user_mobilelogo

O Rally Serras de Fafe vai ser disputado em 17 e 18 de Fevereiro. Volta a abrir o Campeonato de Portugal de Ralis e pontua igualmente para Troféu Europeu de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis, Taça FPAK de Ralis e Campeonato Ralis Norte.

Vai ser constituído por 11 provas especiais de classificação, duas delas no centro de Fafe, no Sábado à noite e tem partida e chegada em Fafe, que há 31 anos acolhe esta prova.

O Rally Serras de Fafe, primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2018, foi no fim desta manhã (Segunda-feira, 29 de Janeiro), apresentado no Arquivo Municipal de Fafe.

Este ano opta por um figurino mais concentrado, mas nem por isso menos espectacular, que vai permitir ao DEMOPORTO, clube que organiza a prova, ir de encontro aos pedidos que os pilotos têm vindo a fazer.

Menos quilómetros de ligação, uma prova mais curta, mas o espectáculo de sempre são as sílabas tónicas para a edição que vai para estrada já no dia 17 de Fevereiro.

Programa

O Rally Serras de Fafe vai ter o centro nevrálgico na Praça das Comunidades (Largo da Feira), local onde vão ser dadas as partidas e onde se realizam as assistências. A cerimónia de chegada vai ter lugar na Pr. 25 de Abril/Av. 5 de Outubro, no Domingo, dia 18 de Fevereiro.

A partida está marcada para Sábado às 15.00 horas sendo posteriormente realizadas as passagens duplas por Lameirinha e Luílhas. Ao princípio da noite, às 21.30 horas arranca a primeira passagem pela super-especial, Fafe Street Stage, por onde os concorrentes vão passar duas vezes, num traçado com 1.680 metros.

Domingo a partida está marcada para as 8.15 horas sendo disputadas duas passagens por Montim, Ruivães/Confurco e Gontim. A chegada está prevista para as 13.00 na Praça 25 Abril.

Em 2017, ano do 30º aniversário da prova, o Rally Serras de Fafe desceu ao centro da cidade. Foi estreada a Fafe Street Stage, no centro de Fafe no Sábado ao fim da tarde e pautou-se por um grande sucesso em termos de público, pelo que esta prova se vai repetir na próxima edição, sendo de prever uma grande afluência de público, pelo que a organização apela a todos, para que cheguem cedo e se coloquem atempadamente nos locais.

As inscrições estão ainda abertas, mas é de prever que novamente o Rally Serras de Fafe tenha uma lista de inscritos de luxo. Neste momento é já possível confirmar as presenças dos principais pilotos do Campeonato Portugal de Ralis, assim como contamos também que os pilotos estrangeiros, nomeadamente espanhóis.

No total vão ser disputados 299,94 Km´s de prova, sendo 122,30 Km´s distribuídos pelas 11 Provas especiais de Classificação.

Reconhecimentos

A realização de reconhecimentos com as classificativas encerradas iniciou-se em Fafe há já 30 anos e rapidamente se transformou num exemplo a seguir por tantas organizações por esse mundo fora.

Este ano não vai ser excepção e para tal os troços vão estar encerrados no dia 10 de Fevereiro para os participantes nacionais da Taça Fpak Ralis e Campeonato Ralis Norte e Campeonato de Portugal de Ralis e no dia 15 de Fevereiro para os participantes internacionais, ou do Campeonato de Portugal de Ralis, que não tenham feito os reconhecimentos, no fim-de-semana anterior.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe - Dr. Raúl Cunha

"Podemos afirmar que a história dos ralis nacional e mundial, passa por Fafe. O nosso concelho é por muitos apelidado como a catedral dos ralis e, ao longo de vários anos, temos feito jus a este que é, na verdade, um enorme elogio. São milhares as pessoas que nos visitam todos os anos para assistir quer ao Serras de Fafe, quer ao WRC Vodafone Rally de Portugal, o que nos deixa muito orgulhosos."

"Estou certo que esta mobilização em torno dos rallis em Fafe esteja relacionada com a paixão dos entusiastas, com a qualidade dos troços de Fafe, a simpatia das nossas gentes e a paisagem da região que conquistaram o agrado de todos."

"As equipas nacionais e internacionais passaram a fazer de Fafe paragem obrigatória e são inúmeras as equipas de fábrica que cá ficam por vários dias e levam a imagem de Fafe além fronteiras, sendo um contributo inestimável para a economia da região."

"Sabemos que as condições dos troços são as melhores do mundo, só temos de as manter. Depois existe a questão da mobilização de meios para obtermos as melhores condições de segurança e desportivas. O Rali Serras de Fafe é disso bom exemplo."

"O ano passado comemorámos os 30 anos do Rally Serras de Fafe. Foi, uma vez mais, um marco importante para a nossa terra. Para além das provas realizadas nas serras, também se disputaram no centro da cidade, acolhendo o agrado e entusiasmo de todos os presentes e aficionados do desporto automóvel. Foi um momento bonito que este ano queremos repetir."

"O Município continuará a acarinhar o desporto automóvel e é um prazer termos Ralis em Fafe. São um dos nossos ex-libris e faz todo o sentido que continuemos a trazer esta paixão à nossa terra."

O Presidente da FPAK – Ni Amorim

"Realiza-se em Fafe a primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, integrada também no European Rally Trophy (prova Fia) e naturalmente que a expectativa é grande quer em termos de competitividade quer ao nível do número de inscritos. Vamos dar início a partir de hoje a uma campanha comunicação no sentido de informar os adeptos e público em geral da ocorrência desta prova e esperamos que vejam o Rali em segurança obedecendo para tal às forças de segurança que estão no terreno”

O Presidente do DEMOPORTO - Carlos Cruz

“Em 2017 comemoramos 30 anos de Rali. Nessa altura encontrei um executivo aberto e interessado, que muito facilmente entendeu as potencialidades que este desporto representa, para um concelho que se quer comunicar e diferenciar em termos de promoção desportiva."

“Graças a esta visão, pudemos inovar e graças ao empenho da Câmara Municipal de Fafe, que entendeu que os ralis poderiam der encarados como uma marca do concelho, que as classificativas são um activo ímpar que o município explora e daí retira os devidos dividendos, foi possível realizar coisas como os reconhecimentos em condições de segurança elevadas, graças ao encerramento dos troços, exemplo que mais tarde foi seguido por muitas outras organizações nacionais e internacionais e, por exemplo, à mais recente Fafe Power Stage, que trouxe os ralis e largos milhares de espectadores, ao centro de Fafe.”

“Este ano, mais uma vez, temos reunidas as condições para a realização de uma prova de referência a nível internacional e tal só acontece porque aqui encontramos condições ímpares para a realização do rali. Aos munícipes de Fafe, na pessoa do seu presidente, Dr. Raúl Cunha, o meu muito obrigado, em nome do DEMOPORTO e de todos quantos fazemos deste desporto paixão, o nosso muito obrigado.”

1 Cartaz Rallye Serras de Fafe 300x400