user_mobilelogo

O Conselho Mundial da FIA, que teve lugar em São Petersburgo, na Rússia, deu a conhecer em definitivo os calendários das competições internacionais sob a égide da FIA, bem como várias alterações e novidades.

Entre elas, a confirmação da divisão da antiga Taça do Mundo de Ralis de Todo Terreno em duas competições distintas, uma dedicada a provas mais extensas, tipo maratona, e outra dedicada a competições mais curtas. Tudo com o objetivo de atrair mais pilotos para a modalidade, principalmente pilotos menos experientes que deixarão de ter a necessidade de alinhar em competições de navegação pura pelo meio do deserto para poderem almejar um título.

Com esta alteração a Baja Portalegre 500 passa a apresentar-se como a ronda de encerramento daquela que acaba por ser a competição mais relevante da FIA no que toca ao TT, a Taça do Mundo FIA de Todo Terreno – Bajas.

Composto por um total de oito jornadas, o calendário competitivo terá início em fevereiro, com a Baja Rússia – Floresta do Norte. Segue-se uma incursão no mês seguinte pelos Emiratos Árabes Unidos e, em setembro, antes da prova do ACP, a visita à Jordânia. As restantes seis provas são todas disputadas no Velho Continente, com a Baja Portalegre 500 a encerrar as hostilidades no fim-de-semana de 24 a 26 de outubro.

Já as maratonas do deserto passam a integrar a Taça do Mundo FIA de Todo Terreno – Ralis, que será composto por cinco provas com uma duração mínima de quatro dias. A competição tem início em fevereiro, no Qatar, com o final em Marrocos, em outubro.

safe image

Taça do Mundo FIA de Todo Terreno – Bajas 2019
14 / 17 fevereiro Baja Rússia – Floresta do Norte Rússia
7 / 9 março Baja Dubai EAU
20 / 23 junho Baja Itália Itália
25 / 28 julho Baja Espanha Aragão Espanha
8 / 11 agosto Baja Hungria Hungria
29 agosto / 1 setembro Baja Jordânia Jordânia
24 / 26 outubro Baja Portalegre 500 Portugal
Taça do Mundo FIA de Todo Terreno – Ralis 2019
21 / 26 fevereiro Manateq Qatar Cross Country Rally Qatar
30 março /4 abril Abu Dhabi Desert Challenge EAU
5 / 11 maio Turkmen Desert Race Turquemenistão
26 maio / 1 junho Rally Kazaquistão Kazaquistão
4 / 8 outubro Rally de Marrocos Marrocos