user_mobilelogo

A Jornada Algarvia foi como habitualmente bem animada para o Team Mancha.

Começamos pelos treinos facultativos na quinta-feira que são também uma oportunidade de estar em pista com carros de outras categorias internacionais. Desta vez calhou-nos rolar com um Ferrari 250 GTO cujo valor de vários milhões felizmente só soube posteriormente. Mas apareceram também vários Jaguar E em condições verdadeiramente “mint” que contudo evoluíram em pista como verdadeiros carros de corrida aliás muito bem pilotados por gente de renome. Uma série de Austin Healey também animaram esse treino e a corrida no dia seguinte.

Na sexta-feira fomos para os treinos crono e logo á saída do gancho da Torre VIP ficamos sem transmissão. Já se tornou uma tradição este tipo de avarias madrugadoras no Algarve. Como temos muito material e estamos numa grande equipa as peças danificadas foram substituídas e o carro ficou a 100% para a primeira corrida. Tivemos foi que sair do último lugar porque não tínhamos feito nenhuma volta cronometrada.

Com mais de 50 carros sair de último ia ser difícil mas estávamos preparados. Este ano a partida era dada de uma forma mais leal. Uma vez a aberto o semáforo verde toda a gente podia ultrapassar independentemente do lugar em que estivesse e as partidas das corridas em que participamos foram muito bem dadas. Mas nesta largada apanhamos um Porsche em dificuldades que se ia atrasando em plena reta criando um fosse para os seguidores e me obrigou mesmo que travar forte para não ultrapassar ninguém com o semáforo ainda vermelho. Há sempre algo de inédito possível e quando o semáforo passou a verde dei comigo ainda a travar em vez de acelerar….

Não tirei pois nenhuma vantagem da potência do Lotus na partida e a recuperação foi gradual para evitar contactos com os carros mais lentos já que estas corridas de Gentleman Drivers impõem um grande respeito por todos os participantes, mas lá fui subindo lugares até ao momento de ceder o volante ao meu parceiro que tinha á sua frente os carros mais competitivos da nossa classe para ultrapassar. Fê-lo com sucesso e assim vencemos os H71 na Corrida 1.

Na corrida 2 já saímos no 1º lugar dos H71 e 8º na grelha, não há prémios á geral por isso estávamos á vontade. Na curva 5 aparece-me á frente um GT 40 que parecia ser ultrapassável, hesitei lembrando-me que há 50 anos tinha era sido ultrapassado várias vezes por um mas acabei mesmo por tentar a manobra mais adiante numa curva que achei segura, a pista estava húmida naquele ponto e fiz um pião coisa pouco comum nas nossas participações. Caí mais de 30 lugares e esta corrida tornou-se em mais uma recuperação épica até repormos na liderança dos H71 que ganhamos.

No fim da corrida o carro estava tão bom que foi á box mudar de pneus históricos para slick, uns Michelin usados que ainda dariam para uma dúzia de voltas e seguiu para a Corrida 2 do Campeonato Nacional.

Parti do último lugar como é natural pois não tinha feito a Corrida 1 e sem outra ambição que não fosse rodar na minha pista favorita lá fui tranquilamente subindo lugares e disfrutando dos despiques que se iam desenrolando á minha frente tentando não intervir nas suas lutas.

A um dado momento o motor cortou no fim da recta, meti ponto morto e preparei-me para encostar o carro. Achei natural depois de tudo o que lhe tinha exigido no entanto repentinamente ele voltou á vida e eu lá voltei á luta terminando em 5º lugar atrás de dois Escort e dois Lotus, quatro carros que tinham saído na frente e estavam imparáveis. Por falta de comparência por avarias ou outras razões o certo é que acabamos a corrida no 2º lugar do Gr5 com o carro em perfeitas condições e ganhamos mais um pódio e o bonito volante-troféu de 2018 que ainda não tinha e muito desejava.

Subimos pois ao pódio em todas as corridas que participamos, tivemos sempre muita acção em pista e ostentar o #50 durante todo o fim-de-semana foi uma forma de celebrar os 50 anos desde as minhas primeiras provas oficiais em 1968 ao volante de um MGB e recordar esses tempos de iniciação.

O vídeo da corrida 2 e imagens alusivas á data podem ser vistas aqui: https://youtu.be/7hOWtKlH0ic

.IMG 7811