user_mobilelogo
  • Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos
  • Maior salão nacional relacionado com veículos clássicos e antigos, reúne mais de 160 expositores de vários países, na FIL
  • 70 anos da Porsche, em destaque com exposição, 70 anos do Land Rover, celebrados com concentração e 70 anos do Citroën 2CV
  • APM, o automóvel português esquecido, será um dos destaques do evento
  • Leilão de Automobilia, Passeios de Clássicos, Concentrações de Clubes e Mercado de Clássicos completam a programação do Motorclássico
  • Em 2017, o Salão recebeu mais de 40 mil visitantes

O Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, regressa à FIL – Feira Internacional de Lisboa, nos dias 6, 7 e 8 de Abril. O maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel reúne mais de 160 expositores de vários países.
Para esta edição, a organização do Salão Motorclássico preparou um programa variado e estimulante, que conta com a participação de várias entidades comerciais e institucionais e se dirige, não só a aficionados do mundo dos clássicos, mas também ao público em geral.
A programação da 14ª edição do Motorclássico inclui uma exposição temática dedicada ao 70º aniversário da Porsche, a revelação do APM, um automóvel português com 80 anos esquecido do público, o tradicional leilão de automobilia, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras actividades que celebram o universo motorizado clássico. Em 2017, o Salão Motorclássico recebeu mais de 40 mil visitantes.
Exposição temática "Porsche: 70 anos de evolução"
Um dos destaques principais do Salão Motorclássico será a exposição “Porsche: 70 anos de evolução”, dedicada à marca da cidade de Estugarda, uma das mais emblemáticas de sempre na indústria automóvel.
A exposição irá apresentar uma viagem pela história da marca, mostrando modelos das várias décadas, desde o seu início até à actualidade, incluindo várias versões do icónico modelo 911.
APM, o automóvel português esquecido
Outro dos destaques será a revelação do APM, um automóvel português de 1937 que nasceu numa pequena oficina no Porto, pelas mãos de Libório Machado e que o baptizou com o nome do seu sócio, António Pereira Machado.
A sua única aparição ao grande público foi no rali “A Mundial”, em 1945, tendo, depois disso, sido deixado ao abandono durante décadas, até chegar a um avançado estado de degradação. Anos mais tarde, o APM foi redescoberto por Luís António Simões, que o restaurou minuciosamente, trazendo-o até à sua condição original e na qual pode agora ser visto pelo público no Salão Motorclássico.
70 anos da Land Rover e do Citroën 2CV
O 70º aniversário da mítica Land Rover e do icónico Citroën 2CV também vão ser alvo de destaque no Salão Motorclássico de 2018. Para assinalar esta data, o Clube Land Rover de Portugal vai levar a cabo o passeio “Land Rover 70 Anos”, passeio este que chegará no Sábado, às 16h, ao Salão Motorclássico, terminando com os jipes em exposição na parte exterior do pavilhão.
O Citroën 2CV, um dos maiores clássicos populares de sempre, completa, também, 70 anos e estará em destaque com diversas versões do modelo, no Salão Motorclássico, incluindo um exemplar que conta com apenas 4 km feitos, desde que saiu da linha de montagem da fábrica de Mangualde.
Passeios e Leilão de Automobilia
Para além destas novidades, não vão faltar os habituais passeios, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico” e para a estreia do passeio “We Ride Lisbon to Motorclássico”, entre outros.
No Sábado, dia 7 de Abril, a partir das 17h00, decorre o Leilão de Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia histórica e de colecção. Realizado em parceria com a leiloeira Leilosoc, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão estará disponível em www.leilao-motorclassico.com nas semanas antes do evento.
Lançamento de livros e entrevistas transmitidas em directo Online
O Salão Motorclássico vai ser, também, o palco do lançamento do livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais” de Pedro Manuel Monteiro, no Sábado, às 15h.
Durante todo o salão serão realizadas, pela primeira vez, as Motor Talks, entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, transmitidas em directo online, pelo Jornal dos Clássicos.
O crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições, demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal. O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Para obter mais informações sobre o Salão Motorclássico aceda ao site oficial do evento em www.motorclassico.com.
(Créditos: Bernardo Lúcio)

mc2