user_mobilelogo
  • Maior exposição de monolugares a realizar em Portugal
  • Fórmula 3 ex-Michael Schumacher em destaque no Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão

“Monolugares em Portugal – Passado e Presente” é o nome da mais recente exposição que estará patente ao público, de 10 de Fevereiro a 14 de Março, no Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão.

A mostra reunirá alguns dos fórmulas que ajudaram a escrever capítulos da história do automobilismo em território nacional, incluindo o Reynard 903 – Volkswagen, gentilmente cedido pela Fundação Casa de Macau, que Michael Schumacher conduziu à vitória no Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 de 1990.

Cerca de duas dezenas de monolugares vão estar expostos, destacando-se vários Fórmula Ford, alguns deles ainda em actividade, Fórmula V e Fórmula BMW.


Entre as viaturas em exibição estarão o Mygale FB1-BMW que o ex-campeão DTM Martin Tomczyk levou ao triunfo da primeira edição na Formula Baviera Júnior Cup, em 1999, o Mygale 2000 Ford com que Pedro Salvador se sagrou campeão da Fórmula Novis by Ford ou o monolugar de construção nacional APIS que nos dias de hoje compete na classe Super Tuga da Fórmula Ford Portugal.

Poderão ser também ser vistos monolugares de gerações anteriores, como o Lotus 61 M ex-Robert Giannone ou o Olympic que foi campeão de Fórmula V em Portugal pelas mãos de Manuel Nogueira Pinto.

Na tarde do dia da inauguração, o Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão irá organizar uma tertúlia com algumas figuras ilustres da cena automobilística nacional que irão partilhar as suas experiências com todos aqueles que desejem deslocar-se a este espaço a partir das 15h00.

“É com enorme orgulho que vamos reunir aqui, em Vila Nova de Famalicão, um espólio tão vasto de monolugares de competição. Em nome do Museu, gostaria de agradecer à Fundação Casa de Macau, pela cedência de um carro que faz parte dos livros de história do automobilismo mundial, assim como a todos os proprietários privados, cuja preciosa colaboração foi indispensável para tornar esta exposição possível”, disse o director do Museu, Amadeu Melo e Silva.


Num espaço de 3 mil metros quadrados, em Ribeirão, o Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão, que em 2017 passou a integrar a Associação Internacional de Museus de Transportes e Comunicações, guarda um valioso espólio de mais de uma centena, retratando a evolução do design e da técnica do automóvel ao longo do século XX. O alcance da instituição não se esgota nas colecções expostas, estendendo-se às áreas da formação e educação através da Escola de Restauro Automóvel e da Escola de Educação Rodoviária.

Horário:

3ª Feira a Sábado

10h às 12h30 e das 14h30 às 17h30

Monolugares Web