user_mobilelogo
  • A DS Automobiles, primeiro construtor do segmento ‘premium’ a ingressar na Fórmula E em 2015, estende o seu compromisso com o Campeonato do Mundo FIA até 2026*.
  • Graças, também, aos duplos títulos de Equipa e Pilotos alcançados nas temporadas de 2018/2019 e 2019/2020, a DS Automobiles é recordista na categoria. O construtor francês irá desenvolver uma nova geração (“Gen3”) de monolugares para as temporadas de 2022 a 2026.
  • A Fórmula E insere-se perfeitamente na estratégia de eletrificação da DS Automobiles, construtor multienergias que registou os mais baixos níveis de emissões médias de CO2 na Europa em 2020. 

Depois de ter brilhado com as duas primeiras gerações dos seus monolugares de Fórmula E, a DS Automobiles vai desenvolver uma nova viatura de competição, renovando, assim, o seu comprometimento com esta fórmula 100% elétrica. A DS Automobiles é o único construtor a ter ganho pelo menos um E-Prix em todas as temporadas desde que o Campeonato foi criado. Com Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa e a DS TECHEETAH, a DS Automobiles conquistou todos os títulos de Pilotos e de Equipas das duas últimas épocas, tendo para si o recorde em número de vitórias e de ‘pole-positions’ desde a introdução dos monolugares “Gen2”.

A partir da temporada de 2022/2023, o novo monolugar de terceira geração (“Gen3”) será mais leve, mas também mais potente, graças a evoluções significativas que permitir um aumento da potência em 40%, até aos 350 kW na configuração de Qualificação e aos 300 kW na de Corrida. Aplicado em ambos os eixos, o sistema de recuperação de energia atingirá um máximo de 600 kW, em comparação com os atuais 250 kW. Em linha com a sua filosofia, a Fórmula E permitirá que cada construtor desenvolva a sua própria unidade de potência e o inerente ‘software’.

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance:

« Na DS Automobiles, há uma estreita ligação entre os desenvolvimentos na Fórmula E e a eletrificação. Aprendemos muito com o desenvolvimento da primeira geração da Fórmula E e o sucesso tem surgido no final desse percurso, pois conquistamos todos os títulos desde a introdução da ‘Gen2’. Com o novo carro, a Fórmula E irá subir mais um degrau da escada em termos de performance, ao mesmo tempo que devemos observar a possibilidade de instituir as recargas super-rápidas."

Béatrice Foucher, Diretora Geral da DS Automobiles:

« A eletrificação está no centro da estratégia global da DS Automobiles. Fomos o primeiro construtor ‘premium’ a ingressar na Fórmula E e a nossa marca retirou benefícios significativos do trabalho e dos sucessos alcançados pela DS Performance, tanto em termos de desenvolvimento quanto no domínio da conscientização da Marca. Se hoje a DS Automobiles é a construtora multienergia com o menor volume de emissões médias de CO2 na Europa, também é graças à experiência adquirida na Fórmula E. Estender o nosso compromisso até 2026 irá oferecer-nos novas oportunidades para continuar esse nosso trabalho de desenvolvimento! »

Jamie Reigle, Chief Executive Officer da Fórmula E:

« A DS Automobiles foi um dos primeiros construtores a ingressar na Fórmula E quando as equipas começaram a desenvolver as unidades de potência dos seus carros de competição e é inspirador ver a ampla frota de veículos elétricos que chegaram às ruas desde então. Estou muito satisfeito pelo facto de que a Fórmula E poderá contar com a única equipa que assegurou dois títulos de Campeã consecutivos esteja a assegurar um lugar na grelha de partida para a Temporada 9, reafirmando a posição da Fórmula E como uma plataforma tecnológica de provas no terreno e de ‘marketing’ para os principais construtores automóveis do mundo. Estamos ansiosos por abrir novos caminhos durante a próxima fase do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E com a DS Automobiles.»

À data, a DS Automobiles disponibiliza uma gama de propostas composta por quarto modelos, todos eletrificados: DS 3 CROSSBACK E-TENSE (100% elétrico) e DS 4 E-TENSE 225, DS 7 CROSSBACK E-TENSE 225, DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4x4 300, DS 9 E-TENSE 225 e DS 9 E-TENSE 4x4 360 (híbridos ‘plug-in’).

A DS Automobiles e a sua parceira TECHEETAH encontram-se, presentemente, a preparar-se para a jornada inaugural da Temporada 7 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, que se realizará em Diriyah (Arábia Saudita) nos dias a 26 e 27 de fevereiro. Ali terão lugar aquelas que serão as primeiras duas corridas noturnas da história da Fórmula E.

Ao volante dos dois monolugares DS E-TENSE FE20 irão estar António Félix da Costa, o atual Campeão em título, e Jean-Eric Vergne, o único duplo Campeão da Fórmula E.

 * Candidatura da DS Automobiles pendente de validação por parte da FIA.