user_mobilelogo

As GT4 South European Series tem vindo a suscitar interesse em toda a Europa do Sul. Face ao profundo desejo de estruturas com carros GT4 que perderam homologação em tomar parte na sua temporada de estreia, a organização decidiu abrir uma nova categoria para eles – a GTC.

A série criada pela Race Ready com o apoio do SRO Motorsport Group gerou uma forte onda de interesse em Portugal, Espanha e países limítrofes, como prova a Autorlando Sport, que inscreveu dois Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport para a época de 2019.
 
Contudo, as GT4 South European Series, face à sua forte repercussão mediática, especialmente devido às transmissões televisivas, tem-se mostrado apelativa, também, para equipas com carros de acordo com o regulamento GT4 que perderam homologação nos últimos anos, como são o caso do Aston Martin Vantage GT4 (modelo até 2018), BMW M3 GT4, KTM X-Bow MY2008, Porsche 997 GT4 ou Ginetta G50 GT4.
 
Face a este interesse, a Race Ready, com o beneplácito do SRO Motorsport Group, criou uma nova classe, a GTC, para estas máquinas, que terá exactamente o mesmo calendário das restantes classes – iniciando-se em Nogaro, entre os dias 20 e 22 de Abril, permanecendo Vila Real como prova extra.
 
O regulamento desportivo da GTC, que será alvo de um aditamento da FPAK, será semelhante ao dos carros mais recentes, mas as duplas de pilotos terão de ser compostas por dois pilotos Bronze ou um piloto Bronze e outro Prata, recebendo o carro lastro no valor de 1,5% do seu peso homologado, neste caso. A nova classe terá direito ao seu próprio pódio tal como as restantes – a Pro-Am e Am.
 
Para Diogo Ferrão esta é uma solução inclusiva que visa dar a oportunidade a pilotos e equipas que não têm uma das máquinas de GT4 mais recentes de tomar parte na nova competição. “O interesse nas GT4 South European Series tem sido imenso e estamos confiantes de que teremos boas grelhas de partida, tanto em número como em qualidade. Contudo, recebemos muitos contactos de equipas e pilotos com carros já sem homologação e considerámos que seria injusto estes não terem uma competição organizada profissionalmente para participar. Isso levou-nos à criação da classe GTC, que cremos vir a ser também um sucesso, uma vez que cinco equipas, que representam um universo de seis carros, já revelaram o desejo de participar na classe”, apontou o responsável máximo pela empresa que promove e organiza as GT4 South European Series
 
A época de arranque da competição promovida pela Race Ready começa em Nogaro, com a Coupe de Pâques, entre os dias 20 e 22 de Abril, visitando ainda os circuitos de Jarama, Barcelona, Algarve e Estoril. Em Vila Real será disputada uma prova extra.

gt4
 
As corridas das GT4 South European Series serão transmitidas televisivamente em Portugal e Espanha e serão disponibilizadas através do canal de Youtube da competição para o resto do mundo.

Foto: © SRO Motorsports Group / Dirk Bogaerts