (Tonykart) fechou o top-5.

Categoria X30 Sénior

Na Final da categoria X30 Sénior, após o arranque, Manuel Leão foi surpreendido pelo regressado Guilherme Gusmão. No entanto, à segunda volta, Manuel Leão recuperou o comando, desta vez para daí não mais sair e festejar a sua primeira Taça de Portugal de Karting.

Guilherme Gusmão terminou logo a seguir e foi um meritório segundo classificado e Tomás Caixeirinho concluiu a prova na terceira posição. Excelente também foi a prestação de Mariana Machado ao garantir o quarto lugar, enquanto o espanhol Alvaro Garcia encerou o top-5.

Categoria X30 Super Shifter

Na Final da categoria X30 Super Shifter, Rodrigo Ferreira manteve a primeira posição após o semáforo verde. O piloto do Porto foi, volta a volta, consolidando a sua vantagem, para vencer de forma confortável. Yohan Sousa garantiu o segundo lugar e Ricardo Borges assegurou o derradeiro lugar do pódio.

Joel Magalhães cruzou a meta na quarta posição, mas viria a ser penalizado por falsa partida e caiu para o 10.º lugar. Vasco Lázaro foi assim o quarto classificado e conquistou a Taça de Portugal na categoria Master, enquanto Ilídio Fernandes fez a festa da Taça na categoria Gentleman.

taca